Eu odeio aquelas expressões batidíssimas que vemos por aí nos textos de moda como “ditando as tendências”. Gente, moda não é ditadura. E a tal da tendência, não é uma cartilha pra se seguir à risca, ok?
Então qual o objetivo desse post? Nada, além de informar. Aqui está um resumo do já estamos vendo – e/ou veremos mais ainda – nas passarelas, nas lojas, no cinema, na novela e nas ruas do mundo todo na primavera-verão. Se você gosta, usa. Se não curte, fica sabendo e deixa passar, afinal, informação nunca é demais.
Agora, se gostou e vai usar, faça-o com moderação. Nada de misturar tudo no mesmo look, pra não ficar com cara de fashion victim. Um visual mais básico, coordenado com um dos itens abaixo, já te deixa com um jeitinho “moderno”.
E essa é a coisa boa das tais tendências. Quando você sabe tudo sobre elas, como e porque usar, você ganha o poder. Não precisa gastar os tubos, nem renovar o guarda-roupas a cada estação. É só investir muito no básico, e saber dar destaque aos detalhes.
Assim se vestem as moças que se destacam do todo igual. Aquelas que têm um je ne sais quoi. E quem não quer ser assim?
Então vamos lá, inspire-se!
Cintura Marcada – Demorou muito tempo para que a cintura voltasse ao lugar. Mas a mudança veio pra ficar. As estações passam e a cintura alta fica. Até quem olhava com certa desconfiança para ela, agora já se rendeu. O fato é que ela continua com tudo na primavera-verão, e pode comprar sem medo de ser feliz! A dica é modernizá-la com combinações de cores, texturas e acessórios.
Nude – Já faz um tempinho que os tons chamados “nude” aparecem nas passarelas e vitrines. E esse reinado ainda vai durar muito, então qualquer peça nessas cores é uma ótima aposta. Vale bolsa, sapato, roupas e até biquínis.
Mas cuidado: nude não é bege! Nude é como uma cor de pele rosada, enquanto o bege é sem cor. Também existem vários tons de nude, variando entre o rosa seco e o marfim. E assim como uma base de maquiagem, é bom consultar sempre aquele amigo que nunca mente, o espelho, para ver qual tom fica melhor em você.
A maquiagem pode acompanhar o tom para dar um ar dramático, ou você pode investir num visual nude e quebrar o padrão com um batom escuro, ou um olho preto esfumado. Como acessórios, as pérolas – em jóias ou bijouterias – são perfeitas.
Fluo – O nude chegou mas o fluo ainda não deixou de brilhar. Prova de que a moda é sim, muito democrática. O neon continua com tudo. Herança da influência oitentista na moda, o fluo ganha força com a chegada do verão.
Alguns fashionistas apostaram que essa tendência não sobreviveria ao inverno e à chegada do nude, puro engano! Nossa terra é especialmente propícia ao fluo: adoramos um colorido! E ele está nos acessórios, nas roupas, nas maquiagens e até nas lingeries aparecendo sob regatas soltinhas.
Fluo continua a cara do verão!

Agora você usa a bolsa grande para trabalhar e a baby bag para saídas e ambientes mais informais. Esse tipo de bolsa também da um ar moderno ao visual e agrega muita informação de moda. Ou seja, você fica com cara de fashion!
As novas bolsas têm aquela carinha de brechó, e o objeto de desejo é a de matelassê com alcinha de corrente, inspirada nos modelos Chanel.
Maxi colares – Eles estão presentes nos editoriais de moda de todas as revistas do mercado. E como começaram a aparecer na estação passada, devem ser as vedetes das liquidações. É bom aproveitar, pois eles continuam com tudo.
Os maxi colares acompanham da camiseta com jeans, ao vestido de festa. A primeira dama americana Michelle Obama, mostrou como usar um maxi colar com muita classe.
Nas situações menos formais, é só jogar a peça sobre aquela camiseta básica que o visual fica super moderno. Só tenha atenção ao restante dos acessórios. Brincos discretos, e só! Nada a mais para não “brigar” com o colar.
Colares delicados – No outro extremo aparecem os colares fininhos com pingentes. Usados um de cada vez ou vários ao mesmo tempo, compõem um estilo mais feminino e romântico.
Os pingentes são corações, lacinhos, trevos, palavras, ou o seu próprio nome, como o de Carrie Bradshaw em Sex and The City.
Franjas metálicas – Essa tendência é para as mais ousadas. As franjas metálicas apareceram no desfile da Armani Privé e devem aparecer muito nos próximos meses. Em bolsas, bijouterias e até nas roupas como podemos ver nesta foto de Michelle Trachtenberg.
E mais uma vez atenção! Use uma coisa de cada vez pra não ficar over. Com uma blusa como essa por exemplo, nada de bijouteria.
Colete – Este é outro item que ganhou as ruas há muito tempo e vai continuar brilhando sob o sol que vem por aí. Coletes de couro, de algodão ou alfaiataria. De todos os modelos. Mais ajustados ao corpo, curtinhos ou longos, eles vão por cima de tops, camisetas e até vestidinhos.
Floral – Não existe primavera sem flores não é mesmo? E as estampas esse ano vêm com flores de todos os tamanhos. Mas a mais charmosa é a estampa “liberty, essa de flores bem miudinhas.
Promete ser a estrela dessa primavera e já chegou até aos calçados. A Nike lançou vários modelos de tênis e outras marcas já começaram a copiar. Vale a pena apostar na liberty.
Adoro esse estilo de saias mais soltas e cintura marcada, acho superfeminino.
O nude também me agrada muito já o fluor, penso que é um perigo pras mais ousadas. Já pensou uma criatura de fluor de cima a baixo?!
[…] post aqui falei sobre o que vamos usar na primavera-verão (e mais pra frente também, porque as coisas não […]
[…] as correntinhas com delicados pingentes. Bem como mostrou minha amiga Gladis do site Salto Agulha aqui neste post sobre as tendências da vez, tanto os colares delicados como os maxi colares fazem parte da […]
[…] já falei aqui, os colares fininhos, românticos e delicados, estão muito em alta nessa primavera-verão. Todo […]
[…] post aqui falei sobre o que vamos usar na primavera-verão (e mais pra frente também, porque as coisas não […]