Novo anúncio da Dove. Qual a SUA opinião?

Posted on
  • Compartilhe  →

Qual a sua primeira interpretação do anúncio acima?

Evitei colocar a palavra “polêmica” no título do post para não induzir o pensamento dos leitores ao olharem o anúncio. E pergunto: Vocês identificaram um conteúdo racista na imagem?

Acontece que a imprensa internacional amanheceu em polvorosa com essa peça publicitária da Dove, acusada de racismo.

A peça em questão divulga o “Dove VisibleCare” e traz uma imagem com três garotas: uma negra, uma com feições latinas e uma branca – nesta ordem.

Atrás delas há duas placas. A da esquerda representa o antes – uma pele ressecada, cheia de sulcos causados pela falta de hidratação. A da direita – o depois –  é uma pele lisa e hidratada. Só que abaixo do “antes” está a mulher negra, o que criou a impressão de “evolução” de uma cor à outra.

Eu sinceramente não achei a peça racista. Se a loira estivesse antes e a negra depois, então ok? Podemos pensar que uma evolução da pele branca para a negra é aceitável, mas nunca o contrário?

Simplesmente não achei que “evolução” se referia às moças do anúncio. Meu cérebro captou claramente que quem “evoluiu” foi a pele ressecada da placa da esquerda, para uma pele lisinha – mostrada na placa da direita. As mulheres estão ali só para ilustrar – todas as três com pele luminosa.

Ao mesmo tempo, acho que – como as interpretações são pessoais – não é bacana manter um anúncio que dê margem a qualquer tipo de deturpação da mensagem que se quer passar – que vem a ser: o tratamento melhora a hidratação da pele, independente da cor dela.

O racismo está nos olhos de quem vê? Ou na pele de quem sente?

O que vocês acharam?

Comentários

Comentários

25 Comments

  1. Nary says:

    Eu só fui prestar atenção que havia uma ‘progressão nas cores’ das moças porque você citou viu, captei de pronto a pele ressecada e a melhora dela com o uso do produto.
    achei exagero.

  2. Núbia Oliveira says:

    Hahahahaha, menina parece uma propaganda com dois sentidos, mas realmente olhando melhor naum é racista.

  3. ianne says:

    estou sentindo uma semiótica barra pesada ai, né? rapaz…
    sem falar que: a negra é, inclusive, mais cheinha que as demais.. humm…
    Não curti não.

  4. Miguel Fernandes says:

    As vezes os artistas exageram nas interpretações. Para o público, a qual é destinada a propaganda, nada tem de racismo no anúncio.

    O racismo existe! Mas não precisamos procurar racismo onde não tem! Daqui a pouco vão querer dizer que o sabonete branco do Dove é racismo também?

  5. Cíntia says:

    Não achei racista, MAS a Dove podia ter ficado sem essa polêmica. É assim que reconhecemos boas agências de publicidade. Afinal, profissionais da área envolvidos em campanha desse porte devem sempre prestar atenção às interpretações negativas minimamente possíveis (e impossíveis).

    Idéia: as agências de publicidade deviam ter um departamento TROLL. Só seriam apresentadas as peças de publicidade que resistissem bravamente à trollagem generalizada de pessoas especialmente contratadas pra isso. Eu enviaria meu currículo SUPER FELIZ. 🙂

    1. Salto Agulha Salto Agulha says:

      Disse tudo Cíntia!
      eu também seria ótima candidata ao departamento de trollagem kkkkk

  6. @marigonca says:

    leituras e leituras podem ser feitas em cima do comercial, mas como vc mesmo falou ‘não é bacana manter um anúncio que dê margem a qualquer tipo de deturpação da mensagem que se quer passar’. Certamente a idéia da Dove, ou melhor, da agência que fez o comercial pra ela, não era repassar uma idéia de racismo. A questão é que hoje em dia devemos lembrar que qualquer sinal de preconceito é julgado, mesmo que tenha sido cometido sem má intenção… mas, de boa intenção (assim) o inferno tá cheio!

