10 séries (não tão famosas) que você precisa conhecer

Posted on

Que vocês amam Game of Thrones, Breaking Bad,  True Detective e House of Cards eu já sei.  Mas chegou a hora de conhecer outras séries com igual potencial viciante, que vão fazer você perder a vida social – que delícia! 🙂

Para isso eu chamei Carlos Magno, designer-fotógrafo-faz-tudo deste blog (and namorado da blogueira) para elaborar essa listinha pra vocês.

————

Todo mundo gosta de séries, né?
Mas com o avanço dos serviços online e os canais “fechados” cada vez mais investindo em produções próprias,  este tipo de entretenimento aumentou em uma escala quase impossível de acompanhar! Eu gosto de séries, minha mãe gosta e até o Silvio Santos tem uma conta vitalícia no Netflix.

O mundo mudou… e o que antes era “Você viu a novela ontem? Tá ótima, menina!” virou “Você já viu a Série Tal?”. Tem produções para todo gosto, passando pelo terror, guerra, romance, comédia e até contos de fadas. Basta escolher!

Deixo aqui o meu obrigado para Madre Internet, à Nossa Senhora dos Canais por Assinatura e Santa Netflix das Causas Impossíveis pela possibilidade de fazer a minha própria programação! 🙂

1) Narcos

Começamos com uma série que foge do título da matéria, já que Narcos está mais famosa que o próprio Pablo Escobar. Todo mundo só fala nisso – com razão – e é uma puta série! Ainda não tem o mesmo número de fãs apaixonados que GOT mas isso é só uma questão de tempo! É uma série totalmente produzida pela Netflix e conta a história de Pablo Escobar, o maior traficante de cocaína que o mundo teve conhecimento – até os dias atuais. Numa interpretação de cair o queixo, Wagner Moura dá vida ao temido traficante colombiano em 10 episódios repletos de ação, entremeados com uma trama policial envolvendo a polícia dos EUA e a corrupção dos militares e políticos da Colômbia. Se ainda não viu… VEJA! 🙂

 

2) Unbreakable Kimmy Schmidt

Imagine uma adolescente que é mantida num bunker antiaéreo durante 15 anos por um fanático religioso, juntamente com outras 3 mulheres na mesma situação. Um belo dia o Bunker é aberto e, depois de uma década e meia, Kimmi vai conhecer o mundo e escolhe Nova Iorque para morar. A série só tem um adjetivo: Fantástica. Com um humor beirando o nonsense, Unbreakable Kimmy Schmidt é uma agradável surpresa para quem gosta de comédia. Todo o elenco é de tirar o chapéu em suas atuações, mas Titus (o colega de quarto de Kimmi) merece um bônus pelo papel de “gay-negro-problemático-pobre-neurótico”.

 

3) Marco Polo

Também produzida pela Netflix, a série tem uma pegada histórica mesclada com algumas “viagens” para dar mais mobilidade ao enredo. A primeira temporada se passa entre a Europa e a China/Mongólia, onde o mercador Marco Polo é levado pelo seu pai e acaba ficando por décadas. Regado a guerras, intrigas e sempre com uma pitada de história (já falei isso, né? 🙂 ), Marco Polo é uma aposta certeira para quem gosta do gênero.

 

4)  Cosmos

Totalmente apresentada por Neil Degrasse Tyson (Só isso já merecia um prêmio), Cosmos trata de uma forma simples e às vezes até poética temas como a criação do universo, teoria da evolução, biologia molecular e até mesmo fenômenos físicos como gravidade e luz. Tudo numa série feita para quem gosta de saber o porquê das coisas. Não há linguagem técnica nem tão pouco a possibilidade de achar a série chata. Com efeitos especiais aplicados na hora certa, Neil Degrasse Tyson ensina bem direitinho um monte de coisas que você imaginava que sabia 🙂 Desafio: Vejam o primeiro episódio. Se não se apaixonarem eu mudo meu nome!

 

 5) Sense8

Essa também não pode ser classificada como “não tão famosa”, mas botei na lista asism mesmo. Vai que você ainda não conhece… Imagine 8 pessoas que nasceram em partes extremas do globo e estão ligadas umas às outras por algum motivo. Essas pessoas sentem, enxergam e compartilham emoções e dons umas com as outras, em busca da verdade sobre a condição em que se encontram. A série é apaixonante, mas necessita de um pouco de calma e atenção aos 3 primeiros episódios para que as peças do puzzle comecem a se encaixar.

