Cabarés da Natal dos anos 40 inspiram a coleção de moda mais linda dos últimos tempos!

Posted on

A vida em Natal na época da II Guerra é um assunto que sempre me fascinou. Adoro ouvir as histórias da cidade que, na época, tinha  pouco mais de 50 mil habitantes e se tornou um ponto de apoio para os americanos, recebendo milhares de soldados (fala-se em 10 mil homens).

Imagine uma cidade pequenina, onde todo mundo se conhece, recebendo essas pessoas com costumes, idioma, fisionomia e tudo mais tão diferente! O período rendeu história curiosas e engraçadas e mexeu com o jeito de ser do potiguar, que carrega até hoje o reflexo desse mix de culturas. Já escrevi sobre isso nessa matéria sobre a moda e os costumes de Natal na época da II Guerra. Se você se interessa por moda e história, vale o clique!

natal na segunda guerra Alcides Araújo, dono da Rio Center, atendendo soldados americanos na loja

E uma personagem em especial sempre chamou minha atenção: a prostituta Maria Boa. Famosíssima e muito querida pelos militares americanos, ela era dona do cabaré mais famoso da cidade. O lugar era puro luxo e tinha uma biblioteca com acervo riquíssimo, onde os clientes faziam reuniões e devem ter tomado decisões históricas da mais importantes!

A figura de Maria Boa sempre me fascinou, tanto que tem uma matéria sobre a vida dela na Revista Salto Agulha, versão impressa desse bloguinho – que você pode ler online aqui.

Mas essa introdução toda é só pra vocês entenderem o quanto meus olhinhos brilharam com o trabalho lindo de uma moça chamada Jéssica Cerejeira.

A primeira foto apareceu no meu feed do Facebook como uma mini coleção de uma estudante de moda do SENAI RN, que representou o estado num evento nacional do SENAI Brasil.

desfile jessica cerejeira

Assim que vi os looks corri pro google para saber mais. O evento em questão é o SENAI Brasil Fashion, uma incubadora de novos talentos do SENAI. Eles escolheram 9 estudantes, de 9 estados do Brasil, para criar uma mini coleção – desde a concepção do tema até o desfile. Esses jovens talentos tiveram a orientação de estilistas consagrados como Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch e Lino Vilaventura. Esse processo criativo todo vai virar um reality show que será exibido em novembro, nos canais Art 1 e Discovery Channel. Demais, né?

O que achei mais bacana é que o reality não é uma competição. Cada estilista fez o seu trabalho e tudo foi documentado para ser exibido. Todo o processo criativo, as particularidades de cada um e o resultado final. Para isso, as equipes acompanharam cada estilista em sua cidade, registrando o dia a dia de cada um e suas inspirações.

senai-brasil-fashion-desfile As criações dos 9 estilistas no SENAI Brasil Fashion

A representante do RN, Jéssica Cerejeira, se inspirou nos cabarés da Natal da Segunda Guerra, especialmente na figura de Maria Boa. Segue um trecho do release da coleção: “A Coleção ‘Habite-me’ traz o universo kitsch dos cabarés no Rio Grande do Norte, no período que marca a chegada e consequente influência norte americana no estado, durante a Segunda Guerra (…) Uma das maiores referências deste trabalho foi  a Maria Boa. A história da coleção traz a figura de um militar norte americano, que vindo para o RN na década de 40, conhece uma das meninas da casa de Maria Boa e se apaixona por ela, que como tantas, sonhava em mudar de vida, viver um grande amor. Mas a guerra acaba e o militar a deixa. Na despedida, entrega a ela o seu casaco militar, que é incorporado na vestimenta habitual da moça…”

11870923_1694992637388938_5712400232059364980_n

O resultado são esses modelo belíssimos com silhueta dos anos 40, um toque militar e bordados de tirar o fôlego!

cabares dos anos 40 inspiram a coleção

Foi uma coisa que me tocou demais. Vibrei em ver um trabalho belo e criativo assim, de uma menina tão jovem e talentosa de Natal. E aí fui atrás dela para fazer uma entrevista para o blog, claro!