  7. Clotilde Tavares says:

    Menina, estamos num tempo que perigas a gente dar bom dia a alguém e ser acusado de estar discriminando a noite… Acho essas discussões uma perda de tempo e uma bobagem sem tamanho.

  8. Felipe Sarmento says:

    Racismo? Não. Baita desleixo do diretor de criação da peça? Com certeza.

  9. Ana Morena says:

    Olha, não é questão de “as pessoas vêem racismo em tudo” eu sou negra e não vejo.

    Mas nesse anúncio aí, numa primeira vista parece sim que é uma progressão do pior (a negra) pro melhor (a loira).

    Só que de tão absurdo que é, vc diz ” não peraí, deixa eu olhar melhor… ahhhh é a placa.” Aí vc presta atenção que todas 3 estão com a pele ótima que são lindas, que estão felizes, enfim. DEPOIS, vc vê que não tem nada a ver, mas assim que botei o olho, pareceu.

    A Dove podia ficar sem essa…

  10. ana luiza ferreira says:

    o negócio é que, como um profissional da área de criação esquece que culturalmente
    e com toda uma história, negros foram vistos como uma raça inferior. E ai lançar uma campanha
    dessa, mesmo as três sendo lindas e com peles ótimas, as placas chamam mais a atenção.

  11. Karla Luz says:

    Eu ñ tinha visto dessa forma até ver o site, assim que vc postou no twitter, infelizmente passei a olhar de outra forma, mas tb ñ acho que ele teve a intenção de colocar o anúncio como uma evolução de que a pele branca é melhor, se ñ ele teria colocado a pele ressecada escura,que ñ foi o caso, e as duas placas estão na mesma cor, ilustra só a melhora da pele mesmo, a mente das pessoas de hoje com essa história de politicamente correto tá se tornando uma paranóia. Um exemplo tenho a pele preta, sou da raça negra e as pessoas insistem em me chamar de morena,”- Ah! Vc é clarinha”, ñ sou clarinha, sou negra, crioula, mulata, brasileira, ñ sou afrodescendente nem afro-brasileira, negra somente e ñ tenho vergonha de sê-lo. Temos que falar sempre com cuidado, pois tudo da processo por descriminação, as brincadeiras tem ser veladas com amigos íntimos, pois tudo virou ofensa é absurdo! Mas acho que a dove viu bem, ela quis criar essa polêmica, ela tira a propaganda do ar mais as discussões ficam e ela ganha gratuitamente com isso, a puplicidade foi feita pra atingir todos os púplicos, e ela atingiu, esperta a dove.

  12. Marina Lino says:

    Eu acho que as presença das três mulheres foi proposital, estratégia de marketing para chamar atenção e causar esses comentários da gente heheheheh. Mas de cara, a minha impressão foi a comparação sim da cor da pele com a questão da melhora no aspecto com o uso do produto. Eu não percebi os quadrados com a textura da pele à primeira vista, vi primeiro as moças mesmo. Se formos inverter a situação de pensar na evolução da pele de branca para negra, aí percebemos que o preconceito está nos olhos de quem vê (nossos). Por isso não gosto nem acredito em propagandas que vc tem que olhar 3 vezes para poder entender o real sentido. Publicidade é impressão à primeira vista sim. Por isso, o que não é bacana é deixar a dúvida no ar, seja estratégia de divulgação para causar polêmica e mais repercussão ou não. 😉

  13. Marina Lino says:

    Ah, e eu também mandaria meu currículo para participar desse setor aí que detona as campanhas também, o Núcleo de Trollagem kkkkkkkkkkkkk

  14. Ana Morena says:

    Eles teriam resolvido isso facinho se tivessem colocado a negra no meio. Pq quebrava o lance do “clareamento”.

    ê agenciazinha marromenos, hein?

