Não, esse não e um post saudosista cheio de lamentações por estar longe da minha cidade.
Na verdade, eu estou amando São Paulo e tudo que ela está me oferecendo. Mas dia desses me perguntaram o que Natal tinha de mais legal e, ao pensar para responder a pergunta, me veio a ideia desse post.
Em primeiro lugar pensei nas coisas mais óbvias – como beleza natural e a comida deliciosa – mas depois pensei em iniciativas bacanas de pessoas da cidade, serviços, encantos… A ideia era fazer um Top 5, mas veio mais coisa boa e acabou virando um Top 7, ou “As 7 Maravilhas de Natal” 🙂
Nunca imaginei que iria colocar algum tipo de exercício físico em uma lista de coisas das quais gosto/sinto falta. Mas o Aerogym de Viviani Ginani merece estar aqui!
Passei a vida toda tentando – em vão – frequentar academia. Odiava musculação e todas aquelas aulas chatas. Até que um dia fiz uma aula com essa louca e adorei.
As aulas são divertidíssimas e super eficazes. Você faz aeróbico e muscular ao mesmo tempo e ainda morre de rir. Não sei bem explicar o que acontece. Mesmo sem gostar, você se pega depois de uns dias querendo colocar caneleira em casa e ficar fazendo coreografia feito uma doida.
A energia e a empolgação de Vivi são surpreendentes e acabam contagiando você. As aulas são super puxadas e você sente que tá fazendo efeito, vê seu corpo respondendo aos exercícios. Parece que a mulher sabe mesmo onde trabalhar pra você ir virando gostosa em algumas semanas de aula.
Pena que descobri o Aerogym já bem perto da minha mudança pra São Paulo e aproveitei pouco. Mas, se você mora em Natal e quer se exercitar sem a mesmice de uma cademia, vá para o Aerogym.
Agora Vivi está na rua Açu, num espaço novo que nem cheguei a conhecer. Mas a dica é: não importa o lugar, siga essa mulher e faça as aulas dela.
Uma lista de coisas boas de Natal não poderia estar completa sem uma bela praia, né?
E como muitos queridos aqui de São Paulo vão ver esse post como possíveis dicas de coisas a se conhecer na Cidade do Sol, incluí a praia de Galos na minha seleção.
Esqueça a óbvia Ponta Negra e a super exposta Pipa. Galos é um paraíso. Não é exatamente em Natal, mas é bem pertinho. Um lugar lindo, ainda pouco explorado, cheio de gente querida e hospitaleira.
A paisagem é incrível, o passeio de barco é uma delícia. Fiz um post falando tudo sobre o lugar. Como chegar, onde se hospedar, o que fazer… Tá tudo lá.
É a minha praia preferida no RN e vai ser a sua também se você for lá.
Olha, eu rodo o mundo e não encontro um lugar como o Café Salão de Nalva Melo!
Em cada país, cada cidade, cada buraco que eu visito procuro um lugar assim e, sinceramente, nunca vi nem parecido.
É uma mistura de salão de beleza, galeria de arte, bar e café. Fica localizado num prédio histórico (o piso inclusive é o original), no bairro mais antigo da cidade e tem uma decoração retrô linda.
Sempre tem música boa tocando e é o único salão de beleza da cidade onde você corta o cabelo tomando uma cerveja bem gelada.
O lugar começou com um sonho da dona – a incrível Nalva Melo – que não queria só cortar cabelos, queria promover arte junto com a beleza. E hoje é o lugar mais descolado de Natal. Além disso, só pra completar, Nalva é uma bruxinha dos pinceis, arrasa muito na maquiagem e faz a melhor escova do mundo.
Se você não conhece, tá perdendo muito!
Ah, Natal e essas mulheres maravilhosas, empreendedoras da beleza!
Está na minha lista também o HairSize, um método que otimiza serviços e torna os salões de beleza sustentáveis. A técnica foi desenvolvida em Natal, por Fabiana Gondim, e está sendo aplicada em salões do Brasil inteiro.
