Depois de semanas de tratamento, eis que chegou – finalmente – a hora de começar a mudança de cor!
Eu já não aguentava mais o look “água de salsicha”. Não podia retocar o vermelho, e o cabelo ainda não estava forte o suficiente para receber química de novo, então tive que esperar.
Meu objetivo final é chegar ao loiro que já tive um dia. E o primeiro passo foi uniformizar a cor com uma tonalidade muito próxima da cor natural do meu cabelo. Depois disso vou começar a clarear aos poucos. O legal é que terei vários looks no mesmo ano 😀
Foi engraçado ver meu cabelo na cor original. Isso não acontecia há 12 anos!
Vamos ver como foi o processo?
Primeiro uma foto do antes (tenso):
Uma coisa muito bacana desse processo de coloração lá no Chic Coiffeur foi conhecer melhor o Hairsize.
Hairsize é um método desenvolvido por Fabiana Gondim, para controlar o desperdício e tornar o salão de beleza mais sustentável. Vocês vão ver que maravilha!
Primeiro o cabelo é medido, para que se possa calcular a quantidade exata de produto que será necessário utilizar. Assim a cliente não é exposta à química além do necessário.
O meu cabelo está no “médio 1” ainda. Isso é anotado na sua ficha do salão, onde fica registrada toda a evolução dos eu cabelo.
Depois Dell Marques fez meu design de cor num aplicativo da Schwarzkopf no iPad.
Isso é o máximo! Você coloca a cor do seu cabelo, escolhe a tonalidade que você quer, e o programa mostra a fórmula ideal para a sua coloração.
O bacana é que esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa. É só acessar esse link do iTunes, instalar no seu iPad ou iPhone e começar a combinar cores e possibilidades para o seu cabelo 😉
Depois que encontramos a minha cor, os dados foram salvos com meu nome. Quando eu precisar pintar de novo, não tem o perigo da cor ficar diferente ou cabelo ficar manchado. É tudo milimetricamente calculado, e a tintura vai ser sempre uniforme.
Seguindo a medida sugerida pelo aplicativo, foi feita a minha coloração.
Outro diferencial do Hairsize é que tudo é medido e pesado numa balança super precisa.
Fiquei sabendo que nunca se deve fazer a tinta toda de uma vez, porque ao entrar em contato com ar, a amônia perde as propriedades rapidamente, alterando o efeito da cor.
Então Dell dividiu meu cabelo em quatro partes, fez 1/4 do necessário e aplicou na primeira parte.
Depois fez a mesma quantidade (exatamente a mesma, usando a balança) e aplicou na segunda parte, e assim sucessivamente até cobrir todo o cabelo.
Aprendi também que é super errado encharcar o couro cabeludo de tinta. Fabiana me explicou que hoje não tem mais sentido aquele velho hábito de mandar a pessoa deixar o cabelo bem sujo para poder pintar.
Isso é um meio de – através do sebo do couro cabeludo – formar uma camada de proteção contra o excesso de química.
Mas lá no Chic eles não deixam aquela tinta escorrendo no couro cabeludo. A cabeça não coça, e a testa não fica manchada. É uma maneira menos agressiva e mais confortável de pintar o cabelo.
Além disso, o excesso de química no couro cabeludo pode provocar até câncer!
Antes os salões não tinham essa consciência, mas a modernidade trouxe isso. Se o seu salão ainda não faz uso, converse com seu cabeleireiro a respeito, ok?
Viram como não precisa ficar aquele horror de tinta escorrendo na sua cara?
Minha coloração inteira foi feita com 60g de tinta. Normalmente isso é utilizado nos salões para um retoque de raíz!
É desperdício para o salão, é resíduo agressivo jogado no meio ambiente, e é você exposta à química desnecessariamente.
Por isso eu acho incrível o Hairsize, e Fabiana é uma danada por ter desenvolvido esse método. Hoje ela dá treinamento no SEBRAE para vários salões, e o RN está se tornando referência em sustentabilidade para salões de beleza.
Depois vou fazer uma matéria só sobre Hairsize, para os cabeleireiros que acessam o blog.
E vocês, clientes, também podem falar disso para os profissionais que cuidam dos seus cabelos. Sustentabilidade não é o futuro, como se dizia um tempo atrás. É o agora.
Mas vamos ver como ficou meu cabelo?
Primeiro liso
E, uns dias depois, cacheado!
Não é a cor que quero, não me curto de cabelo escuro.
Mas é uma etapa necessária.
Próxima semana já abro umas mechinhas e mostro aqui para vocês, ok? 😀
UPDATE: Perguntaram nos comentários se era muito cara a coloração. Apesar de todo esse cuidado do Hairsize, e da tecnologia toda, não é caro. Em cabelo mais ou menos do tamanho do meu, fica em média R$ 150,00. Está na média de preço de outros lugares que nem tem esse cuidado todo no procedimento 😉