  15. Ludmila says:

    ao mesmo tempo que eu concordo com voce, ao dizer que se fosse da branca pra negra não teria polemica, não acho legal colocar essa “evoluçao”. a propaganda poderia ser ate mesmo com um rosto só, mostrando a evoluçao da pele. não sei se a intençao foi realmente essa de evoluir, pode ter sido de colocar mulheres usando. (: parabens pelo blog

  16. Julyana Vilar says:

    Eu vejo racismo SIM! prestem atenção na performance corporal da mulher negra (algo meio sensual, um boca meio aberta, um braço mais “amostrado”), e olhem a fineza e delicadeza da mulheer loura! ah! sem falar q a negra ta mais gordinha, o q tb nao eh tao valorizado socialmente para um corpo de mulher!
    sao nessas pequenas coisas q se constroem a ideia de uma raça superior a outra… tem uma musica q diz o seguinte:
    “apartheid disfarçado todo dia, quando me olho nao me vejo na Tv, quando me vejo estou sempre na cozinha”
    eh algo por ai… a roupagem muda um pouco, e ate o respeito e tolerancia tb, mas q existem coisas q ainda perduram e q aparecem sutilmente. ah! infelizmente, isso existe sim!

  17. @MarceloCostta says:

    Não vejo nada de preconceituoso nesse comercial, na verdade é que o preconceito esta nas pessoas que vêem o comercial; as pessoas ainda não estão acostumadas com a “diferença” de gêneros, raças (entre outras) na TV e quando vêem algo do tipo vão logo imaginando que é uma campanha contra o preconceito e/ou preconceituosa! …creio que os brasileiros vão demorar um pouco para encarar isso com naturalidade, apesar de termos avançado muito nos últimos tempos.

  18. Rosa Moura says:

    Se é preconceituosa ou não, vai saber… mas a minha primeira leitura foi que a moça branca era a evolução da negra usando Dove. Achei e estranho, e apenas numa segunda leitura da imagem foi que vi que ao fundo, a parede imita uma pele ressecada. Achei a propaganda super mal feita.

  19. jão saraiva says:

    O anúncio é ruim e dúbio, dá margem a interpretação errada. Devia ter parado no lixo da agência.

  20. Fernanda says:

    Eu achei que a peça publicitária passa uma mensagem racista, ainda que de forma subliminar.
    O cômico é que assim que vi achei que fosse propaganda de xampú, interpretando erroneamente que o cabelo da primeira modelo era uma “bucha-balaio” e após usar dove ficou beeem sentadinho e lisinho kkkkkkkkkk, pra você vê como cada um tem um modo de ver as coisas, “a gente só ver o que quer ver”, e que uma propaganda deve de preferência dá uma interpretação mais clara do que se quer chamar a atenção, pra não gerar múltiplos entendimentos desviando a atenção do produto.

  21. Renata Matos says:

    Adorei o post Gladis!
    Sempre fico penso sobre a questão que você colocou de que , neste caso ” a passagem do branco pro negro seria aceitável mas nunca o contrário”…

    Eu não achei a peça dúbia. Acho que nesse caso está nos olhos de quem vê, pois se fosse o contrário ninguem diria nada.
    Mas que a pele ressecada da esquerda parece mais escura, ah , isso parece sim!

    Bjs

  22. Eduardo Kaiser says:

    Não achei racista, mas acho estranho que essa possobilidade de interpretação tenha passado despercebida pelos publicitários, que são uma categoria observadora e que explora toda a multiplicidade de sentidos passíveis de captação pelo público. E acho que, se fosse uma loira no lugar da negra, não se pensaria em racismo porque, historicamente, os brancos nunca foram alvo de racismo, digo o racismo atrelado à idéia de inferioridade.

  23. Laura says:

    Naõ tem nada com racismo. vc n perceberam que o antes e o depois se refere ao desenho da pele nos quadros…. antes a pele seca e depois lisinha.. e nada a ver com cor… as 3 moças sendo uma negra e as outras brancas saõ apenas p mostrar a diversidade da ”real campanha”.

  24. maryana says:

    nossa gentee eu nao sei de verdade q q isso quer dizer

Leave a comment

Your email address will not be published.