As 7 maravilhas de natal

Posted on

Não, esse não e um post saudosista cheio de lamentações por estar longe da minha cidade.

Na verdade, eu estou amando São Paulo e tudo que ela está me oferecendo. Mas dia desses me perguntaram o que Natal tinha de mais legal e, ao pensar para responder a pergunta, me veio a ideia desse post.

Em primeiro lugar pensei nas coisas mais óbvias – como beleza natural e a comida deliciosa –  mas depois pensei em iniciativas bacanas de pessoas da cidade, serviços, encantos… A ideia era fazer um Top 5, mas veio mais coisa boa e acabou virando um Top 7, ou “As 7 Maravilhas de Natal” 🙂

Nunca imaginei que iria colocar algum tipo de exercício físico em uma lista de coisas das quais gosto/sinto falta. Mas o Aerogym de Viviani Ginani merece estar aqui!

Passei a vida toda tentando – em vão – frequentar academia. Odiava musculação e todas aquelas aulas chatas. Até que um dia fiz uma aula com essa louca e adorei.

As aulas são divertidíssimas e super eficazes. Você faz aeróbico e muscular ao mesmo tempo e ainda morre de rir. Não sei bem explicar o que acontece. Mesmo sem gostar, você se pega depois de uns dias querendo colocar caneleira em casa e ficar fazendo coreografia feito uma doida.

A energia e a empolgação de Vivi são surpreendentes e acabam contagiando você. As aulas são super puxadas e você sente que tá fazendo efeito, vê seu corpo respondendo aos exercícios. Parece que a mulher sabe mesmo onde trabalhar pra você ir virando gostosa em algumas semanas de aula.

Pena que descobri o Aerogym já bem perto da minha mudança pra São Paulo e aproveitei pouco. Mas, se você mora em Natal e quer se exercitar sem a mesmice de uma cademia, vá para o Aerogym.

Agora Vivi está na rua Açu, num espaço novo que nem cheguei a conhecer. Mas a dica é: não importa o lugar, siga essa mulher e faça as aulas dela.

Uma lista de coisas boas de Natal não poderia estar completa sem uma bela praia, né?

E como muitos queridos aqui de São Paulo vão ver esse post como possíveis dicas de coisas a se conhecer na Cidade do Sol, incluí a praia de Galos na minha seleção.

Esqueça a óbvia Ponta Negra e a super exposta Pipa. Galos é um paraíso. Não é exatamente em Natal, mas é bem pertinho. Um lugar lindo, ainda pouco explorado, cheio de gente querida e hospitaleira.

A paisagem é incrível, o passeio de barco é uma delícia. Fiz um post falando tudo sobre o lugar. Como chegar, onde se hospedar, o que fazer… Tá tudo lá. 

É a minha praia preferida no RN e vai ser a sua também se você for lá.

Olha, eu rodo o mundo e não encontro um lugar como o Café Salão de Nalva Melo!

Em cada país, cada cidade, cada buraco que eu visito procuro um lugar assim e, sinceramente, nunca vi nem parecido.

É uma mistura de salão de beleza, galeria de arte, bar e café. Fica localizado num prédio histórico (o piso inclusive é o original), no bairro mais antigo da cidade e tem uma decoração retrô linda.

Sempre tem música boa tocando e é o único salão de beleza da cidade onde você corta o cabelo tomando uma cerveja bem gelada.

O lugar começou com um sonho da dona – a incrível Nalva Melo – que não queria só cortar cabelos, queria promover arte junto com a beleza. E hoje é o lugar mais descolado de Natal. Além disso, só pra completar, Nalva é uma bruxinha dos pinceis, arrasa muito na maquiagem e faz a melhor escova do mundo.

Se você não conhece, tá perdendo muito!

Ah, Natal e essas mulheres maravilhosas, empreendedoras da beleza!

Está na minha lista também o HairSize, um método que otimiza serviços e torna os salões de beleza sustentáveis. A técnica foi desenvolvida em Natal, por Fabiana Gondim, e está sendo aplicada em salões do Brasil inteiro.