 

6) Gracie and Frankie

Para quem curte comédia do tipo “constrangedora” esta série estrelada por Jane Fonda é um prato cheio. Dois amigos e sócios de uma empresa resolvem assumir que são gays e suas mulheres (Gracie e Frankie, que se odeiam) ficam à deriva com a situação. A série é uma sequencia de situações inesperadas e muito engraçadas abordando o tema dentro das famílias e entre amigos.

 

7) Wayward Pines
Tudo começa quando um policia (Matt Dillon) acorda após um acidente de carro numa cidadezinha completamente cercada por uma muralha que a isola do resto do mundo. Todos dentro dessa cidade se comportam de forma estranha e ele não consegue sair de lá. Tudo que se fala além disso é SPOILER e eu não vou fazer isso, né?
Mas vou dar a dica: Veja o trailer da série abaixo. Nada aqui é o que parece!

 

08) Honorable Woman

A série se passa entre o Reino Unido, Israel e a Faixa de Gaza. Nessa Stein é judia, filha de um fabricante de armas, e se encontra no cargo máximo da empresa após ter sido sequestrada por palestinos. Mesmo sempre tentando ajudar as comunidades locais, Nessa começa a ser retaliada pela oposição radical e ao mesmo tempo atacada pelos próprios aliados. É uma daquelas séries com personagens tão bem construídos, que você nunca sabe quem é mocinho e quem é vilão, até o final da temporada! A vida pessoal de Nessa Stein é o ponto alto da série e não vou falar mais para não soltar spoiler!

 

9) Vikings
A saga conta a história de de ascensão de Ragnar Lothbrok, um dos mais temidos Vikings da história (sim, é real). As primeiras temporadas mostram a tomada de poder de Ragnar e suas primeiras investidas em solo europeu. A vida dos vikings, seus costumes e religião, são alguns dos pontos enfatizados na série, que é produzida pelo Canal História. Para quem gosta daquela pegada “morre gente à rodo” tipo Game of Thrones… achou uma série à altura.

 

10) Silicon Valley
A história se passa no Vale do Silício, a Meca das startups tecnológicas, e conta a história de 5 programadores que têm uma ideia genial e se deparam a cada dia com investidores, empresas e trapaceiros que querem se apoderar do projeto. Num mesmo episódio ganham milhões e perdem o dobro. A “montanha russa” das startups ganha vida com momentos hilários, envolvendo os nerds que protagonizam a série. Grana, poder e idiotice estão juntas em Silicon Valley. Se você gosta de Big Bang Theory… vai curtir esta.

😉

3
  • Compartilhe  →

Que tal ver os designers da Hermés trabalhando AO VIVO em São Paulo?

Posted on

São Paulo é uma cidade que oferece tantos programas interessantes ao mesmo tempo, que muitos passam batido. Não é raro eu ficar sabendo de uma exposição já no fim ou até mesmo depois de ter acabado.

E isso quase ia acontecendo de novo. Soube do Festival des Métiers na segunda-feira e na terça corri pra lá, já que o evento acaba no próximo domingo, dia 08/06. OU SEJA, se você está lendo isso agora e mora em São Paulo, corra pra o Museu de Arte Brasileira da FAAP!

Mas eu falei isso tudo e não contei o que é esse Festival des Métiers...

A FAAP tem um núcleo bem forte de estudos de moda e design e trouxe o festival para que os alunos pudessem ter contato com o trabalho dos designers da Hermés, uma das marcas mais famosas do mundo, que tem esse status justamente pelo trabalho minucioso e exclusivo que desenvolve há mais de um século.

A Hermés começou em 1837 em Paris, produzindo selas e arreios para cavalos. Depois passou a confeccionar outros itens em couro e hoje a marca é a mais pura tradução do que é luxo: peças produzidas em pequenas quantidades, com muito esmero, feitas uma a uma e, claro, com valores altíssimos.

