4 cacheadas lindas contam como cuidam dos cabelos

Posted on
  • Compartilhe  →

Quem me segue no Instagram viu que desde semana passada eu venho testando coisas novas para cabelos cacheados.

Dia sim e outro também eu posto alguma dica de creme, xampú ou qualquer produtinho que faz bem para os meus cachos (se você é uma cacheada curiosa como eu, me segue lá pra ver o que ando usando. O perfil no Insta é @gladisvivane).

Minha história com o cabelo cacheado é bem parecida com a de (quase) todo mundo: demorei a curtir e aceitar, mas depois que aprendi a cuidar deles amo meus cachinhos. Também gosto de variar o look e de vez em quando me entrego à escova por uns dias. Mas adoro cuidar dos cachos e sigo procurando os melhores produtos e o melhor jeito de arrumá-los.

Sempre falo muito dos meus cabelos por aqui, mas nem todos os cachos são parecidos com os meus, então resolvi chamar quatro meninas cacheadas, com tipos de cachos e de fios totalmente diferentes, para falar aqui sobre os cuidados que elas têm com os cabelos.

São cabelos lindos, que eu sempre admirei e tive vontade de perguntar “ei, o que você usa? Como você cuida?”. Então perguntei e vou dividir as respostas com vocês!

Fiz 4 perguntas para cada uma delas e as respostas vocês acompanham agora. O post é longo, mas dividir experiências é sempre bom, então a leitura tá super gostosa. Cola aí!

Rayssa Melo tem aquele cabelo liiiiindo, que chama atenção. Impossível não ficar olhando para os cachos perfeitinhos dela. Assim que a conheci lembro de ficar me perguntando se ela fazia aquela maravilha com babyliss kkkk. Acho que o tipo de fio dela é bem parecido com o meu, bem fininho. Ela quase sempre está de cahinhos, mas quando faz escova o cabelo também fica incrível (sortuda versátil!). Vamos saber mais sobre o cabelón dela?

1 – Sempre usou o cabelo cacheado ou demorou para fazer as pazes com ele? Como foi esse processo?

Sempre usei e amo os cachos. Acho que eles “enfeitam” mais o rosto e dão um ar de descontração que eu adoro! Tanto uso, que sem os cachos tenho a sensação de ser “menos eu”. Rs…

2-      Que produtos costuma usar?

No dia a dia, uso produtos simples, dos comprados em supermercado mesmo. Shampoo, condicionador e creme para pentear (leave in) da Pantene. Uma vez a cada 15 dias, uso uma máscara hidratante também da Pantene. E só. De vez em quando, no salão, faço massagens com produtos especiais, mas só de vez em quando.

3-      Que cuidados especiais você tem com os cachos? Lava com que frequência? Tem algum “jeitinho” pra secar? 

Gosto dos cachos porque são práticos. Fora os cortes (a cada 2 meses aproximadamente) para tirar as pontas ressecadas, já que nos cabelos cacheados as pontas geralmente ressecam mais, e as lavagens dia sim, dia não, faço uma hidratação a cada 15 dias aproximadamente. Fora isso, não há nada de muito especial. Os meus cachos ficam mais bonitos quando secam naturalmente. Portanto, lavo bem os cabelos, tiro o excesso da água com uma toalha, passo um pouco de creme para pentear (mais do meio para as pontas) amassando os cabelos e deixo secar naturalmente. Esse é o melhor “jeitinho” para os meus cachos ficarem naturais, como eu gosto.

4-      Alguma dica especial ou um segredinho para compartilhar? 