Fabiana é uma figura incrível. Empreendedora, inteligente, criativa… Sou muito fã. O método que ela criou controla e reduz ao mínimo a quantidade de produto químico que é usada no salão. Isso gera economia para a empresa, reduz a quantidade de resíduo jogada fora e evita expor as clientes ao excesso de química.

Desde que passei a pintar o meu cabelo usando o Hair Size meu fio é outro! Já falei muito sobre o método aqui quando saí do ruivo para o loiro. Dê uma lida e se encante também

Tenho muito orgulho dessa minha amiga que está tornando os salões de beleza do Brasil sustentáveis. E fico muito feliz em ver que a iniciativa veio da minha cidade e que hoje o RN é referência no assunto!

E chegamos à melhor dica de Natal: o restaurante Camarões!

É simplesmente o melhor restaurante do mundo. Taí outra coisa que eu procuro em toda cidade que visito e nunca vi nada que chegasse nem perto.

Eu chego a um lugar, saio para conhecer o melhor da culinária local e quando faço a comparação é inevitável pensar “não ganha do Camarões”. E assim eu persigo um restaurante melhor no mundo e ainda não encontrei.

Existem restaurantes mais sofisticados, mais arrumados, mais caros e possivelmente que tenham até pratos mais gostosos (apesar de eu nunca ter achado). Mas a junção de fatores comida boa + atendimento maravilhoso + preço justo + prato que nunca demora a chegar, só vi no Camarões. Eles tem um modelo de negócio incrível, a comida chega mais rápido que um fast food e os garçons estão sempre mega felizes. Tenho a maior curiosidade de saber quanto ganha um garçom do Camarões, porque eles realmente parecem estar amando fazer aquele trabalho.

Meus amigos que vão a Natal como turistas facilmente elegem o Camarões como a melhor coisa da viagem. E depois ficam se lamentando na internet, saudosos da maravilhosa experiência gastronômica.

Então, fica a valiosa dica: Quando forem à Natal se joguem nessa maravilha de lugar.

O cardápio é todo delicioso, mas a foto do post é do meu preferido de lá: peixe com amêndoas e risoto de limão siciliano (!!!!)

Falando em comida, vamos falar nele, o bichinho que me faz querer pegar um avião pra Natal todo domingo: O caranguejo!

Sei que muita gente torce o nariz pra ele e não vê graça em “tanto trabalho para pouca carne”. Mas a pessoa que usa essa argumentação não sabe mesmo comer caranguejo.

É só para os iniciados na arte do quebra patas 😉

Gente, eu AMO caranguejo e era um dos meus programas de domingo preferidos. Aliás, é muito natalense sair com os amigos para comer caranguejo e tomar uma cervejinha no domingo.

Morro de saudade disso. Fico salivando só de olhar pra essa foto (que foi tirada em Pipa, no Caxangá)! Diz a lenda que tem caranguejo aqui na Peixaria na Vila Madela. Vou lá qualquer dia desses e – oremos – que seja verdade!

Se você é do time que curte caranguejo ou quer pelo menos experimentar, dá uma olhada nessa matéria que fiz para a Tribuna do Norte: Na Rota do Caranguejo.

E se vai a Natal turistar, faça como os natalenses e deguste um belo caranguejo no côco!

E finalmente chegamos ao fim da minha lista, com o lugar que está no topo das 7 maravilhas: O sítio de voinha ♥

Esse não é todo mundo que vai poder conhecer, mas se você for meu amigo eu posso pensar em te levar lá =P

É um lugar lindo, cheio de verde, de árvores carregadas de frutinhas, de flores e de fofurinhas cultivadas pela minha avó. Ela tem um amor gigante pelo lugar e adora receber gente lá.

É um cantinho colorido, cheio de paz e que eu aproveitava bem pouco quando estava em Natal. Mas hoje me dá uma saudade daquelas que marejam os óim.

É a maior maravilha da minha cidade, o cantinho lindo da minha avó mais linda ainda 🙂

—-❀—-

 

E vocês, que lugares incluiriam na lista de maravilhas natalenses?

 

14
  • Compartilhe  →

Mostra de cinema relembra cabelos famosos no Café Salão

Posted on

Lembram da Mostra Morena/Loira que exibiu vários filmes legais ano passado no Café Salão?