Fabiana é uma figura incrível. Empreendedora, inteligente, criativa… Sou muito fã. O método que ela criou controla e reduz ao mínimo a quantidade de produto químico que é usada no salão. Isso gera economia para a empresa, reduz a quantidade de resíduo jogada fora e evita expor as clientes ao excesso de química.
Desde que passei a pintar o meu cabelo usando o Hair Size meu fio é outro! Já falei muito sobre o método aqui quando saí do ruivo para o loiro. Dê uma lida e se encante também
Tenho muito orgulho dessa minha amiga que está tornando os salões de beleza do Brasil sustentáveis. E fico muito feliz em ver que a iniciativa veio da minha cidade e que hoje o RN é referência no assunto!
E chegamos à melhor dica de Natal: o restaurante Camarões!
É simplesmente o melhor restaurante do mundo. Taí outra coisa que eu procuro em toda cidade que visito e nunca vi nada que chegasse nem perto.
Eu chego a um lugar, saio para conhecer o melhor da culinária local e quando faço a comparação é inevitável pensar “não ganha do Camarões”. E assim eu persigo um restaurante melhor no mundo e ainda não encontrei.
Existem restaurantes mais sofisticados, mais arrumados, mais caros e possivelmente que tenham até pratos mais gostosos (apesar de eu nunca ter achado). Mas a junção de fatores comida boa + atendimento maravilhoso + preço justo + prato que nunca demora a chegar, só vi no Camarões. Eles tem um modelo de negócio incrível, a comida chega mais rápido que um fast food e os garçons estão sempre mega felizes. Tenho a maior curiosidade de saber quanto ganha um garçom do Camarões, porque eles realmente parecem estar amando fazer aquele trabalho.
Meus amigos que vão a Natal como turistas facilmente elegem o Camarões como a melhor coisa da viagem. E depois ficam se lamentando na internet, saudosos da maravilhosa experiência gastronômica.
Então, fica a valiosa dica: Quando forem à Natal se joguem nessa maravilha de lugar.
O cardápio é todo delicioso, mas a foto do post é do meu preferido de lá: peixe com amêndoas e risoto de limão siciliano (!!!!)
Falando em comida, vamos falar nele, o bichinho que me faz querer pegar um avião pra Natal todo domingo: O caranguejo!
Sei que muita gente torce o nariz pra ele e não vê graça em “tanto trabalho para pouca carne”. Mas a pessoa que usa essa argumentação não sabe mesmo comer caranguejo.
É só para os iniciados na arte do quebra patas 😉
Gente, eu AMO caranguejo e era um dos meus programas de domingo preferidos. Aliás, é muito natalense sair com os amigos para comer caranguejo e tomar uma cervejinha no domingo.
Morro de saudade disso. Fico salivando só de olhar pra essa foto (que foi tirada em Pipa, no Caxangá)! Diz a lenda que tem caranguejo aqui na Peixaria na Vila Madela. Vou lá qualquer dia desses e – oremos – que seja verdade!
Se você é do time que curte caranguejo ou quer pelo menos experimentar, dá uma olhada nessa matéria que fiz para a Tribuna do Norte: Na Rota do Caranguejo.
E se vai a Natal turistar, faça como os natalenses e deguste um belo caranguejo no côco!
E finalmente chegamos ao fim da minha lista, com o lugar que está no topo das 7 maravilhas: O sítio de voinha ♥
Esse não é todo mundo que vai poder conhecer, mas se você for meu amigo eu posso pensar em te levar lá =P
É um lugar lindo, cheio de verde, de árvores carregadas de frutinhas, de flores e de fofurinhas cultivadas pela minha avó. Ela tem um amor gigante pelo lugar e adora receber gente lá.
É um cantinho colorido, cheio de paz e que eu aproveitava bem pouco quando estava em Natal. Mas hoje me dá uma saudade daquelas que marejam os óim.
É a maior maravilha da minha cidade, o cantinho lindo da minha avó mais linda ainda 🙂
—-❀—-
E vocês, que lugares incluiriam na lista de maravilhas natalenses?