Dia desses descobri um livro de Clarice Lispector que não conhecia, e que mostra um outro lado da escritora.
Clarice Lispector – Só Para Mulheres, traz uma coletânea de textos só de assuntos “de mulherzinha”. Moda, beleza, decoração, etiqueta, sedução, receitas – e tem um quê de auto-ajuda, ou daquela melhor amiga que é boa de dar conselhos, rs.
Os quase 300 textos que compõem a obra, foram produzidos nas décadas de 1950 e 1960, parte deles sob os pseudônimos de Teresa Quadros e Helen Palmer, que Clarice utilizava para escrever nos jornais Comício e Correio da Manhã. Os outros textos, são os que ela escrevia como ghost-writer da atriz e modelo Ilka Soares para o Diário da Noite.
Algumas dicas e conselhos estão um pouco ultrapassados. É o caso de “truques para engomar anáguas” (se você nem sabe o que é uma anágua, corre e pergunta pra sua avó!). Mas outros são daqueles que escutamos da nossa mãe, tia ou avó, e valem pra vida toda! Segue um trechinho:
“Sejam vocês mesmas! Estudem cuidadosamente o que há de positivo ou negativo na sua pessoa e tirem partido disso. A mulher inteligente tira partido até dos pontos negativos. Uma boca demasiadamente rasgada, uns olhos pequenos, um nariz não muito correto podem servir para marcar o seu tipo e torná-lo mais atraente. Desde que seja seu mesmo.”

Além do mais, é interessantíssimo ver o que importava para as mulheres algumas décadas atrás. Como eram os padrões de beleza e de comportamento, e como elegância sempre foi uma condição atemporal, que nunca dependeu de poder nem de dinheiro. Ou você é fina, ou senta e chora que isso ninguém pode comprar!
Ah! tem o livro pra vender, em promoção, aqui.
Ainda não vi esse. Mas ela tem um outro, Correio Feminino.. que é fantástico.
Ah Jussara, não conheço esse. Vou procurar…
=)
Clarice é atemporal em toda a sua obra. Neste livro mostra sua visão sobre a família, casamento, amor, lar. Conselhos maravilhosos que cativam o leitor (homem ou mulher) e nos aproximam do mundo desta mulher que marcou a literatura.