Os 15 clássicos da festa!

Posted on
  • Compartilhe  →

Como já falei aqui, fiz a produção de moda da alguns editoriais da 15a edição da Revista Versailles.

Para comemorar a data, a ideia foi produzir um ensaio com os 15 clássicos eternos e atemporais das festas. A produção de moda e os textos são meus.

Como acho que não dá pra ler muito bem nas fotos, vou colocar os textinhos separados lá embaixo do post.

1- Batom vermelho

Colorir os lábios é um dos mais antigos hábitos de vaidade feminina. Há registros de que no Egito antigo – de onde saíram várias técnicas de beleza que usamos até hoje – as rainhas utilizavam um pigmento vermelho feito de besouro esmagado, para colorir os lábios! Hoje em dia, para o nosso bem, os ingredientes dos batons evoluíram. Mas a boca vermelha nunca deixou de ser sinônimo de beleza e sensualidade.
2- Bolsa-carteira

A bolsa-carteira já tem cara de festa. Ela é pequena, cabe só o necessário para uma noite: dinheiro, batom e celular. O hábito de usar bolsas carteiras surgiu durante a Segunda Guerra. Eram tempos difíceis, de racionamento, e tudo precisava ser diminuído. Acontece que quando a guerra acabou, as mulheres não quiseram abandonar as bolsas e passaram a usá-las quando precisavam carregar pouca coisa. E assim é até hoje.
3- Camisa branca

A camisa pode ir à festa? É claro que pode! É só saber fazer as combinações certas. Uma camisa branca de seda, muito bem cortada, pode fazer mais bonito que qualquer vestido. Se ela tiver algum detalhe diferente, como essas mangas inusitadas da foto, melhor ainda. Combine com uma parte de baixo sofisticada, como a saia de shantung de cores vibrantes. Uma fonte de inspiração para usar a camisa em festas? A estilista Carolina Herrera!
4- Coque

O cabelo preso alonga o pescoço, evidencia o rosto e valoriza a maquiagem. Talvez por isso o coque seja um penteado que nunca sai de moda. Quem não lembra do coque com tiara de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo? Vale usar todas as variações de coques: no topo da cabeça, tipo bailarina, coque banana, princesa…  todos eles são estrelas eternas das festas.
5- Delineador

No ano 10.000 A.C. os egípcios já utilizavam algo parecido com o delineador. É claro que a substância tinha outros componentes, mas os olhos já eram pintados como a imagem que temos de Cleópatra. Na história ocidental moderna, o delineador teve seu auge nas décadas de 50 e 60, e depois disso nunca mais saiu de moda. Com passar dos anos, os traços podem ficar mais curtos, mais longos, mais grossos… mas sempre estão lá, dando vida à maquiagem.

6- Diamantes

Não foi à toa que a canção cantada por Marilyn Monroe – “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”- ficou tão famosa. Essas pedrinhas povoam mesmo os sonhos das mulheres. O brilhante, que é  lapidação mais procurada do diamante, rende jóias fabulosas e nunca sairá de moda. Como uma jóia pode ser eterna, os diamantes atravessam gerações de uma família, sempre lindos e imponentes.
7- Macacão

De uniforme de operários, a roupa de festa. O macacão surgiu como roupa de trabalho para os funcionários de fábricas. Lembram de Charles Chaplin em “Tempos Modernos”? Mas depois a peça caiu no gosto popular, e foi se sofisticando. Hoje, confeccionado em tecidos nobres como o da foto, é um clássico das festas. É perfeito para aquelas que gostam de se destacar na multidão.
8- Pérolas

As pérolas são universais e atemporais. Femininas, elas podem ser combinadas com quase tudo no seu closet. Do jeans ao vestido de festa. Sabemos que as pérolas verdadeiras não são para qualquer bolso. Mas aí Coco Chanel deu um significativa ajuda às mulheres, popularizando o uso de madrepérola e pérolas falsas nos looks de festa. Graças a Chanel, as pérolas ganharam muitas fãs, e nunca mais deixaram de brilhar.
9- Pretinho básico

O vestido universal. Da mulher mais básica até a mais ousada, todas tem o seu pretinho no armário. O modelo clássico, chique e fácil de combinar com tudo, nós devemos também a Coco Chanel. É claro que não foi ela quem inventou o preto, mas foi ela quem o popularizou, e fez com que o pretinho deixasse de ser apenas um símbolo de luto, para ser um sinal de sofisticação.
10- Preto e Branco

Misturar preto e branco está sempre em alta. É uma combinação clássica, mas não é sem graça. Muito pelo contrário! Uma peça de festa, ganha outro estilo quando é confeccionada unindo essas duas cores. Os maiores ícones de moda e estilo da história sempre usavam preto e branco, e você deve apostar nessa combinação também.
11- Rabo de Cavalo

Um penteado clássico, que deve ter conquistado as mulheres pela praticidade. Não deu tempo de ir ao cabeleireiro? Um belo rabo de cavalo salva o seu look de festa! O mesmo rabo de cavalo que foi febre entre as divas dos anos 50 e 60, continua super atual. Por isso ele não poderia faltar na nossa lista!
12- Renda

Alguns séculos atrás, a renda era usada exclusivamente na confecção de roupas do clero e da nobreza. Mas na história mais recente, o mundo da moda descobriu os encantos deste delicado tecido. A renda passou por altos e baixos, mas nunca foi completamente esquecida. E em matéria de vestidos de festa, é sempre sinônimo de refinamento.
13- Salto alto

Há quem ache que quanto mais sofisticada a festa, mais alto deve ser o salto. Você pode gostar de saltos altíssimos ou não, mas uma coisa é certa: festa pede salto. Raras são as ocasiões festivas em que o salto é dispensável. E um belo scarpin com um salto deslumbrante, é um sapato para se ter pela vida inteira.
14- Tomara que caia

O decote tomara que caia é o rei das festas. E esse poder todo, ele deve à atriz Rita Hayworth e seu vestido do filme Gilda. Embora este tipo de decote seja uma variação dos corsets usados ainda no século XV, foi somente em 1946, com o vestido de Gilda, que passamos a usar o tomara que caia do jeitinho que ele é hoje.
15- Vermelho “Valentino”

V de vermelho, V de Valentino. Foi o estilista italiano quem primeiro pensou que uma mulher vestida de vermelho vivo em uma festa, jamais passaria despercebida. Conta a história da moda, que essa inspiração ele tirou dos figurinos de uma Ópera. Valentino passou então a usar a cor como sua marca registrada na alta costura. E graças a ele, até hoje as belas damas de vermelho brilham nas festas.
E aí, gostaram? 😀

Comentários

Comentários

1 Comments

  1. Angelina Cavalcante says:

    Adorei esse comentário (: De todos os itens, o único que não gosto em mim é o batom vermelho, acho que não combina com o meu tom de pele. :/

Leave a comment

Your email address will not be published.