Apenas uma dica às cacheadas: usem seus cachos! Fora isso, nada de especial! 😉

Ellen Paes é jornalista, trabalhou comigo numa emissora de TV em Natal e quando eu a conheci, muito tempo atrás, usava um cabelão liso enoooorme. Fiquei bem surpresa quando a reecontrei depois, com uns cachinhos bem lindos! A história dela já é diferente da história da Rayssa. Ela passou por muitos processos até fazer as pazes com os cachos, por isso o processo dela pode servir de inspiração para muitas meninas que estão tentando se livrar da progressiva. Força, meninas! Sigam o exemplo da Ellen! Ah, e hoje ela é repórter de TV no Rio de Janeiro e aparece de boa na telinha com o cabelo natural, toda linda. Muito legal essa quebra da imposição velada da escova às jornalistas de TV, coisa que não tem O MENOR cabimento.

1- Sempre usou o cabelo cacheado ou demorou para fazer as pazes com ele? Como foi esse processo?

A palavra é essa: processo. Sou negra (um pouco desbotada, ok! rs) e passei a vida vendo minha mãe, igualmente negra, alisando o cabelo, assim como minhas tias, primas e etc. Enfim, nossa cultura sempre foi eurocêntrica e o padrão de beleza sabido, até hoje, é o da mulher caucasiana, pele rosada, e cabelos lisos. Então eu fui submetida à química muito cedo na minha vida por insistência minha que sofria com os apelidinhos jocosos ao meu cabelo na escola.

Comecei a alisar com uns 11/12 anos mais ou menos. E mantive ele alisado até os 27, tendo passado por vários tipos de química diferentes – incluindo a escova definitiva, por último. Nos anos que mantive a definitiva, de início, eu gostava muito. Mas sabemos que depois de um tempo o resultado não permanece natural (porque não é!). E aí eu meio que fiquei escrava de escova, chapinhas e afins. Bem, porque estou contando isso? Porque eu sempre gostei de mudanças e a química não me permitia muitos cortes diferentes e mais modernos. Sentia que meu cabelo não combinava com a minha personalidade, mas não tinha coragem de assumir os cachos porque nem sabia como eles eram e tinha receio de ficar medonho.

Mas então veio a gravidez não planejada e eu já estava com aquela raiz por retocar. Foi aí que vi a oportunidade de me livrar daquela escravidão. E foi o que fiz. Parei de alisar, cortei ele na altura da nuca e o mantive na escova até quando deu para disfarçar a raiz natural. Depois que a minha filha nasceu, com uma raiz que já atingia um palmo mais ou menos e sem o menor tempo para escova (mal tinha tempo de tomar um banho mais longo!), então me rendi às tesouras. Cortei ele bem curtinho, pedi pra cabeleireira tirar todo o alisado. E então eu vi que tinha cachos, MUITOS cachos. Mas demorou pra eu aprender a lidar com eles, já que viviam oprimidos pelo secador e pela chapinha.

Fui aprendendo a cuidar e deixá-los livres pra tomarem forma. Hoje, quando quero mudar, faço uma escova pra sair da rotina (e a escova fica até mais bonita por ele estar virgem). Mas isso só acontece umas duas vezes por ano, em festas especiais como casamento. Esse ano ainda não fiz nenhuma, nem lembro disso. Além de não ter muito tempo (vida de mãe solteira que trabalha fora…), também desabituei. Curto bastante o visual formal com cabelos rebeldes. Até hoje, três anos depois de assumidos, usar meu cabelo assumidíssimo ainda é um redescobrimento diário e um alimento pra autoestima: a coisa de me amar exatamente pelo que sou – depois de tantos anos de vida.

2- Que produtos costuma usar?
Pois é. Nessa onda de “liberdade total”, eu acabei me descuidado um pouco da cabeleira. Eu costumava usar produtos da linha Absolut Repair da Loréal e cheguei a testar alguns leave-ins pra cachos super caros e recomendados por sites e outras pessoas, mas no fim, com o orçamento pesado pós-separação e toda uma demanda econômica que só uma criança de três anos numa cidade como o Rio de Janeiro pode proporcionar, eu acabei deixando o cabelo bem longe das prioridades financeiras. O que uso é o que se se encontra em qualquer farmácia ou supermercado e varia bastante. Dessas linhas mais populares gosto bastante da Pantene, incluindo o leave-in. Acho que o fato dele estar totalmente virgem também ajuda. E o bolso agradece.
 
