As jóias de Salvador Dalí

Posted on
  • Compartilhe  →

Você sabia que além do pintor genial e maior representande do surrealismo, o espanhol Salvador Dalí também expressou sua arte através da moda e da joalheria?

Na moda, ele teve como grande parceira a estilista italiana Elsa Schiaparelli. Dizem as más línguas da época, que ela era inimiga mortal de Chanel.  Basta olhar o estilo das duas, para entender a possível desavença. Uma era o extremo oposto da outra. Uma dama que vestia Chanel, provavelmente odiaria o estilo de Schiaparelli, e vice-versa. Fato é que a italiana entrou para a história da moda com suas criações extravagantes, inspiradas nos movimentos artísticos, principalmente o surrealismo de Dalí. E juntos eles criaram várias peças, como o famoso chapéu em forma de sapato. Mas a história de Dalí e Schiaparelli é muito mais vasta, e rende um outro post.

Esse aqui é pra mostrar o trabalho do mestre do surrealismo, na joalheria. Planejo esse post desde o ano passado, quando vi algumas das criações de Dalí no museu de Roterdam, na Holanda. Mas não achava na net as fotos das jóias para postar. Até que encontei algumas nesse site.

broche Ruby Lips, meu preferido

Dali começou a se aventurar como criador por volta de 1938. Ele fazia questão de escolher pessoalmente todas as gemas que seriam usadas, não só pela qualidade e cor, mas sim pelos sentimentos que as pedras causavam no pintor. Os temas das peças eram similares ao de suas pinturas: religião, mitologia, natureza e surrealismo. O trabalho de ourivesaria era executado pelas mãos do espanhol erradicado em Nova York, Carlos Alemany, o qual tinha o dom de capturar a visão do pintor de suas telas e transformá-las em lindas peças“. (Trecho retirado de http://daslu.com.br/conteudo.php?cat_id=119&materia_id=10495)

O rubi era a gema preferida de Dalí. Um das peças mais famosas dele (e por acaso a minha preferida) é o broche Ruby lips, feito em rubi e pérolas. Ele também transformava em jóias algumas de suas esculturas famosas, como o Space elephant, que virou broche em ouro.

Não é fantástico quando um artista consegue se expressar através de tantas formas distintas? Separei mais jóias para vocês conferirem na galeria abaixo:

[nggallery id=11]

Comentários

Comentários

6 Comments

  1. Márcia Pompei says:

    Adorei esse post. Parabéns ao Salto Agulha. Sou designer de joias, administro uma escola de Joalheria em São Paulo e o portal Joia e Arte além de blogs e matérias. É muito bom ver gente competente abrindo os olhos para a joalheria contemporânea e expondo trabalhos como os desse gênio/mestre Salvador Dali.
    Sucesso para vocês e continuem assim.
    Márcia Pompei.

  2. Fernanda Pereira says:

    Gladis,
    A senhorita cada vez se supera nos textos e histórias.
    Ótimo faro jornalistico viu! No meio de tanto conteúdo online… você consegue se destacar com informações diferenciadas.
    Adoooro Dali e essas joias são glamurosas.
    Bjos

  3. Meire says:

    Oi Gladis 😉
    E eu conheci o seu blog através do Blog do Fialho. Além de lindo, muito interessante. E depois eu cheguei aqui pelo Google pesquisando sobre os esmaltes da Big, tentando ver onde vende em Natal, heheheheh ! Beijos!

  4. Deyse Joyce says:

    Amei,nao sabia dessa historia rsrs!!!!As joias sao um charme…

    Amei seu blog e to seguindo!!!

    Da uma passada no meu se quiser seguir ficarei muito feliz!!!!

    http://deysejoyceblog.blogspot.com/

    Bjins

  5. Thaís Nascimento says:

    Incrível! Adorei aquele do olho, me lembra um olho grego, é pra lembrar mesmo ou eu que tô delirando? hauahauh

  6. Estampas alternativas « Salto Agulha says:

    […] É uma estampa muito fofa, que dá uma cara divertida ao look e isso é ótimo. Moda quando vem com bom humor é muito mais interessante. Eu amo a estampa de boquinhas porque me lembra a jóia dos meus sonhos, que é esse broche de Salvador Dalí. […]

Leave a comment

Your email address will not be published.