Descobri que a gente já “se conhecia” virtualmente rs.  Jéssica tem um trabalho super bacana na UFRN. Ela está cursando artes plásticas e faz parte de um Laboratório de criação de figurinos e trajes de cena. Ela havia entrado em contato com o blog um tempo atrás para divulgar esse laboratório, que é aberto à comunidade e tem vários eventos muito interessantes.

Aproveitei pra fazer uma mini entrevista com ela e entendi porque é uma menina tão talentosa e criativa: um misto de curiosidade, estímulo e vivência! Ela nasceu em Imperatriz, no Maranhão, e foi pra Natal com 1 ano de idade. Hoje, aos 20, se considera natalense e olha a cidade com olhos de artista. Tudo é inspiração!

“Minha cidade me inspira pelas belezas naturais, pelas manifestações artísticas, pela hospitalidade e gastronomia. Minhas origens maranhenses pouco me influenciaram, pois saí de lá quando bebê. Mas fui criada por um pai português, militar, que serviu na guerra de Moçambique, muito rígido e cheio de histórias para contar. Minha mãe, natalense, traz para a minha formação vivências mais regionais, principalmente na gastronomia, pois ela dá cursos inclusive, de culinária potiguar, além de estar ligada diretamente com o turismo da minha cidade. Minha terra tem muitos lugares lindos e um sol intenso, o ano inteiro,  que acaba moldando a nossa criação, pois tenho que adaptar a maioria das criações para a realidade ensolarada da minha cidade”, explica.

11898925_1694992267388975_1017236039003236833_n Jéssica com as suas criações <3

O irmão dela é estilista e foi o maior responsável pela paixão por moda: “O meu interesse por moda surgiu aos 10, 11 anos, por influência do meu irmão, que era estilista das Lojas Riachuelo e sempre levava croquis para fazer em casa e os que sobravam, ou os que saiam errados, ele me dava para colorir. Eu adorava!”.

Depois do desfile do SENAI Brasil Fashion ela está com tudo! Só vi elogios ao trabalho de Jéssica e não tenho dúvidas de que é só o início de uma carreira brilhante!

Planos para o futuro?

“Tenho planos de acabar a faculdade, com um TCC que foque em moda, ou até mesmo figurino. Também pretendo continuar a me aperfeiçoar com os cursos mais específicos do SENAI da minha cidade e fazer a pós graduação do Senai Cetiqt, ao mesmo tempo que ingresso no mestrado em Artes Cênicas com foco em figurino, ou na de Design de Moda em outro estado, já que aqui em Natal ainda não existe. Pretendo ainda dar aulas no SENAI-CM, de modo que todo o conhecimento que adquiri ao longo desses 4 anos retornem para o SENAI, meu segundo lar, como forma de retribuição. É falar de realização de sonhos e acima de tudo, que todos são capazes”

Alguém duvida que ela vai realizar muito mais? 🙂

3
  • Compartilhe  →

“Férias” em Natal – o que teve?

Posted on

Oi gente! Notaram que eu dei uma sumidinha do blog, né? Mas se você me acompanha no Facebook e no Instagram não ficou sem notícias e ainda acompanhou meus deliciosos dias em Natal 🙂

Coloquei “férias”, assim entre aspas, no título porque não foram férias de verdade. Continuei trabalhando normalmente de lá, já que – graças ao meu bom Deus e à Era Moderna – posso trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que eu tenha meu notebook e um ponto de internet ♥

Depois de passar o Natal e o Reveillon com a minha família, estava com muita saudade deles, da cidade E DA COMIDA. Daí resolvemos (eu e Carlos) dar um pulinho lá pra passar 10 dias comendo a comidinha da casa de mãinha.

Vamos ver o que teve nesses 10 – deliciosos- dias?