3- Que cuidados especiais você tem com os cachos? Lava com que frequência? Tem algum “jeitinho” pra secar? 
Então, como falei, estou bem relapsa com meus cachos. Eu não faço uma hidratação num salão há quase um ano. Devo nesse meio tempo ter feito uma ou duas hidratações caseiras. Mas lavar, eu lavo pouco quando está frio. Como meu cabelo tem tendência a ressecar e cachos precisam de uma certa oleosidade pra ficarem bonitos, no frio, eu costumo lavar duas ou três vezes por semana. No verão não dá né? Eu lavo quase todo dia, mas não uso shampoo todo dia pra não tirar a oleosidade natural. Então eu molho, uso condicionador massageando-os da raiz às pontas e seco eles normalmente. Penteio usando leave-in e amassando até ficar em um formato que me agrada. Não demora muito, pois o que ajuda bastante o cabelo cacheado é o corte.
4- Alguma dica especial ou um segredinho para compartilhar?
Anotem aí: o segredo é o corte! Descobri que os cachos podem ser lindos, mas se o corte não for bacana, eles não ficam legais. E os melhores cortes são aqueles em camadas, repicados e/ou com pontas assimétricas. Resumindo: quanto menos careta for o corte do cacheado, mais bonito fica. E quanto mais inteirão, mais cafona. Isso porque os cachos não formam direito, ficando com aparência pesada. Penso que se é pra ter cachos, é pra dar liberdade pra eles. A natureza e beleza do cacheado é ser rebelde. Domadinhos demais eu não acho que ficam interessantes. Fica meio infantil, tipo apresentadora-mirim Maysa. Mas nada contra: há quem goste. No fim, o importante mesmo é o cabelo estar condizente com a sua personalidade e fazer você se sentir bem consigo mesma. E se é do jeito que ele nasceu, melhor ainda 😉
Elisa Elsie também é jornalista (só azamiga de profissão hahaha) e fotógrafa. O cachos dela me chamaram atenção desde a primeira vez que a vi. São aqueles cachinhos super naturais, que já transparecem que a pessoa tem uma boa relação com o cabelo. Tem cara de cabelo natural, que nunca foi maltratado por alisamento.

1- Sempre usou o cabelo cacheado ou demorou para fazer as pazes com ele? Como foi esse processo?

Sempre usei o cabelo cacheado, na verdade, nunca fiz nenhum tipo de tratamento, nem mesmo relaxamento. Tive uma transição na adolescência complicada, não tinha paciência com o cabelo e resolvi cortar bem curto para não ter nem de pentear. Isso durou uns cinco anos. O tempo passou e fui aprendendo a lidar cada vez melhor com meu cabelo.

2- Que produtos costuma usar?

Não uso nada muito específico, mas sempre tento comprar produtos para cabelos cacheados ou ressecados. Uso shampoo e condicionador de supermercado mesmo, geralmente Dove ou Pantene. No ultimo mês tenho usado creme de pentear com umas gotinhas de um óleo da Loreal com o cabelo ainda úmido e estou gostando do resultado. Uma vez por semana uso creme de tratamento, mas às vezes a correria da rotina me faz esquecer.

3- Que cuidados especiais você tem com os cachos? Lava com que frequência? Tem algum “jeitinho” pra secar? 

Tento cortar o cabelo a cada três meses e faço luzes duas vezes por ano lá em Nalva Melo. Meu cabelo é muito fino e evito descolorir com frequência. Lavo um dia sim e um dia não, mas preciso molhar todo dia para que os cachos fiquem soltos e bem formados. Uso bastante água para ter certeza que o creme de pentear saiu todo no banho. Quando quero mudar, faço escova em casa mesmo e às vezes coloco bobes, daqueles bem grandes, só para deixar os cachos mais abertos e escovo bem a franja.

4- Alguma dica especial ou um segredinho para compartilhar?

