Como pintar uma parede listrada

Posted on
  • Compartilhe  →

parede listrada como fazer No último sábado eu pintei essa parede listrada em casa e prometi mostrar o passo a passo aqui no blog.

Quando pensei em fazer essas listras, todo mundo recomendou comprar papel de parede e me disse que não ia ficar perfeito. Mas a gente não pode ter medo de tentar, né?   E eu tentei, deu super certo, e ainda economizei uma grana boa!

Não tem muito segredo! Eu nunca tinha pintado nada na vida e foi trabquilíssimo. Se eu consegui, vai por mim amigue, você também consegue com cinco passos simples:

1 – O primeiro é escolher a cor da tinta. Eu queria um rosa forte porque achei que daria um efeito legal com o sofá roxo e a penteadeira amarela. Fui em uma loja de material de construção e escolhi a cor numa tabela. Daí eles fazem a tinta na hora e paguei R$ 37,00 pela latinha que deu para pintar a parede inteira e ainda sobrou. Essas cores mais diferentes nunca tem prontas na loja, tem que mandar fazer nesse esquema.

parede listrada na sala

A minha escolhida foi a cor Rosa Choque da Suvinil. No site deles dá pra ver todas as cores e fazer simulações com elas.

2 – Depois escolhi a largura das faixas. Uma parte da parede já estava branca e eu só teria que pintar as coloridas. Escolhi faixas grossas porque gosto do efeito e também porque fica mais fácil pintar.

Medi a parede e dividi por 8, porque seriam 4 faixas brancas e 4 faixas cor de rosa. O cálculo me deu a largura das faixas: 32cm, sendo que a última faixa ficou mais fina um pouco (imperceptível). Fiz um esboço no computador para ver como ia ficar:

parede listrada E depois foi só marcar com fita crepe.

– A parte da marcação pode ser um pouco complicada se você descobrir – assim como eu – que as paredes do seu apartamento são completamente tortas 🙁

Ao invés de nivelar as faixas pelo teto, nivelei pela porta, já que o teto era MUITO torto. De toda forma é bom usar um nível para ver se as linhas estão certinhas. Para quem não sabe, o iPhone tem um nível, no lugar onde tem a bússola, que serve muito bem pra isso 🙂

Eu usei fita crepe normal para marcar a parede, mas a 3M tem uma fita especial para isso. É essa azul aqui ó. Lembre-se de proteger portas, rodapés, teto e a parede vizinha que não será pintada. Passe fita em tuuuuudo pra não sujar!

– Depois de feitas as marcações é só pintar a parede! Usei um rolo médio e um pincel. Aqui tem um segredinho para as linhas ficarem retinhas e a tinta não escorrer para baixo da fita: Pinte o centro das linhas com o rolo, mas use um pincel pequeno para pintar as bordas. E NÃO faça movimentos contínuos de vai e vem com esse pincel pequeno. Pincele levando a tinta da fita para a faixa a ser pintada e nunca o contrário. Assim você evita que a tinta vaze para baixo da fita:

passo a passo parede e listras

5 – Passe a primeira demão, espere 30 minutos e passe a segunda. Depois é só tirar a fita, com a tinta ainda fresca para não descascar. A vantagem de usar essa tinta que a gente manda fazer é que ela é à base de água. Isso quer dizer que é super fácil de limpar se você errar alguma coisa e que é mais fácil ainda na hora de tirar a fita.

Como ela é à base água, ela não “quebra” e não arranca pedaço. Pode tirar a fita sem medo! Mas, se você usar qualquer outra tinta pode ter problemas na hora de tirar a fita, então é bom usar uma superfície rígida (uma régua por exemplo) colocando-a em cima da parte pintada na hora de puxar a fita.

Se ainda assim não deu pra entender tudo, dá o play nesse vídeo e acompanha o nosso passo a passo! 😀

PS: Pode parecer que eu sou ALOKA do celular, que para tudo o tempo todo pra pegar o telefone. Mas é que quando postei a foto do início da parede, choveram comentários e eu fico maluca se não respondo todo mundo! kkkkkk Foi por uma boa causa.

E aí, aprovaram a parede? 😀

Comentários

Comentários

10 Comments

  1. maria fernanda says:

    cara, ficou outra parede, né?! dá muita diferença. eu não costumo ser fã de rosa, mas essa cartela de cores ficou linda!
    (e sua sala é grandona! pelo insta parecia menorzinha rs)
    tô adorando os vídeos \o/

    1. Gladis Vivane Gladis Vivane says:

      Obrigada, Maria fernanda! To amando fazer esses posts de decoração 😀

  2. Silvia says:

    Ficou lindaaa!! Eu ainda colocava um azul turquesa junto. Aloka das cores…

    1. Gladis Vivane Gladis Vivane says:

      Tem uma estante azul turquesa pra chegar, Silvia! <3

  3. Megg says:

    Nossa, Gladis! Amei essa parede… E esse sofá.. E essa penteadeira!! Tudo lindo! Adoro essas misturinhas tb! Gosto de casa com cor, da mistura do moderno com vintage! Não aguento essas decorações de casa sem alma, tudo bege, blé! kkkkkkk Vou dar uma sugestão, mas é só pitaco, tá? Já pensou em colocar uns quadrinhos com moldura preta nessa parede listrada para fazer um contraste? Acho q ficaria lindo! Bjosss http://www.fashionland.net.br

    1. Gladis Vivane Gladis Vivane says:

      Que bom que gostou Megg! Menina, eu pensei viu em misturar quadros com molduras pretas e brancas na parede listrada. Mas eu tenho umas molduras do antigo quarto para aproveitar e elas são todas coloridas. Acho que vou coloridas mesmo por enquanto =)

  4. Soraia says:

    A parede ficou linda! O processo cuidadosamente explicado. Amei o vídeo. bjus

  5. Régis says:

    Ficou linda a parede, parabéns aos dois.
    Amei o vídeo e a cor. Beijos.

  6. Larissa Gomes says:

    Funciona da mesma forma se a parede for rosa e eu quiser fazer listras brancas?

  7. Retrospectiva 2015 – Os melhores posts do blog! | Salto Agulha says:

    […] Março foi um mês muito especial porque marcou o momento em que eu voltei das férias e comecei a arrumar a minha #casadopinterest. Chegamos (eu e Carlos) ao ap vazio, que tinha somente cama, uma cômoda e a minha penteadeira. Montamos TUDO do zero e nunca imaginei que – ao fim do ano- estaria com a casa quase toda completa! Uma das primeiras coisas que fizemos foi pintar essa parede listrada que é o meu xodó! Eu queria p… […]

Leave a comment

Your email address will not be published.