Teve almoço de boas vindas com feijão verde, carne de sol, farofa d’água, pirão de leite e suco de cajá! Tudo isso na varanda do Pinterest feita pela minha mamys – também conhecida como O Melhor Lugar do Mundo segundo o Guia Vivane.

almoco almoco2

Teve a minha ilustre pessoa na cozinha aprendendo a fazer feijão verde!

feijao verde E ficou incrível o meu feijão, hein…

Teve Home Office com cenário diferente!

home office

E fui convidada por duas universidades para conversar com os alunos de jornalismo sobre o atual momento da comunicação e como empreender e encontrar seu caminho nesse universo gigante.

Me identifiquei tanto com eles! Muitos com dificuldade de se encontrar no jornalismo “tradicional”,  exatamente como eu tive um dia. Me vi ali uns 10 anos atrás e foi muito gostoso conversar com eles. Eu queria que alguém tivesse me dito “Ei, vai dar tudo certo, você não precisa trabalhar o resto da vida numa TV, fazendo matérias que você não gosta. Você vai encontrar o seu caminho!”

Esse encontro com as turmas de jornalismo me deu ideia para fazer vários posts no blog para essa galera. Sei que tem muita gente jovem e ansiosa como futuro profissional me lendo, então acho que vai ser bacana conversar com eles.

Aqui com os lindos da UNP:

UNP

E aqui com os lindos da UFRN:

UFRN

Também teve intensivão no Camarões, o meu restaurante preferido NO MUNDO. Sério, se você for a Natal um dia, não deixe de ir lá!

Eu fui quatro vezes nos dez dias que passei em Natal kkkkkk

Meu prato preferido? Camarão crocante com crosta de quinoa, acompanhado de risoto de brie com damasco ♥

camaroes

Teve o CLÁSSICO caranguejinho com cerveja – e isso é a coisa que mais me faz falta em São Paulo.

Para todas as outras tem imitações substitutas em SP. Tem restaurante nordestino, tem frutos do mar (ruim, mas tem), tem pseudo tapioca, mas CARANGUEJO nunca vi =/

E POOTAQUEPARIU, como isso é booooooooom!!!!

caranguejo2 caranguejo

Teve Dia dos Pais e aniversário de Painho pertinho dele ♥

painho

Teve muitos churrascos em casa, com destaque para esse churrasco de camarão e lagosta que é especialidade de Painho…

churrasco

E agora tá tendo muita muita muita saudade deles…

painho e mainha Mas também tá tendo muita inspiração para trabalhar e viver essa cidade louca e deliciosa que é São Paulo! Dez dias foram mais do que suficientes para me fazer sentir falta da rotina que temos aqui.

Nosso home office, nosso sofá gigante, as séries na TV, a feirinha gastronômica do bairro, o café da manhã com os velhinhos de Pinheiros na padaria, nosso cinema de rua… E tantas outras coisas que me fazem amar São Paulo.

É isso, gente! Voltei com tudo e o blog voltou também.

Beijos!

 

1
  • Compartilhe  →

Vídeo: Vamos conhecer o Café Salão?

Posted on
Nalva Melo café Salão

Quem mora em Natal certamente já conhece esse espaço incrível no bairro da Ribeira. Mas eu sempre tive vontade de filmar o Nalva Melo Café Salão, para mostrar para o mundo como é incrível esse lugar!

Imagine um prédio histórico no centro da cidade, construído na década de 40, que viu a chegada dos americanos durante a II Guerra, o crescimento da cidade, o deslocamento do eixo comercial e o abandono da Ribeira. Imagine que essa construção não só resistiu à passagem do tempo e ao abandono do bairrro, como também se reinventou e ganhou um espaço muito especial, que une beleza, moda, cultura, arte e boemia.

Demais, né?

Eu já conheci coisas incríveis por esse mundão, mas nunca encontrei um espaço assim tão especial como o Café Salão de Nalva Melo.

Quando você for a Natal, não deixe de conhecer! Por enquanto você pode começar a paquerar esse lugar gracinha dando play no vídeo:

O salão fica na Av Duque de Caxias, 110, Ribeira.