Para arrumar o cabelo nos dias de correria, passo creme de pentear somente nas pontas e seco com difusor a parte de trás, depois com a escova, seco a franja, uso chapinha e modelo novamente com a escova [só a franja]. Como geralmente faço o cabelo antes da maquiagem, prendo a franja com grampos grandes para o lado contrario do caimento e só solto só na hora de sair mesmo.

Gardênia Alves é modelo e tem um cabelo incrível, que faz a alegria de qualquer cabeleireiro. É longo, cacheado, tem balanço, tem volume… a moça é quase uma propaganda de xampú ambulante hahahaha. Sério, ela é a modelo mais linda com quem já trabalhei na minha época de produtora de moda. E grande parte da beleza dela vem desse cabelo incrível. Por isso Gardência também foi intimada a dividir os segredos desses cachos com a gente!

1- Sempre usou o cabelo cacheado ou demorou para fazer as pazes com ele? Como foi esse processo?

Sempre usei cacheado, minha mãe nunca me deixou alisar pois eu sou a única da família com cachinhos! Mas quando eu era pequena meu sonho era ser loira do cabelo liso para poder jogar ele de lado sem bagunçar hahaha, eu não gostava do meu cabelo até por que não sabia como usa-lo, achava que sem volume e molhado era o “arrumado” (quando vejo as fotos, aiinn). Mas foi o tempo que me mostrou que a “juba de leão” é o maior charme e que os meus cachos têm a ver também com a minha personalidade e agora quanto mais bagunçado, melhor!

2- Que produtos costuma usar?

Eu estou sempre provando novos produtos, mas o que estou usando atualmente é o da Redken, nunca tinha provado antes mas estou amando! Eu uso também Seda, Pantene, Éh e adoro usar os de produtos de criança – além do cheirinho acho que define os cachos!

3- Que cuidados especiais você tem com os cachos? Lava com que frequência? Tem algum “jeitinho” pra secar?

Eu lavo de dois em dois dias, e uso sempre um pente com os “dentes” largos e tento sempre desembaraçar de baixo para cima. Deixo ele secar naturalmente, mas quando preciso sair e quero que eles fiquem mais definidos uso o difusor.

4- Alguma dica especial ou um segredinho para compartilhar?

Meu segredinho para definir melhor é pentear no banho na hora que passo o condicionador eu aproveito para desembaraçar os fios e depois deixo eles secarem ao natural. Sempre dá certo!


E aí meninas, gostaram das dicas? 😉

Comentários

Comentários

20 Comments

  1. Ana Morena says:

    Rayssa. Sempre achei ela lindíssima e com um cabelo que sempre quis ter um igual. Acho lindo, lindo, lindo.

    Eu só fiz as pazes com o meu de 2008 pra cá. Primeiro acertei o corte (concordo com o que a Ellen falou, o segredo é corte) e segundo acertei a cor. Acertei = achei um estilo que eu acho bonito em mim, lógico. Faz uns anos, inclusive, que quem corta meu cabelo sou eu.

    Tô achando que vou comprar a linha pantene pq todo mundo indicou. Que coisa não? E eu gastando horrores com Absolut Repair, se der certo, afe. Deus é pai. Adorei o post. :*

    1. MANUELLE MOREIRA says:

      DÁ UMA OLHADINHA NO MEU BLOG

  2. Layana says:

    Parabéns pelo post. Realmente cada cabelo cacheado é de um jeito. Ótimo ver histórias reais, cabelos reais. somos bombardeadas por lisos o tempo todo e quando aparece cacheadas na Tv são produzidos a base de babyliss com quilos de mousse, ou afro, que é outro departamento.

  3. Sarah Lira says:

    Super curti o post, cada cachinho tem seu segredo!!! Também uso Pantene, vários cabeleireiros indicam ele por ser um produto de baixo custo que dá resultado. Preciso acertar num leave-in!!!

