Vamos falar de preto?*

Posted on
  • Compartilhe  →

* Esse texto foi escrito originalmente para a minha coluna na Revista Versailles, mas não foi aprovado e troquei por outro. Como fala de dúvidas bem comuns, que chegam todos os dias na minha caixa de emails, resolvi publicar aqui no blog 🙂

Vamos falar de preto?

Eu até tinha planejado falar sobre um assunto totalmente diferente nesta coluna. Estava lá o texto rabiscado, inacabado, deadline gritando e eu esperando um fio de inspiração para terminar de escrever. Mas nesse meio tempo aconteceu uma coisa inusitada, como que orquestrada para que eu mudasse o assunto da coluna: o mundo inteiro começou a me fazer perguntas sobre o vestido preto e seus “códigos sociais”.

Primeiro foi no twitter, quando várias mocinhas me perguntaram se “já estava liberado” usar preto em casamento. Depois foi uma amiga que ligou para saber “até quantos quilos a pessoa pode parecer mais magra usando preto”. E na mesma semana, num consultório médico, uma moça ruiva cheia de sardas puxa conversa: “você é consultora de moda, né? Vi uma entrevista sua na TV e sempre leio seu blog. Será que você poderia me tirar algumas dúvidas?”. Deixei de lado o despeito por causa do cabelo incrivelmente lindo que só as ruivas naturais tem, e fui solícita em conversar com ela sobre as dúvidas. A maior delas? Se poderia usar preto num batizado, ou se ficaria “parecendo que errou de cerimônia e estava indo a um velório”.

Olha gente, o preto há muito tempo venceu as barreiras do luto. Da mesma forma que o branco também se libertou do rótulo de “roupa de réveillon”. Hoje é totalmente possível, aceitável e elegante, usar preto nas mais diversas ocasiões.

Charlotte, elegante e corretíssima para subir ao altar como madrinha da amiga Carrie Bradshaw

Em relação ao casamento não há problema nenhum em ir de preto. A melhor maneira de escolher o traje é seguir a orientação dos noivos. Se no convite não há restrição em relação ao uso do preto, tá liberado! Algumas mulheres ficam mais inseguras ainda em usar preto quando são madrinhas. Isso é uma grande bobagem, pois a cor já tem passe livre até mesmo no altar. Lembram de Charlotte vestindo um modelo Zac Posen deslumbrante para o casamento de Carrie em ‘Sex and The City’? Pena que a cerimônia teve um fim trágico antes mesmo de começar (spoiler!), mas a culpa não foi do preto! Um noivo mal escolhido causa muito mais estrago que uma simples cor. Ah, e ainda no assunto “casamento” , é sempre bom lembrar que o branco, nessa ocasião, é vetado. É cor exclusiva da noiva.

Sobre a velha história de que preto emagrece, eu digo que as cores escuras – quando bem utilizadas – podem afinar UM POUCO a silhueta, mas nada radical ao ponto de você ficar “aparentemente 5 kg mais magra”. O que emagrece é comer bem e se exercitar. O resto é papo furado. Se o preto tivesse esse poder emagrecedor, não existira viúva gorda, né?

Preto em batizado? Não vejo problema algum. O único ponto negativo seria, se a cerimônia for de dia e ao ar livre, o calor. Mas se a roupa tem um tecido leve, e combinada com acessórios, cabelo e maquiagem delicados, tá tudo certo.

O espaço aqui é pequeno, e sei que o universo de dúvidas é bem grande. Então se você tem mais perguntas a gente pode continuar o papo por email, ok? Te espero no contato@gladisvivane.com

Comentários

Comentários

4 Comments

  1. Ana Rochele says:

    Adorei! hahahahaha

  2. Ana Carolina Tavares says:

    Não deixo meu pretinho por nada rsrsrs

  3. Michelle Lisboa Anders says:

    Pode usar preto em batizado?
    Obrigada pelas dicas ,show ?

  4. Daiane Rodrigues says:

    Que bom que te encontrei… estava morrendo sem saber dessa resposta…

Leave a comment

Your email address will not be published.