Livrarias em Buenos Aires

Posted on
  • Compartilhe  →

Outra coisa que amei em Buenos Aires: as livrarias.

O que primeiro chama atenção é que as livrarias portenhas são muito cosmopolitas.  Em qualquer uma delas, por menor que seja, é possível encontrar volumes de várias nacionalidades.

São também ambientes sempre charmosos, com aquele cheirinho de livro que só quem compartilha a paixão pelo papel sabe reconhecer como é encantador.

Quase sempre a livraria tem um café que serve  algumas das delícias que são responsáveis por parte da fama da Argentina: alfajor, doce de leite, cafés de vários tipos e media luna (como eles chama o croissant).

Indico três livrarias para passear, comprar e se encantar. Na verdade, duas livrarias e uma papelaria. São elas:

EL ATENEO (Avenida Santa Fe, 1860)

É a livraria mais famosa de Buenos Aires. Já foi um teatro, e hoje abriga livros da maneira mais imponente que já vi na vida.

O espaço é bem grande, e mantém a estrutura do antigo teatro. Cortinas, palco, camarote… e os livros por todos os lados.

O acervo é imenso, todos os exemplares que procurei – até os mais raros – estavam disponíveis.

Deu pra imaginar como é incrível? Aí vai uma ajudinha em fotos:

 

LIBROS DEL PASAJE (Rua Thames, 1762, Palermo Viejo)

Essa eu descobri por acaso, passeando pelas ruas perto do apartamento que aluguei (olha aí as vantagens de se hospedar em Palermo).

A Libros del Pasaje é muito charmosa e aconchegante. Tem um café d e l i c i o s o, e um cantinho para crianças bem atrativo. Até eu queria ficar lá ouvindo histórias rs.

Por ser uma livraria especializada em artes, ciências sociais e filosofia, tem MUITOS livros legais sobre moda, cinema e fotografia. O melhor é que os preços – pelo menos do dia em que estive lá – estavam ótimos!

Vale a pena ainda parar um pouquinho para apreciar a parede com os autógrafos dos autores que já passaram por lá. Puro encanto!

Fotos: daqui

PAPELERA PALERMO (Rua Honduras, 4945, Palermo)

Como eu disse no começo do post, a terceira dica não é de uma livraria, mas sim de uma linda papelaria.

Se você mantém acesa a paixão pelo papel mesmo em tempos ultra digitais, a Papelera Palermo é o seu lugar. Lá você encontra papéis de todos os tipos, caixas, material para pintura e desenho, origamis e uma variedade enorme de bloquinhos.

Eu sou #aloka dos bloquinhos, tenho vários. Tem uns com desenhos de Evita e outros que remetem à cultura argentina, que são ótimos presentes para quem quer fugir das óbvias caixinhas de alfajor.

Fotos: daqui

E aí, deu vontade de conhecer? 😀

Comentários

Comentários

7 Comments

  1. Larissa Gabrielle Araújo says:

    Faltou me dedicar de novo, né?! Adoreiiiiiiiiiiiiii!
    Eu sempre me lasco em livrarias, seeeeeeeeeeeeempre!
    Cadê meus alfajours? Apodreceram? hehehehehe
    =****

  2. Larissa Gabrielle Araújo says:

    Inclusive, tenho acompanhado todos os posts. Muito bons! Você deveria fazer uns assim sobre outros lugares. Até sobre Natal mesmo. Sobre a Itália. Sei que o blog não é turistíco, rs, mas você tem um jeito fodástico de escrever que fica leve e dá vontade de “me leve”. Bjs!

  3. Stella says:

    Super charmosassss!!!! um must. saudades dos tempos em que vivia dando um pulinho na capital portenha, ali do ladinho de Sampa. Obrigada pelo revival, superGladys! Ah, topas ir falar das mudanças culturais que a moda tem provocado
    em sala de aula? bj

    1. Salto Agulha Salto Agulha says:

      Mas é claaaaaro que topo profa!
      É só chamar
      =)

  4. Mag says:

    Ai, quero me mudar pra Argentina! rs
    Adorei o post, Gladis!

  5. Manuca says:

    Eu amei a Papelera Palermo! Se pudesse comprava tudo!

  6. Angelina says:

    Acho lndíssima essa livraria/ex-teatro, sou louca pra conhecer. Muito legais esses posts sbre Buenos Aires, gostei. 🙂

Leave a comment

Your email address will not be published.