Imagem: Daqui.
A maioria das cacheadas conhece bem o ciclo de beleza dos cachos: no dia que você lava o cabelo ele fica uma farofa, no dia seguinte ele define mais um pouco e do terceiro dia em diante o cabelo começa a ficar belo, com cachos definidos e você é, finalmente, a diva dos caracóis.
Isso quer dizer que, se você tem um evento importante no sábado e quer que seu cabelo esteja lindo, é bom lavá-lo na quinta-feira ou até antes. E se o evento aparece de última hora? Putz, não dá pra se programar. Se for no dia da lavagem seu cabelo estará uma bosta. Fato.
Difícil, né? Mas você sabe porque isso acontece?
A maioria dos xampus possui na composição sulfatos muito agressivos para o cabelo (o lauryl sulfato de sódio é o mais comum. Olhe o rótulo do seu xampu e, provavelmente, ele estará lá). Os sulfatos são os responsáveis por aquela espuma fofa e gostosa que a gente adora ficar esfregando nos cabelos durante longos banhos. Para a maioria das pessoas, espuma é sinônimo de limpeza, mas o que a gente está fazendo mesmo é retirando toda a proteção natural do nosso cabelo.
Junto com a sujeira do dia a dia, o sulfato remove também a pouca oleosidade natural que o cabelo cacheado consegue juntar. Por isso o aspecto do cacheado é tão ruim logo após a lavagem.
Os fios lisos têm mais facilidade de fazer a oleosidade chegar às pontas, por isso sofrem menos com o sulfato, mas podem também se beneficiar muito do Low Poo. Até mesmo os cabelos oleosos podem ser dar muito bem com o Low. Porque muitas vezes você lava tanta o cabelo para frear a oleosidade, que acontece o efeito contrário: o cabelo passa a produzir mais óleo para “compensar” o que você está retirando com tanta frequência.
A História das técnicas Low e No Poo
Low Poo significa ‘pouca espuma’ e No Poo significa ‘sem espuma’. Ou seja, na rotina Low você lava o cabelo com higienizadores que contém agentes limpantes menos agressivos do que o sulfato, ou até mesmo xampus com sulfatos mais leves. Para que o cabelo não fique oleoso, você tem que parar de usar também cremes que tenham parafina, óleo mineral e vaselina na composição. Eles são petrolatos, ou seja, derivados do petróleo e somente o sulfato consegue retirar essas subtâncias do cabelo. Entre uma lavagem e outra você pode fazer um “co-wash”, que é passar só condicionar no cabelo. O condicionador, desde que não tenha petrolatos, vai ajudar a limpar parcialmente o cabelo e assim você vai mantendo os fios bonitos até a próxima lavagem.
Já na rotina No, você deve abolir completamente o uso de xampus. Para isso, você tem que abolir, além dos petrolatos, os silicones! Lembre-se: você não vai usar xampu de nenhum tipo, nem os mais “leves”. Por isso, nada pode pesar no cabelo. O co-wash é importantíssimo no No Poo, pois você praticamente só higieniza o cabelo com ele. Além disso tem técnicas de limpeza com bicarbonato e outros agentes naturais.
Ambas as técnicas foram criadas pela cabeleireira americana Lorraine Massey, autora do livro Curly Girl. É claro que ela é uma cacheada e as rotinas são resultados de anos aprendendo a lidar com o próprio cabelo.
Depois que ela percebeu como agiam os sulfatos e os petrolatos nos fios, ela passou a cuidar dos cabelos com produtos mais naturais e acabou criando – em parceira com um brasileiro – a Deva Curl.
Hoje a Deva não é a única empresa a produzir cosméticos liberados para No e Low. Na verdade, quase todas as marcas têm alguma coisa que dá pra usar nas rotinas. Você só precisa aprender a ler os rótulos.
A minha experiência com o Low Poo
Essas duas fotos são do tempo em que eu estava fazendo Low . A de cima é do dia que finalizava com leave-in da Ouidad e a de baixo no day after, sem nada.
Eu nunca fiz No Poo, mas fiz Low durante algum tempo e achei muito legal. Parei porque quero usar e testar todos os cremes do mundo e sofria quando lançavam um creme não liberado e eu queria usar hahahah.
Mas eu cometi um erro grave: fiquei viciada em tudo que dizia respeito ao Low e queria fazer/testar tudo. Para isso lavava o cabelo direto… Para fazer aquela umectação que eu li, para testar um xampu novo sem sulfato… E assim meu cacho foi ficando mais aberto, de um jeito que eu não gostava muito.