  4. Priscylla Miranda says:

    Estou amando seus cachos, Gladis! Vi dia desses no instagram e fiquei impressionada. Tá lindão mesmo. Queria ter coragem para assumir os meus! Vou aproveitar a gravidez e tentar também kkkk

  5. Riane Brito says:

    Quase perdi as esperanças de ver alguma convidada de cabelos longos, mas no fim a Gardênia Alves salvou 😀 Ainda não testei o pantene mas será minha próxima aquisição. Alguém você já ouviu falar sobre fitagem? É uma técnica bem simples, que deixa os cachos per-fei-itos. Joga no google e testa depois, dá um trabalhinho, mas vale à pena. 🙂

  6. Khrystal says:

    Adorei,lindas cacheadas!
    Lendo que algumas escovam o cabelo pra “mudar de cara um pouquinho”(com todo direito) lembro que as vezes que escovei minha juba NINGUÉM gostou 🙁 . E eu achava divertido poder mudar um pouco até pq liso mesmo ele não fica..rsrs só um pouco mais quieto. mas diante de tanta rejeição nunca mais me atrevi..mas, nossa.. eu AMO meus cachos!
    Na verdade,tenho trocado de produtos sempre e sempre são os de supermercado mesmo ou daquelas lojinhas de cosméticos da Avenida Rio Branco.e esse Pantene ainda não testei,vou até procurar.
    Uma vez por mês (as vezes esqueço) compro um abacate (sim,a fruta), jogo na panelinha,amasso com o garfo até virar papinha e jogo um pouco de máscara daquelas de deixar 5min bem poderosa(gosto das que tem Manteiga de Karité) e misturo bem. é um minutinho de fogo e cinco no cabelo (espera esfriar se estiver quente demais..rs) . depois é só lavar,passar um leave-in (com emoliente,meus cachos AMAM). Gosto de tirar o excesso de água com a toalha e depois ao natural.
    no dia a dia é borrifador de água e máscara finalizadora ou leave-in. lavagem com shampoo 3x por semana.desembaraçar,só no banho com um creminho emoliente e com pente de dentes bem largos.
    Sei não,na minha juba dá certo! digo sei não pq realmente cada cacheada tem seus truques.Amigas cacheadas já me indicaram produtos que no meu cabelo não funcionou e vice-versa.tem que sair testando até descobrir o seu “kit sobrevivência” ou sua “mandinga com as frutas” ideal. Muitas vezes é o shampoo de uma marca,o condicionador da outra,o leave-in da outra..e por aí vai.
    Gladis,seu cabelo está INCRÍVEL.cachos desenhadinhos e a cor está liiiiinda!!
    Essas mechas quando não são bem feitas,fica Uó demais.as suas são as mais bonitas q já vi.
    Me indique o seu cabeleireiro daqui de Natal..Cê fez com ele,né?

    Bjos Querida
    K

  7. Ana Morena says:

    Inclusive Gladis (lá vem eu de novo, a polícia da foto, ahahahah) aquela foto que vc postou do seu cabelo cacheadinho é mil vezes mais linda e mais parecida com vc do que a dessa moça aí em cima da página, que eu não sei nem quem é. AHAHAHAHAHAHAH

    Vc briga comigo, mas não quero nem saber, me meto mesmo… ahahahah 🙂

  8. jaqueline campos says:

    Adorei a entrevista com a ellen paes to na mesma transição agora!!!!!!!!!!!e meio sem identidade depois de tanto tempo alisando to meio perdida, mas decidi e vou voltar aos meus cachinhos!!!!!!!!!

    1. Ellen Paes says:

      Jaqueline, força na peruca!!!

      1. jaqueline campos says:

        OBRIGADO ELLEN….

  9. Amandinha says:

    Adorei as dicas!