Na exposição aqui em São Paulo os visitantes podem ver vários desses artigos de luxo sendo feitos ao vivo. Podem tocar, perguntar, participar, entender o processo e sair achando que, com o trabalho que dá, nem é tão caro assim pagar 20 mil numa bolsa (mentira, é caro sim, mas eu fiquei tão encantada com o trabalho dos artesãos que estou achando os preços até ok. Afinal, alguns lenços de seda podem levar até dois anos para ficarem prontos, como vou mostrar a seguir)

A primeira peça que parei pra ver foi a bolsa Kelly. Ela tem esse nome em homenagem à Grace Kelly, que era amante incondicional do modelo.

Uma Kelly Bag leva cerca de 18 horas para ser montada. Uma coisa que me deixou surpresa é que ela é toda costura à mão! Em momento nenhum tem uma máquina ajudando ou acelerando o processo.

Quando cheguei lá o artesão estava com várias peças de couro, que pareciam pedaços de tecido, e começou a montagem da bolsa. É tudo muito minucioso e o controle de qualidade é super rígido. Em vários momentos ele ficava lá passando a lixa e eu pensando “gente isso já tá ótimo, já pode parar” mas o cara tem um olho treinadíssimo para imperfeições e nenhuma pode passar.

bolsa kelly hermés hermés em são Paulo Ela é tão bem costurada, à mão, vou dizer de novo, que no final, depois que tudo se encaixa, parece que ela foi “colada” ou sei á o que. A costura é discretíssima e os acabamentos são surreais de tão perfeitos.

Depois de ver uma das bolsas mais famosas do mundo sendo feita na minha frente, eu já estava bem admirada com o talento de quem consegue pegar uma matéria prima do zero e transformar em algo tão lindo.

Mas aí fui ver como são feitos os lenços e, minha gente, é de chorar!

IMG_8642 IMG_8635

O trabalho começa com um designer freelancer, que desenvolve uma estampa para a Hermés. Ele entrega o desenho num papel e essa moça que está trabalhando na foto faz um trabalho dificílimo: ela passa o desenho do designer para os fotolitos que vão ser usados na impressão da seda.

Ela tem que redesenhar com perfeição todos os detalhes e nuances da estampa original. E para ter a precisão de cores e detalhes da estampa, ela faz até 39 telas. Esse trabalho demora cerca de 700 horas. SETECENTAS HORAS, meu bem. Se você trabalhar oito oras ininterruptas nisso dá quase 3 meses de trabalho! Isso para fazer a estampa de UM LENÇO.

Outra coisa incrível foi ver a montagem de um relógio e também o trabalho de uma ourives que estava fazendo um bracelete cravejado de diamantes minúsculos, usando um microscópio.

A precisão do trabalho dessa moça era incrível! E ela nos convidou para olhar a peça através do microscópio e ter a visão que ela tem na hora de trabalhar. Foi a primeira vez que eu vi diamantes no microscópio 🙂

IMG_8672 IMG_8675 IMG_8659 IMG_8656

IMG_8632

Dá pra ver que meu olhinho tava brilhando?  Fiquei muito emocionada com tudo aquilo. Deve ser porque não sei fazer nada nessa vida que eu acho a coisa mais linda do mundo que saber costurar/bordar/pintar/desenhar… FAZER coisas. É mágico pegar um pedaço de couro e transformar isso num objeto. Queria demais ter esse dom!

Se você também quer ver isso de pertinho, corre que ainda dá tempo! O Festival des Métiers fica até o domingo, dia 07/06, no Museu de Arte Brasileira da Faap, na rua Alagoas, 903, Higienópolis.  A entrada é gratuita!

Mais informações no site do evento.

0
  • Compartilhe  →

Bordados de Passira – Moda e financiamento coletivo

Posted on

Já faz um tempo que eu venho de olho em ações que envolvem moda e crowdfunding – ou seja, um financiamento coletivo para viabilizar alguma ideia bacana na área de moda.

É bem verdade que os projetos de moda não são maioria. Nos sites de financiamento coletivo como o Catarse e o Vakinha, são mais comuns os projetos para lançamentos de livros e CDs, produção de clipes e espetáculos. Mas as ideias envolvendo moda começam a aparecer – e são muito boas!

