Começando uma biblioteca de moda

Posted on
  • Compartilhe  →

Esse post foi um pedido da Cynthia, do Up Fashionista (sorry pelo atraso, gatan!), mas acho que vai servir pra muita gente. Ela me pediu uma dica de livro de moda, para quem quer começar a montar sua biblioteca sobre o tema.

Antes de tudo, é importante lembrar que para se informar sobre moda, é interessante ler livros de arte, cinema, arquitetura, design, história … A moda é uma área de conhecimento que está intimamente ligada a outros assuntos. Além disso, dentro do universo de livros que tem a moda como foco principal, ainda há as subdivisões: livros técnicos, biografias, histórias de marcas, livros de ilustrações e fotografias, de história…

Como eu nunca fiz uma graduação em moda (para quem não sabe, minha formação é em comunicação), sempre procurei aprender sozinha, através das minhas leituras. O resultado disso é que tenho uma mini biblicoteca até bem farta sobre o tema, mas que ainda precisa crescer muito!

E foi difícil escolher somente um livro para quem quer começar, então escolhi três. São bem diferentes entre si. Vou falar um pouco de cada, e aí dependendo do que vocês estão querendo, fazem a sua escolha.

1- Moda do Século (Fraçoise Baudot)

Escrito pelo francês François Baudotque é colaborador da revista Elle e autor de vários títulos sobre moda – esse livro traz um resumo de tudo que aconteceu de importante na moda do séxulo XX – da Belle Époque ao fim dos anos 90. É muito gostoso de ler porque os capítulos são divididos por décadas, então é também ótimo para pesquisas rápidas. Ao final de cada capítulo, tem fotos das peças que foram ícones da década, e das celebridades que marcaram época, e cujo estilo ficou famoso. Tem também um resumo da história dos mais importantes estilistas do século, e fotos incríveis. Super indico começar a biblioteca por ele!

2- As 100 mais (Nina Garcia)

Esse é um livro bem leve, muito de mulherzinha. Ganhei de presente da minha amiga Nalva Melo. Trata-se de uma lista com 100 coisas que toda mulher deve ter no closet. E a relação vai de pretinho básico a BlackBerry (foi nesse livro que descobri o termo “crackberry” que as americanas usam para descrever o vício em BlackBerry hahaha). Muita coisa da lista atinge cifras em dólares que não cabem no nosso orçamento, mas é ótimo para conhecer a história de peças clássicas. Vocês sabiam, por exemplo, que são necessário dois anos para se fazer um único lenço Hermès??? Essa é uma atração à parte do livro. Sobre cada clássico do guarda-roupas, ele traz uma informação curiosa. E diz também onde é fabricada a melhor camisa branca do mundo, o melhor mocassim, o melhor jeans… Ah! e tem ilustrações muito fofas. Para saber mais, visite o blog http://as100mais.blogspot.com/

3 – Histórias da Moda (Didier Grumbach)

Esse já é um livro mais “sério”. Escrito pelo presidente da Federação Francesa da Costura e da Câmara Sindical da Alta-costura da França, foi publicado lá em 1993. Recentemente o livro foi atualizado pelo autor especialmente para a edição brasileira, que aqui é editada pela CosacNaify (como quase todos os bons livros de moda). A obra conta a história de várias marcas e estilistas, mostrando como conseguiram projeção no mundo da moda. Tem uma parte muito esclarecedora sobre a origem do ofício de costureiro (até o século XVII as mulheres eram impedidas de ter tal título) e esmiuça o surgimento da alta costura. Mas mesmo sendo mais detalhista e com textos mais longos, a leitura não chega a cansar. Os temas são muito interessantes, e tem muitas curiosidades. Também está entre os meus favoritos!

Então escolham o seu, e boa leitura!

Ah, e espero dicas de livros de vocês aí nos comentários, ok?

Comentários

Comentários

1 Comments

  1. CynthiaGermanna says:

    Valeu Gladis, quando pesquisei sobre livros, me indicaram também o Império do Efêmero. Fiquei bem interessada nele e no primeiro que você citou. O da Nina Garcia acho que não é só para quem se interessa por moda, mas serve muito bem como um manual de instrução para toda mulher de como se vestir, e saber o que está usando.

    Adorei o post e mais uma vez, muito obrigada 🙂

Leave a comment

Your email address will not be published.