De-ses-pe-ro*

Posted on
  • Compartilhe  →

*crônica originalmente publicada na Revista Versailles 17.

“Só conhece o real significado da palavra desespero, a noiva que, já na porta da igreja, derramou uma taça de vinho tinto no vestido”. Tenho uma amiga que adora repetir essa sentença. E o faz com muita propriedade, já que essa mini-tragédia aconteceu de fato com ela.

Eis que a moça estava já na escadaria da igreja, embrulhada num vestido branco alvíssimo. Era “a noiva mais linda do mundo”, porque todas as noivas o são. Um vestido de festa é, quase sempre, uma paixão na vida “modísitica”de uma mulher. O vestido de noiva é O grande amor da vida dela. Para a minha amiga, a história de amor com o vestido tinha mais tempo que a história de amor com o noivo. O namoro nem havia começado, quando ela encontrou e comprou o que definia como “o vestido de noiva mais incrível do mundo”. Nós achamos uma atitude completamente insana, mas, dois anos depois da compra – e um ano após encontrar o noivo – ela estava ali, prestes a entrar na igreja. Mais cedo, havia trocado o tradicional champagne que é servido durante o banho de espuma do “dia da noiva”, por um belo tinto seco – sua bebida preferida. Uma das moças do cerimonial manteve a garrafa e uma tacinha sempre à vista. A noiva estava nervosa pelo Grande Dia, e tinha, digamos, uma quedinha pelo álcool. Minutos antes de dizer o Sim, quis sorver um último gole – para entrar na igreja mais relaxada. Pronto! no instante seguinte o vestido exibia uma imensa mancha roxa. De-ses-pe-ro. O momento Heleninha Roitman custou caro.

Não deu tempo nem de chorar o vinho derramado. A moça do cerimonial colocou a noiva pra dentro da igreja dizendo “não sujou muito, nem dá pra ver direito”, e ela casou assim mesmo.

Dava para ver direito. E mais: ninguém conseguia olhar para outra coisa durante a cerimônia. Nem o padre.

O jeito foi pedir ao fotógrafo que imprimisse todas as fotos do casamento em preto e branco. A ausência de cor disfarçava um pouco a “estampa” indesejada no vestido.

Depois desse episódio, a noiva – agora esposa- trocou de bebida predileta, e planeja uma nova festa matrimonial. O objetivo é fazer muitos registros fotográficos coloridos, para compensar a overdose de preto e branco do primeiro evento. O problema é que o marido não está nem um pouco a fim de fazer (e gastar) tudo de novo. O melhor acordo que ela conseguiu foi a promessa de uma nova festa quando o casal estiver comemorando bodas de prata. Até lá é aguardar, tentar se manter jovem para as fotografias, e cuidar para que não entre vinho tinto na comemoração.

Serão 25 anos de espera. Pensando nisso ela se desespera. Mas lembra que desespero não é a palavra adequada. Desespero mesmo, vocês sabem o que é.

Crédito da imagem: GettyImages

Comentários

Comentários

6 Comments

  1. Fernanda says:

    A-m-e-i o seu texto!! 🙂

  2. Ana Morena says:

    Excelente, Gladis!

  3. Mag says:

    ahahahah
    Isso é que é desespero e trauma!
    O meu é de não conseguir entrar mais no meu vestido (e só faz dois anos). kkkk
    Muito bom o texto!

  4. Angelina Cavalcante says:

    Que história “teatral”, daria um ótimo espetáculo… Conto bacana, pelo menos ao que me parece o desespero foi só uma taça de vinho tinto no vestido branco, pior seria descobrir que escolheu o noivo errado! E depois dessa a noiva vai ter dois casamentos, e consequentemente dois vestidos brancos puríssimos e lindíssimos. Desejo que ela tenha mais sorte no próximo. 🙂

  5. Eliane says:

    Morri de pena da noiva, imaginando a cena, pior que o meu: minha mãe pensou que tinha perdido a aliança que eu tinha deixado pra ela entregar ao cerimonial, antes de ir pro salão, passei mais de uma hora no carro sem saber de nada, mas estranhando a demora, cheguei a pensar que meu marido tinha desistido! Depois do casório foi que ela contou tudo, que voltou em casa DESESPERADA imaginando onde teria colocado a bendita aliança até que encontrou no bolso da blusa que ela vestia na hora que saí. Porém, adorei o texto, parece filme de comédia!

Leave a comment

Your email address will not be published.