PS.: Como eu sei que muitas cacheadas lêem o blog, vale ressaltar que Nalva é muito boa em cortar cabelos cacheados! E mesmo quando a gente quer uma escova (como a minha que vocês viram no vídeo) ela faz essas escova modelada bem cacheadinha que a gente ama ♥

6
  • Compartilhe  →

Com açúcar com afeto: 4 docerias fofas para conhecer em Natal ♥

Posted on

Se tem uma coisa que eu fiz nesse mês que passei em Natal foi comer. A hashtag #comidaémelhorqueamor trabalhou pesado no meu Instagram. E uma coisa que notei – e aproveitei – foi o surgimento de várias docerias fofinhas na cidade.

São pâtisseries que surgiram no último ano e têm uma estética bem particular. Elas fazem a gente se sentir dentro do filme Marie Antoinette, mostrando que a Cidade do Sol se rendeu ao estilo francês de saborear doces que são tão lindos quanto gostosos.

E aí tive a ideia de fazer um post com 4 docerias que conheci, gostei e acho que valem a visita. Vamos lá?

Jolie Patisserie 

Jolie Patisserie

Vou começar pelo meu xodó, que é a Jolie Pâtisserie. Gente, absolutamente TUDO desse lugar é delicioso. Conheci Carol, a moça  que faz esses doces, no ano passado, quando meu namorado encomendou um naked cake para me dar de presente de aniversário. Esse naked lindo aqui fez tanto sucesso que até hoje – quase um ano depois – as pessoas falam dele.

Na época, ela só fazia os doces sob encomenda. Mas as pessoas se apaixonaram tanto pelas coisas que ela fazia, que ela abriu uma doceria. A Jolie fica em Petrópolis, num espaço pequenino e aconchegante. Um papel de parede fofo, decoração com um arzinho retrô e sempre uma música francesa tocando. Uma graça!

É um ótimo lugar para ir tomar um café, comer um doce e deixar a vida passar. Sentar nas mesinhas e jogar conversa fora, ou fazer uma reunião de trabalho. É um ambiente gostoso demais. E os doces então… Só digo uma coisa: passaria a minha vida inteira me alimentando do naked cake com recheio de baunilha e frutas vermelhas  ♥

Jolie Patisserie

Jolie Patisserie

Jolie Patisserie

Jolie Patisserie

_MG_3832

_MG_3835

Fica na rua Trairi, 538.

Facebook: Facebook.com/joliepatisserienatal

Instagram: @joliepatisserienatal

 

Bocaditos Doceria e Café

Bocaditos Doceria e café

Esse lugar foi um presente da minha amiga Ulyana, que vivia falando o quanto era deliciosa a Bocaditos. Quase que eu não conseguia ir conhecer, porque eles ficaram de férias durante quase todo o período em que estive em Natal. Mas no fim deu certo e eu consegui ir lá provar as delícias.

O lugar é lindo! A decoração é bem colorida, com detalhes fofos e cheios de personalidade. A doceria pertence a um casal, ela brasileira e ele argentino (acho) e dá pra ver que eles fazem tudo com muito amor. São eles que cozinham, atendem as pessoas e explicam com a maior atenção o que é cada um daqueles doces lindos.

Assim como a Jolie, tem um quê diferente nos doces. As massas, as texturas, os sabores, não são nada comuns. Você come e na hora sabe que jamais vai conseguir reproduzir aquilo em casa kkkkk.

Recomendo fortemente o bolo de leite ninho e o mil folhas tropical, viu?

mil folhas Tropical

_MG_4372

cupcake de churros Bocaditos

vitrine Bocaditos

Fica no Dunnas Shopping, na Av. Roberto Freire.

Facebook: Facebook.com/bocaditosnatal

Instagram @bocaditosnatal

 

Tutti Mac

Tutti Mac

A Tutti Mac é uma casa especializada em macarons. Eu não sou muito apaixonada por esse tipo de doce. Gosto, mas prefiro outras texturas e sabores.  Mas todo mundo que eu conheço AMA e se derrete pelos macarons da Tutti Mac.  Meu namorado por exemplo, curtiu mais os Tutti Mac do que os Ladurée, daí vocês tiram que o negócio é bom merrrrrmo hehehehe.

