Eterno

Posted on
  • Compartilhe  →

A partir de hoje, e sempre que der, vou falar sobre alguma peça clássica , que faz parte da história da moda e que podemos chamar de eterna. Recebi alguns emails com sugestões, mas o vestido de hoje não estava entre elas. Então porque vou começar por ele?

Porque o “Mondrian Dress” é o meu preferido, e democracia não é a deste site, rs.

Também porque tenho prontinho um texto que escrevi sobre ele na minha extinta coluna no Nominuto, que reproduzo agora aqui. Escrevi no dia que Yves Saint Laurent morreu, e fala um pouco também da história do estilista.

mondrian-thumb

Qual o seu vestido dos sonhos?

Enquanto muita gente pensa em vestidões de festa, daqueles que são a cara do tapete vermelho, eu penso num tubinho de corte reto, e comprimento pouco acima dos joelhos. O meu vestido dos sonhos é o Mondrian Dress, de Yves Saint Laurent. Simples e grandioso.

É bem provável que você já tenha visto o Mondrian Dress, esse aí da foto, mesmo sem saber muito sobre ele. O vestido criado em 1965, virou um clássico ao unir moda e arte. Saint Laurent criou a peça inspirado nos trabalhos do pinto holandês Piet Mondrian, artista plástico fundador do neoplasticismo.

E é justamente por ser o estilista que mais usou o casamento moda + arte, que o trabalho dele tanto encanta. O Mondrian Dress é hoje também um símbolo do vintage, do retrô. Ele é a cara dos anos 60, e de uma época em que artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, Velázquez e Delacroix não estavam restritos às paredes das galerias. Passeavam pelas ruas, nas roupas das mulheres.

Resolvi atualizar a coluna a esta hora da noite de um domingo, e falar do meu sonho de consumo, porque o grande designer Yves Saint Laurent morreu hoje à tarde, aos 71 anos, em Paris. Há algum tempo sabia-se que o estilista tinha problemas graves de saúde, mas a causa exata da morte ainda não foi divulgada.  Yves Henri Donat Mathieu Saint Laurent nasceu em Orã, na Argélia, no dia 1º de agosto de 1936.

Sempre muito interessado em artes, especialmente pelo teatro, não demorou para entrar no mundo da moda. Chegou a Paris em 1954 e pouco tempo depois, já era campeão de um concurso internacional de moda.

O vestido vencedor do concurso impressionou o já célebre e grande mestre da alta costura Christian Dior, que logo o contratou como assistente. Quando Dior morreu, no auge de sua carreira, em 1957, o jovem Saint Laurent se tornou o novo estilista da maison.

Mais tarde, criou sua própria maison, a  Rive Gauche. Ele foi o primeiro costureiro a usar modelos negras em suas passarelas e uma de suas maiores criações foi o smoking feminino. Por este feito, Saint Laurent está intimamente ligado à evolução do papel da mulher na sociedade, e ao poder feminino. Por causa dele, tantas mulheres saem de casa todos os dias, no mundo todo, vestindo seus terninhos. O que seria das executivas sem ele hein?

Saint Laurent anunciou sua aposentadoria e apresentou seu último desfile em janeiro de 2002. Existe uma frase atribuída a ele que pode explicar porque as mulheres amam suas criações: “A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui”.

É, mas há quem prefira sempre um vestido Yves Saint Laurent a qualquer abraço!!

Comentários

Comentários

4 Comments

  1. Rosa Moura says:

    Sugestão: A melissa está comemorando 30 anos… vc não pode deixar a data passar em branco… 😛

  2. Luciana Campos says:

    Ai fala do da Audrey, em Bonequinha de Luxo.
    É um luxo mesmooooo!!
    Hehehe

    Bjo.

  3. Jane Souza says:

    Querida, só uma correção: não seria “Mondrian Dress”? E, sinceramente, fico com o quadro, no vestido tá um horror…

  4. Salto Agulha Salto Agulha says:

    Sim sim Jane, na segunda parte do texto rolou uma troca de letras, hehehe. É Mondiran Dress mesmo, obrigada.
    E, bom, gosto é uma coisa muito particular. Acho que assim como você muita gente “prefere” o quadro, muita embora sejam coisas diferentes, não há porque “escolher”. Mas eu gosto dois dois (quadro e vestido). =)
    beijos.

Leave a comment

Your email address will not be published.