Basicamente, antes de conhecer a técnica eu já fazia sem saber. Lavava o cabelo com um bálsamo da linha Absolut Repair da L’Oreal e usava o creme para pentear da mesma linha (também liberado). Só lavava o cabelo uma ou duas vezes por semana. Nos outros dias só passava condicionador para desembaraçar e era tudo lindo. Fazia isso desde criança, pois minha mãe sempre lavou meu cabelo pouquíssimo e usava bastante condicionador. Deveria ter continuado assim, mas fiquei aloka das coisas de cabelo e a resposta dos meus fios não foi muito boa.
De toda forma eu acho muito bacana a rotina Low, porque deixa o cabelo respirar, abre espaço para você tratar o seu fio de verdade e o cacheado vai ficar bem mais bonito com o tempo. Só não vá fazer como eu e querer fazer tudo ao mesmo tempo!
Como começar?
Para começar a fazer Low Poo você precisa lavar o cabelo com um xampu com sulfato, para retirar todos os resíduos de parafina. Daí em diante, você usar só condicionadores, máscaras e leave-ins liberados – e tá tudo certo.
Para fazer No Poo eu recomendo que você passe um tempo fazendo Low Poo para se acostumar, ir aprendendo a ler os rótulos direitinho e depois passe para No.
Como entender os rótulos?
No começo parece difícil, mas com o tempo você se acostuma. Nos xampus você deve procurar pela palavra sulfato, que pode ter varias grafias diferentes, mas é bem fácil de identificar. Nos cremes, todos que têm escrito “parafina” na composição são proibidos. Muitos têm “Paraffinum”, que é uma grafia diferente mas super fácil de entender, né? Fuja também dos que tiverem alguma coisa parecida com vaselina, petrolato e óleo mineral.
Essa tabela do blog Cacheia é muito prática. Salvei no celular e sempre dava uma olhada quando ia comprar um produto novo:
Quais produtos usar?
Eu tenho até bastante produtos liberadas para Low, mas vou confessar que não uso nem a metade. Minha rotina diária continua resumindo-se (há muitos anos) ao leave-in Absolut Repair – Amor verdadeiro amor eterno ♥
Mas você vai precisar basicamente de um xampu sem sulfato, um condicionador sem petrolato e um leave-in também sem petrolato ou derivados. Gosto muito do xampu oro Argan. Máscara eu estou usando a RMC azul da Amend por causa das luzes (ela é reconstrutora). Para fazer co-wash uso Yamasterol. E para finalizar, o Absolut.
No mais, fiquei fã das umectações com óelos naturais. Óleo de coco e azeite fazem milagre pelo cabelo e deixam qualquer tratamento caro de salão no chinelo! Mas isso é assunto para outro post 😉
Resumindo:
A lógica é muito simples: Os sulfatos agridem o cabelo, logo temos que para de usá-los —> Mas os sulfatos também são os únicos que conseguem retirar dos fios um monte de coisa que a gente joga neles, como condicionadores e leave-ins cheios de petrolatos —-> Se a gente parar de usar sulfato e não parar de usar petrolato os fios vão ficar oleosos, pesados e pegajosos —> Então temos que parar de encher o cabelo de petrolato e aí sim podemos parar de usar sulfato. Sacou?
Low Po: Usa shampoo sem sulfato, não pode usar petrolatos (óleo mineral, parafina e vaselina). No Poo: Não usa xampu nenhum, higieniza o cabelo com condicionador, bicarbonado de sódio e outras soluções “naturais”, não pode usar petrolatos nem silicone!
😉
Se tiverem dúvidas sobre o Low Poo é só perguntar aí nos comentários. E se eu falei alguma besteira, me corrijam. Não sou expert nas técnicas, apenas uma usuária curiosa 😀
[…] Faz tempo que não posto look por aqui, né? Aliás, fazia tempo que não postava nada – o jejum foi quebrado com o post de ontem, sobre as rotinas No Poo e Low Poo. […]
Amiga, você sabe que meu cabelo é o oposto do seu. Liso e sem um pingo de volume. Mas por incrível que pareça, o tratamento também funciona. Sempre tive uma relação difícil com os xampus por que a maioria dos vendidos no mercado é indicado aos cabelos com volume. Ou seja, para quem quer anti frizz, o que não é meu caso. Geralmente tem poucas opções para hidratar e principalmente dar volume/corpo a cabelos finos e oleosos. Comecei a usar um antiaging, claro, a fibra também envelhece e fica mais fina. Mas eis que ouvi falar aqui no seu blog pela primeira vez e resolvi quebrar o preconceito/ignorância do creme x cabelo oleoso. Experimentei usar um xampu anti resíduo no primeiro dia, no segundo aguentei sem lavar, no terceiro lavei o cabelo com um condicionador diluído em água substituindo o xampu, e a mágica aconteceu. Sem óleo, solto, com brilho e volume . Incrível! Agora me resta garimpar no mercado produtos que possa comprar com frequência, por que até agora só consegui encontrar duas linhas: Feito no Brasil e aquele velho e antigo Yamasterol. O que você recomendaria?