Além dos macarons eles servem outros doces lá, o que faz a visita valer a pena mesmo para quem não é grande fã da iguaria francesa. O lugar é lindo, todo “azul tiffany” e eles servem café também.

Eu indico os sanduichinhos de macarons, que vêm recheados com morango, chocolate ou o que você quiser – e deixam o docinho muito mais interessante.

t1 _MG_3865 _MG_3866 _MG_3879

Fica na Rodrigues Alves, 595

Facebook: não tem

Instagram: @Tutti_Mac

 

Caroli Douces

Caroli Douces Natal Foto: reprodução Instagram @carolidouces (Como o ambiente lá é um pouco escuro, não consegui uma foto muito boa do lugar e peguei do Instagram deles)

Essa é uma doceria que reproduz os “hits” das redes sociais. Bolo de churros, Grand Gâteau (aquela sobremesa do Paris 6 que tem um picolé Magnum) e aquela bola de chocolate que derrete e tem um brownie com sorvete dentro.

Essa aqui ó:

Pelo que entendi da história, a dona fazia doces sob encomenda e tinha um Instagram com muitos seguidores. Sentindo a demanda, ela abriu um espaço fixo, que está sendo um grande sucesso. Todo mundo na cidade fala dessa bola de calorias que derrete e revela mais calorias ainda lá dentro rs

Deu pra notar que eles são bem antenados. Mal surge uma gordice nova nas redes sociais, eles já colocam no cardápio. Como eu trabalho com mídias sociais e marketing digital, isso foi o que mais me chamou atenção no lugar, mas os doces também são bons, claro 😉

O meu preferido? O mil folhas com recheio de leite condensado!

c1 Foto: reprodução Instagram @carolidouces _MG_4212 _MG_4216

 Fica na Rua São José, 1250

Facebook: Facebook.com/pages/Caroli-Douces/476498539104524

Instagram: @carolidouces

 

E vocês? Conhecem mais uma doceria delícia para incluir no roteiro? Fala aí nos comentários! 😀

 

PS: Todas as fotos utilizadas nesse post foram feitas pela equipe do Salto Agulha, exceto quando sinalizado o contrário. As imagens podem ser reproduzidas, desde que se dê os devidos créditos. Obrigada!

 

13
  • Compartilhe  →

Looks de Réveillon na Clarim

Posted on

Meninas, estou em  terras potiguares! Que delícia 😀

E aproveitei, claro, para ir ver as novidades lá na Clarim e fotografar umas sugestões de looks de Réveillon para postar aqui no blog. Escolhi vestidos que, além de lindos, podem ser muito usados depois do ano novo (ninguém merece roupa que a gente só usa uma vez., né?).

Comecei com uns branquinhas e depois peguei uns mais coloridos. Amei todas as peças e mais ainda os precinhos deles. Quem deixou o look de Réveillon para última hora ou está querendo uns vestidinhos de verão, vai ser muito feliz lá na Clarim 😉

_DSC0755

_DSC0757

_DSC0651

_DSC0633

_DSC0656

_DSC0560

_DSC0592

_DSC0621

_DSC0714

_DSC0718

_DSC0828

_DSC0832

_DSC0869

_DSC0912

_DSC0901

_DSC0786

_DSC0792

E aí, vai escolher qual deles?

As duas lojas Clarim abrem na segunda 30/12  (das 9h às 19h) e na terça dia 31/12 (das 9h às 15h).

Ainda dá tempo de ficar linda pro ano novo! 🙂

 

Clarim Cidade Jardim:

Av. Gustavo Guedes, 1937, Cid. Jardim.

Fone:3343-3595

 

Clarim Salgado Filho:

Av. Sen. Salgado Filho, 1653, Lagoa Nova.

Fone:3302-6024

 

 

publi

 

 

7
  • Compartilhe  →