  10. Rita Barros says:

    Sou cacheada e vou começar a usar/testar Pantene. Todas indicaram. Uso Schwarzkopf( shampoo..condicionador…hidratação e sealed ends) …..o bolso vai agradecer. Cabelos liindooss!! Adoreii todos.
    ahh…resolvi me assumir ha 2meses. 😀

  11. Agda Lima says:

    Nossa adorei as dicas, até pq sou cacheada assumida haha

  12. Emanuela says:

    Adorei! Assumi os cachos há quase um ano. Nunca usei química, sempre era bem teimosa quanto a isso (no máximo, só a selagem), mas sempre tive o cabelo comprido e deixa amarrado (às vezes eu molhava e amarrava, fico pensando no crime que cometi estes anos todos…). Mas no ano passado, antes de ir ao casamento de uma tia minha, minha cabeleireira inventou de deixar meu cabelo bem curto, acima do ombro… e estou amando! Uma dica que deixo também (que aprendi com minhas amigas) é deixar a raiz do cabelo mais alta, ajuda a definir bem os cachos. Quanto aos produtos, uso shampoo e condicionador da Tresemme e creme de pentear e máscara da hidratação da L’Óreal.
    Obrigada pelas dicas!

  13. Lívia says:

    Gladis,

    Sempre amo suas dicas e ja rodei aqui em Natal procurando esse creme Amend e realmente não existe mais. A nova versão é um verde mas não sei se é igual, acho ele muito fino, pouco consistente e acaba deixando um aspecto oleoso nos cachos.

    Aguardo mais experiências com algum baratex… Hehehe

    Beijos

    1. Gladis Vivane Gladis Vivane says:

      Poxa, que pena Lívia. Eu realmente amo esse creme e tinha esperanças de que não tivesse mudado a fórumula =/ Vou procurar mais opções baratinhas então hehehe bjs!

  14. Camila de Paula says:

    Gente, achar esse blog hoje está me fazendo ficar acesa, sendo que trabalho cedo amanhã. Não consigo acreditar que demorei tanto para achá-la, Gladis Vivane! Meu cabelo é cacheado e também tenho história para contar dele… se tenho! Bom, vamos ao motivo da minha maior emoção: trocar experiências. Também amo o absolut repair, principalmente agora que começei uma história de trabalho com a L’Oreal, começei agora trabalhar com vendas paralelamente ao meu trabalho, mas já usava antes. Só nunca apostei no absolut control, que o pessoal interno diz tanto que casaria lindamente comigo e eu fico lá no fundo pensando: “mas será?” Controlar meus rulitos? Mas estava pensando em experimentar, pode ser que apenas abra os cachos. Só queria muito ouvir a opinião de uma cacheada antes. O fato é que tenho percebido que continuar usando cremes que estimulem tanto os cachos (como o curl intense da morocanoil ou o blablabla da Tigi, maravilhosos!) não está fazendo mais tanto sucesso, depois que fiz uma botox leve recentemente percebi que eles são lindos, porém um grau a menos em intensidade, se é que me entende. Mas morro de medo de uma química me tornar “lisa” novamente, por isso penso em apostar em redutores de volume sem químicas, como tratamentos. Aí voltei a pensar no absolut control. Pode chegar o maior expert do mundo e me falar que é bom, mas só confio em outra cacheada mesmo. As cacheadas se entendem. Por isso queria saber, alguém já usou algo da linha absolut control???
    *Jusuis, post testemunho de vida! Só queria saber se o produto vale p gente…

  15. MANUELLE MOREIRA says:

    OI VIVANE CV É MUITO LINDA E AS QUATROS AQUI DE CIMA TAMBÉM SEU BLOG É MUITO INTERESSANTE,COMO VC É CACHEADA QUER DAR UMA OLHADINHA NO MEU BLOG ? BJS DA MANU
    http://cacheadaperfeita.blogspot.com.br/

  16. Assumir os cabelos cacheados é um ato de liberdade – Perto, distante says:

    […] um post sobre cacheadas (esse aqui) fiquei refletindo em como a gente tenta de tudo para se encaixar nos padrões de beleza e negamos […]

  17. Claudiia says:

    prupo para cacheadas no whatsapo quem quiser add seu numero

Leave a comment

Your email address will not be published.