O leitor que chega até este blog com certeza não vem atrás de conselhos, mas eu queria muito aconselhar vocês hoje. O que eu tenho pra dizer é uma besteira e você até já deve pensar nisso de vez em quando, mas lá vai: QUANDO VOCÊ QUISER FAZER UMA COISA, PARE DE ADIAR VÁ LÁ E FAÇA! Não tem tempo? Arranje! Não tem dinheiro? Tire da feira, mas faça! Não tem o que você quer aí perto de onde você mora? Então esse lugar onde você vive não é pra você 😛 Enfim, pare de encontrar desculpas que a coisa vai!
E tudo isso só pra dizer que, depois de dezesseis (eu ou vi DEZESSEIS ? Siiiiim!) anos querendo aprender a costurar eu finalmente comecei a fazer um curso de corte e costura! (Clique aqui para a trilha sonora desse post)
Moda e costura sempre foram coisas muito presente na minha vida. Se você quiser saber mais sobre isso, pode ler esse texto aqui que escrevi sobre a minha avó. Mas foi só lá pelos 20 anos de idade que comecei a achar que eu também podia costurar e me veio uma vontade imensa de desvendar os mistérios da máquina de costura – que eu antes só admirava de longe.
Aí você me pergunta porque eu demorei tanto tempo a colocar isso em prática. Bom, o tempo é uma coisa muito louca. Você não acha que vai adiar uma ação por 16 anos. Você simplesmente deixa pra semana que vem, que vira o mês que vem, que vira o ano que vem e… aqui estamos. É triste, mas as nossas vontades são engolidas todos os dias pela nossa rotina.
Porém, é um alento pensar que tudo tem seu tempo e sua hora e que o meu momento de desvendar o mundo da costura é o AGORA (fazendo a Polyanna 😛 ). E vamos deixar de conversa mole e falar do curso, porque esse post é de utilidade pública para quem está em São Paulo e quer aprender a costurar!
Fiz o curso de costura para iniciantes na escola Rainhas da Costura, que fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Eu acompanhava a escola de longe, desde que vi um post no Superziper mil anos atrás. Como tudo estava conspirando a favor, quando liguei pra pedir informações descobri que a escola é do lado da minha casa. Aí eu entendi como um sinal da deusa que dizia “agora vai!” ♥
O curso tem duração de dois meses, com aulas 1 vez por semana. Lá você aprende desde a coisa mais básica – eu nunca tinha nem passado a linha na agulha – até conceitos que te permitem criar as suas primeiras peças.
A primeira aula é só sobre o funcionamento da máquina. E já na segunda aula a gente faz o nosso primeiro projeto. E assim, a cada aula a gente sai com uma peça prontinha – inteiramente feita por você! Eu fiz cestinho, necessaire, almofada, jogo americano, carteira de tecido e até uma calça! Se vocês quiserem ver fotos das minhas pecinhas tem tudo lá no meu Instagram (@saltoagulhablog)
Durante dois meses as minhas terças-feiras foram preenchidas com aulas de costura – e isso foi a melhor coisa que me aconteceu nos últimos tempos! Colocar em prática uma meta antiga me fez sentir viva, realizada, dona do meu destino (olha que dramático! rs). Mas é a pura verdade! Parece que quando eu tirei isso da minha longa lista de “To Do”, tudo passou a dar certo e fazer sentido.
Minha turma era uma delícia! Só gente legal e a interação fluiu super bem. No final do curso uma das meninas levou umas lembrancinhas lindas pra todo mundo ♥ Adoro gente que se importa e é gentil com os outros além da conta!
Essa é a Eliane, a dona da escola e também professora do curso. Ela foi super atenciosa e teve a maior paciência com a gente! Principalmente comigo, a pessoa mais dispersa e sem noção nenhuma de costura que já deve ter passado por lá kkkkkk 😛
E essa sou eu com a calça que eu tinha acabado de costurar 😀
Agora que terminei o curso iniciante, estou louca para começar o intermediário! Aí serão mais 3 meses de aulas, com peças mais difíceis e técnicas novas.
Se você também tem essa vontadezinha de aprender a costurar, você pode acompanhar o Instagram do Rainhas (@rainhasdacostura) e a página deles no Face para ficar de olho nas dicas de costura e na agenda de cursos. Peguei a agenda de junho lá no site para quem quiser começar já. É só mandar email para contato@rainhasdacostura.com e garantir a sua vaga!