Uma que me chamou atenção hoje e acabou me levando a fazer a minha primeira doação em sites desse tipo foi o projeto Bordados de Passira. A ideia é capacitar as artesãs de Passira (interior de Pernambuco), para que elas possam diversificar a produção e dar mais visibilidade a seus trabalhos.

O projeto surgiu da pesquisa de mestrado de Ana Julia Melo (tem o link da dissertação aqui), que estudou a relação entre design e artesanato.

O vídeo explica bem direitinho quem são essas bordadeiras e o que o projeto se propõe a fazer com os R$ 30 mil que precisa arrecadar:

Para apoiar o projeto, basta ir no site do Catarse e fazer a sua doação http://catarse.me/pt/bordadosdepassira

De acordo com o valor doado, você recebe uma espécie de gratificação por ter contribuído, que é uma peça bordada pelas moças de Passira. Tem desde guardanapos bordados (para quem doa R$ 50) até jogo de cama inteiramente bordado (para doações de R$ 5.000).

Eles precisam juntar R$ 30 mil até o dia 29.06 para viabilizar o projeto. Como o prazo está acabando e vi no site que eles arrecadaram pouco mais de um terço do valor, resolver divulgar aqui para dar uma forcinha!

bordados-de-passira

Se você está lendo esse bloguinho e minhas publicações ao longo desses anos todos, é porque gosta dessas iniciativas que envolvem moda e carregam um significado especial. Então, vamos ajudar?

Por que essa é a moda que vale a pena, que é carregada de sentido e escreve nossas histórias. Me arrepio com essas coisas e eu sei que isso emociona a vocês também!

Para mais informações visite também www.bordadosdepassira.com.br

1
  • Compartilhe  →

Governo oferece bolsas para estudantes de moda no exterior

Posted on

moda-ciencia-sem-fronteiras

Olha que notícia boa!

Vi no site da Agência Brasil que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou esta semana as primeiras bolsas do novo programa do governo, o Cultura sem Fronteiras

Segundo a ministra, a iniciativa aumentará as possibilidades para estudantes da área de cultura fazerem cursos em outros países. “Até agora, só os estudantes de [ciências] exatas tinham essa oportunidade para obter bolsas no exterior, por meio do Ciência sem Fronteiras. Para ampliar as possibilidades, estamos fazendo o Cultura sem Fronteiras”, disse Marta. 

Nos mesmos moldes do Ciência sem Fronteiras, o Cultura sem Fronteiras escolherá este ano dez estudantes brasileiros para receber bolsas do Instituto Europeu de Design (IED), que tem sede na Itália e na Espanha. As primeiras bolsas serão para os cursos de moda, design, programação visual e administração.

O Brasil  também assinou convênio com a Universidade de Bolonha, na Itália, a mais antiga da Europa. Reconhecida pela excelência no setor de economia criativa, a instituição de ensino italiana também vai receber estudantes brasileiros através do novo programa.

Bacana, né? Tomara que isso ajude a profissionalizar a moda no país e criar uma cultura de moda DE VERDADE por aqui.

Se você é estudante de moda, fique ligado no site do Governo Federal para não perder as inscrições. É uma ótima oportunidade de estudar no exterior, ter uma experiência de vida super enriquecedora e turbinar o currículo!

1
  • Compartilhe  →

Feira Moderna domingo em Natal!

Posted on

 

Se você é do time que vive reclamando que domingo é um dia meio morto, olha que bacana o evento que vai rolar em Natal, no Café Salão, no domingo dia 08.

A Feira Moderna vai reunir o trabalho de diversos artistas, entre eles o Dodô Patchwork ( vocês lembram do meu patchwork lindo, né? 🙂 Essa é a oportunidade de encomendar o seu!).

Bom pra olhar, comprar, ver gente interessante, encontrar os amigos e  ME VER (siiiim, estarei em Natal e queria que todo mundo fosse lá me dar um abraço #carente hahahaha)

Além disso tem exposição fotográfica, os móveis da Cria da Casa, cerveja da Cervejaria Nostalgia, Origamis, Cupckaes e muitas outras coisas…

Muita gente bacana vai estar mostrando – e vendendo – o trabalho por lá.

A Feira Moderna começa às 16h e o endereço do Café Salão é Av Duque de Caxias, 110, Ribeira. O telefone é 3212 1655.

Vamos? 😉

3
  • Compartilhe  →