De vez em quando aparece na mídia uma triste notícia de marcas de moda usando trabalho escravo no seu processo de produção. Sai no jornal, a gente pensa “nossa isso ainda existe hoje em dia”. Fica aquele bichinho da consciência correndo nosso pensamento “se a gente compra, está contribuindo pra isso”.
Pelo menos eu fico assim. Conheço gente que não dá absolutamente a mínima e, se você é desse time, pode parar a leitura aqui.
Mas se você pensa que é importante conhecer os processos de produção para que possa deixar de consumir coisas que violam as suas regras morais, esse aplicativo é bem útil pra você!
O Moda Livre é um aplicativo que avalia as maiores varejistas do mercado de moda no Brasil e também empresas que não estão entre as grandes, mas que já foram autuadas por infrações relacionadas ao trabalho escravo.
O app é mantido pela ONG Repórter Brasil, uma organização que é referência na luta contra o combate ao trabalho escravo e na defesa de direitos sociais e ambientais.
Para realizar as avaliações, o pessoal da Repórter Brasil usa as informações de denúncias ao Ministério do Trabalho e Emprego e também faz questionamentos às empresas envolvidas.
Analisando os dados e as respostas das marcas, o serviço as classifica em três tipos diferentes de relação com o trabalho escravo: “verde” para quem não tem ligação e faz fiscalizações eficientes; “amarelo” para as empresas que precisam aprimorar seus mecanismos e “vermelho” para aquelas que não fiscalizam seus processos e têm históricos desfavoráveis.
Muitas empresas punidas por usar trabalho escravo alegam que não sabiam o que se passava. Elas terceirizam parte da produção e não fiscalizam o sistema de trabalho dessas oficinas terceirizadas. Isso é tão criminoso quanto ter trabalho escravo dentro de sua própria fábrica. A partir do momento em que você terceiriza parte do processo, é responsabilidade sua saber como ele se dá!!
Além da avaliações, o Moda Livre tem também uma aba detalhando o que configura trabalho escravo e uma seleção de notícias diárias sobre o tema.
Se você goste e consome moda (e quem não consome? ninguém anda nu, não é mesmo?) tem que baixar já e ficar de olho!
(O app está disponível para iOS e Android 😉 )
Adorei! Acabei de instalar… agora vou fuçar!! =)
Excelente colocação. Consumia produtos de determinada loja em Natal e certo dia vi em um jornal de televisão a denúncia de exploração de mão-de-obra (a maioria de bolivianos) na produção dessa empresa. Nunca mais fui lá e tenho até achado feias as roupas que já tenho deles rsrsrs Parabéns pelo teor do texto!