É indescritível a alegra de criar uma peça com as suas próprias mãos! E não vejo a hora de usar looks que eu mesma costurei – quem sabe até costurar umas saias mídias pra vender aqui no blog hahahahaa ♥
E aí, tem alguma costureira por aqui pra me dar umas dicas? Se apresente nos comentários e vamos conversar e costurar! 🙂
Para acompanhar tudo do blog:
♥ Facebook ♥ Pinterest ♥ Instagram ♥ Youtube ♥ Snapchat: gladisvivane ♥
Oi Gladys, acompanho seu blog há tempos mas nunca comentei antes, sou costureira, sei bem a sensação que você descreve no texto, cada peça feita é uma conquista. Técnica e liberdade. E o mundo da costura, modelagem, ainda vai se ampliar muito para você, a gente começa a encarar a roupa e todo processo de uma forma muito diferente quando aprende a fazer. Boa sorte nas costuras e se precisar de alguma dica, espero poder ajudar.
Oi Ana! que demais!!! Um dia ainda pretendo poder dizer “sou costureira”. Por enquanto só uma aprendiz encantada com esse mundo todo da costura. Obrigada pelo seu comentário e por acompanhar o blog. Qualquer dúvida aqui vou gritar por ajuda viu? kkkkkk bjos!
Gladis, mulher que show! Eu sou como a Ana, acompanho o blog, mas tb nunca comento….não sou costureira…rsrsrsrsr sou filha de costureira, e uma mãe louca, que ama roupas lindas pra filha! Gladis, sou carioca, mas moro e Natal e AMO esse lugar, tu sabe aonde tem um curso desse por aqui? Eu, até tenho ideias sabe, mas não sei costurar nada…..faço umas coisinhas pra minha filha, mas uso cola em tudo. hahahah
Bjs
Oi keli! Poxa nem sei viu… quando eu estava em Natal pensei em começar a costurar mas também não encontrei aulas. Depois soube que tinha no SESC mas não sei se ainda tem. Tomara que você encontre <3 bjs!
Que super legal!!!
Eu sou cacheada, e vim parar aqui pq meu cacho parece com o seu 🙂 estou fazendo no poo…
Também costuro! Já fiz vestido e blusinha para mim, tenho vontade de fazer aulas de corte e costura, mas por enquanto estou encantada com o patchwork! São tantas coisas lindas para criar, enfeitar e presentear! Gosto muito! Essas aulas de costura são muito divertidas mesmo, as manhãs que passo no curso são sempre felizes 🙂
Agora meu próximo passo é começar um curso de cozinheiro no SENAC! Amo fazer cursos para aprender novas habilidades que me interessam 🙂
Parabéns por ter descoberto um novo dom! Boas costuras para vc!
Ah! Vc viu que vai ter a feira MegaArtesanal aí em SP? Tem tudo de bom e lindo pra ver de costuras e afins! Vai lá por mim!
Oi leticia! Que bom ter você por aqui! Tantos interesses em comum! Também adoraria fazer um curso para aprimorar minhas habilidades culinários (que no momento são poucas kkkkk). E coincidência – ontem fui na Mega Artesanal! Postei algumas coisas sobre isso no meu insta, caso queira ver é @saltoagulhablog =) bjs!
[…] começar pelo Rainhas da Costura porque é o lugar onde fiz meu primeiro curso de costura. O módulo iniciante tem 8 aulas e dura 2 meses. As aulas são 1 vez por semana, com 2 horas de […]
Aí gente, era o que eu precisava, muito legal, estou louca para começar a fazer o curso, mas sempre deixando para depois, vou agora fazer minha inscrição, e tenho certeza que ficarei tào feliz quanto vocë!
Realmente deve ser uma sensação optima poder fazer uma peça e vestir. Eu quero muito aprender, sou Angolana, vivo em Luanda, e já descobri um sitio onde fazer o curso. Espero poder realizar um sonho antigo e também quem sabe fazer agora vestidos e outras peças que possam se calhar ser interessantes para vender. Sim, porque vamos ser francas, hoje em dia, o melhor é sermos práticas e também a pensar em negócio. Espero poder por em prática o aprendizado. Gostei do Post e das fotos. Parabéns!
Que demais saber que você curte o blog de tão longe! Obrigada pela companhia =) E boa sorte com as costuras!