Tá lindo de se ver esse boom de projetos colaborativos que têm aparecido ultimamente. Acho que a gente está num momento muito importante da vida em sociedade. Estamos acordando para novas maneira de consumir, de agir e de ser social.
Uma das ações mais bacanas entre tanta coisa legal que tenho visto por aí é a ‘The Street Store’, que vai ter uma edição em Natal no próximo dia 19/09.
O projeto ‘The Street Store’ foi criado em janeiro de 2014, na Cidade do Cabo, na África do Sul, com o objetivo de oferecer dignidade às pessoas em situação de rua, dando-lhes a oportunidade de escolher suas próprias roupas, em uma loja onde as peças são de graça e de livre aquisição.
Como a falta de moradia é um problema global, os fundadores resolveram compartilhar esse modelo de ação social para que qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, pudesse levar a loja de rua para a sua cidade.
O projeto já aconteceu em centenas de cidades ao redor do mundo (Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Gana, Honduras, Índia, México, Noruega, Reino Unido e Senegal). Aqui no Brasil já teve em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Em algumas cidades o evento já teve duas edições.
E agora o projeto chega a Natal!
A iniciativa é de um grupo de amigos que se interessou pelo tema e resolveu organizar a The Street Store Natal. Rafaela Teixeira de Aguiar é uma arquiteta natalense, que viu o vídeo do projeto gringo e teve a ideia de trazê-lo para a capital potiguar. Ela se reuniu com amigos e eles criaram o Grupo Bem Vestir – uma organização de amigos interessados em fazer o bem.
“O Grupo Bem Vestir surgiu a partir da visualização do vídeo oficial do The Street Store em uma rede social, que despertou meu interesse em convidar pessoas amigas para formarmos um grupo e realizar o The Street Store em Natal. Prontamente o grupo foi formado e passou a chamar-se “Bem Vestir”, nome que associa o ideal de fazer o bem à oportunidade de vestir com dignidade a população em situação de rua. Somos oito integrantes, profissionais de diferentes áreas (arquitetas, economista, secretária executiva e administradores) e apenas um com experiência em voluntariado”, conta Rafaela.
Há alguns meses eles estão se organizando e recolhendo doações para montar a loja. A resposta das pessoas ao projeto foi ótima e eles conseguiram arrecadar muita coisa. Como o evento já é dia 19, já foram encerrados quase todos os postos de arrecadação, ficando somente o da Lavanderia Primavera da Av. Jaguarari (em frente ao cond. Green Woods), que vai recolher doações até o próximo sábado, dia 12/09.
No momento, a maior necessidade é de roupas, sapatos e acessórios MASCULINOS, pois estima-se que cerca de 80% da população de rua de Natal seja formada por homens. Lençóis e materiais de higiene pessoal também são bem-vindos!
Vamos ajudar? Lembrem-se que tem que ser até sábado!
E na semana que vem, no dia 19/09, será montada a loja na calçada da Rua Açu, no quarteirão entre a Av. Deodoro da Fonseca e a Rua Floriano Peixoto (calçada da Catedral Metropolitana de Natal).
O projeto é lindo! Não é uma simples doação. É muito interessante o fato de que as pessoas vão poder escolher o que levar – um hábito tão simples e corriqueiro para nós, mas que não está acessível a uma grande parcela da nossa sociedade.
Para mais informações:
Evento no Facebook The Street Store Natal (vai lá e confirma presença! 😉 )
Facebook do Projeto The Street Store Mundial
0 Comments