Cinthia, tenta essa linha Oro Argan! Ela é ótima!
Eu sou doida pra fazer Low Poo, mas ainda to cheia de produto em casa que nem sei se dão certo com a técnica, precisaria jogar tudo fora pra começar de novo e eu tenho tanta coisa que só quando tudo for acabando que vou comprando os novos, masssssss, que shampoos usar? Eu sei que sem sulfato porém sou lesa e preciso de indicações. hahaha Dessa lista que tá na sua foto eu uso óleo de coco pra umectação e a linha nova do absolut repair (shampoo e condicionador). Ajudaeuuuu
Nary, vou fazer listinha de produtos \o/
lindona onde você compra leave in Loreal ???
Priscila, compro em salões de beleza. Bjs!
Oi , Seu site traz bastante idéias sobre como tratar os cabelos cacheados! Vc. já usou alguma coisa da lolla cosmetics?
Bjos
Oi Van, estou usando Lola agora e testando os produtos. Mais pra frente vou falar deles no blog. Bjs!
Oi!!!
Seu cabelo é lindo!!!
Também sou cacheada, e devido as luzes e mechas os cachinhos estão sumindo… Como você cacheia o seu no dia a dia, como difusor ou normal com toalha?
Obrigado!
Olá! Adorei seu site. Meu cabelo é bem parecido com o seu, bem fino e cacheado, mas não consigo definição para meus cachos… Tentei essa técnica do low poo com os produtos da Deva, shampoo low poo, condicionado One Condition e o leave-in. Mas depois de duas os três lavagens, sentia meu cabelo sujo e até meio que coçando. Fiquei triste porque vejo só elogios online sobre essa linha. Será que fiz algo errado?!?
Gladis, um salão que conheça as técnicas em Natal, vc conhece???
Olá. De longe é o blog que melhor explicou sobre a ‘técnica’.
Apesar de buscar informações há quase um mês ainda estava bastante confusa. Obrigada!!!
Agora me sinto segura para comprar meus produtos e iniciar.
[…] A composição dele é bem rica em agentes hidratantes e livre de parafina e silicones – ou seja, liberadíssimo para No Poo e Low Poo! […]
ola bom dia !!
Gostaria muito de saber a cor da tinta loira que vc usou pra fazer as mechas claras, pois o meu tom de cabelo escuro e igual o seu, e queria muito clarear mas tenho medo de ficar na cor laranja, gostei muito das suas dicas pra quem te cabelos cacheados no mais muito obrigado!! bju
ola bom dia !!
Gostaria muito de saber a cor da tinta loira que vc usou pra fazer as mechas claras, pois o meu tom de cabelo escuro e igual o seu, e queria muito clarear mas tenho medo de ficar na cor laranja, gostei muito das suas dicas pra quem te cabelos cacheados no mais muito obrigado!!
[…] famoso do mundo para cacehadas, escrito por Lorraine Massey, a mulher que criou as técnicas de Low Poo e No Poo! Já li a versão gringa, mas preciso ter esse na minha […]
Olá! Primeiramente seu cabelo é nota 1000, parabéns!
Agora tenho uma dúvida …
Queria saber se na técnica low poo, eu posso usar um shampoo sem sulfato, parabenos e etc, e depois usar um condicionador sem esses mesmos componentes químicos na lavagem.
E quanto a finalização, eu ja uso um sem sulfato.
[…] o precinho é sempre mínimo! O renascimento desse clássico se deu junto com o crescimento das técnicas Low Poo e No Poo no Brasil. Como o creme tem fórmula bem simples, sem silicone nem óleo mineral, acabou sendo a base […]
[…] A maior mudança que aconteceu na minha rotina foi eliminar os xampús que contém sulfato e passar a usar higienizadors com agentes limpantes menos agressivos. Para entender isso melhor talvez você queira ler esse post aqui sobre as rotinas Low Poo e No Poo. […]
Olá comecei a fazer o Low Poo , estou na terceira lavagem meus cachos estão bem mais definidos mais muito oleoso e até coçando , o que devo fazer?
[…] box que eu recebi foi a Low Poo, só com produtos liberados para a técnica. (Se você não sabe o que é Low Poo e No Poo, dá uma olhada nesse post aqui). Vieram 3 produtos: 1 shampoo, 1 condicionador e 1 leave-in. Quando você faz o seu cadastro […]
Oi… Comecei a fazer low poo, e estou pesquisando sobre o assunto. Amei a pagina !!! Minha duvida é sobre o tal de higienizador, além do shampoo suave, condicionador e leave in, preciso de um higienizador??? qual marcas você indica? Obrigada.
Oi Aline, o que eu chamo de higienizador é qualquer coisa que limpe o cabelo. Pode ser xampu, pode ser um condicionador pra co-wash… desde que tenha a função de limpar os fios. Se você ja tem o xampu, ok 😉