Durante uma semana, Nalva Melo transformou seu salão de beleza em um cinema e exibiu um filme por noite.

A seleção da mostra privilegiou filmes que trouxeram personagens femininas cujos cabelos influenciaram a aparência das mulheres.

Além de exibir os filmes, Nalva convidou algumas clientes e reproduziu os cabelos das personagens nessas clientes.

Assim eu fui Rita Hayworth em uma noite, e Brigitte Bardot em outra 😀

Agora chegou a vez dos cabelos masculinos, e de segunda a sexta (26/03) a domingo (01/04) o Café Salão exibe filmes com cabelos masculinos marcantes!

Saca a programação:

26/03: O cabelo de Rodolfo Valentino: o primeiro garanhão – O Sheik, 1922:

O Sheik Ahmed (Rodolfo Valentino) apaixona-se pela socialite britânica Diana (Agnes Ayres), e a seqüestra, levando-a para sua tenda em um deserto. Desesperada, Diana tenta escapar de suas mãos, mas acaba se envolvendo com este homem perigoso.

27/03: O cabelo de James Dean: a época da juventude transviada – Juventude Transviada, 1955:

Jim Stark (James Dean) é um bom rapaz, mas que acabou tomando rumo errado na vida sem motivo aparente – o que justifica o termo “rebelde sem causa” do título original. Seus pais sempre mudam-se de cidade para encobrir as besteiras que seu filho faz, porém Jim os confronta quando percebe que fez algo realmente sério desta vez. Em contraponto, acaba se apaixonando pela linda Judy (Natalie Wood), namorada do principal envolvido no caso errado de Jim.

28/03: O cabelo (falta de) de Yul Brynner: a marca da “carequice” – O Rei e Eu, 1956:

O filme conta a história verídica de uma inglesa viúva, Anna Leonewens (Kerr), que aceita um emprego no Sião para tornar-se professora da corte real em 1860. Apesar de ela logo se desentender com o teimoso monarca (Brynner), com o passar do tempo, Anna e o Rei deixam de tentar mudar um ao outro e começam a se entender. O Rei e Eu contém alguns dos mais magníficos cenários da história de Hollywood e algumas das mais amadas canções, incluindo “Getting To Know You”, “I Whish Me a A Happy Tune”, “Hello Young Lovers” e “Shall We Dance?”.

29/03: O cabelo de Peter Fonda: a época de paz e amor – Sem Destino, 1969:

Um clássico dos anos 60, que marcou toda uma geração. Mergulhe na contracultura dos anos 60 sem nenhuma censura, nesta emocionante mistura de drogas, sexo e política. Jack Nicholson estrela com Peter Fonda e Dennis Hopper (que também dirige) neste clássico incomum, que a Revista Time elogiou como um dos dez mais importantes filmes da década. Indicado para o Oscar de Melhor Roteiro em 1969, Sem Destino continua a emocionar o público de todas as idades.

 30/03: Os cabelos de Robert Redford e Paul Newman: loiro x castanho – Butch Cassidy, 1969:

Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro) Cassidy e Sundance Kid, lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todo o país resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta, a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranqüila.

 31/03: O cabelo de John Travolta: a época da discoteca – Os Embalos de Sábado a Noite, 1977:

Tony Manero é um jovem sem perspectivas de vida, que só vê razão na sua existência quando está em uma pista de dança. Lá ele é o maioral, mas começa a questionar sua vida através da influência de algumas pessoas que o rodeiam.

01/04: O cabelo de Johnny Deep: a nova marca da rebeldia e ousadia – Benny & Joon, Corações em Conflito, 1993:

Nesta sensível comédia romântica, Benny (Aidan Quinn) e Joon (Mary Stuart Masterson) são irmãos. Ele, mais velho, toma conta dela, que tem problemas mentais. Quando perde uma aposta, Benny tem que fazer um favor a um amigo e trazer para casa mais um “maluquinho”, Sam (Johnny Depp), que vive imitando Charlie Chaplin e Buster Keaton. Sam e Joon se apaixonam, e pela primeira vez Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la e tendo que aceitar que Joon pode e quer ter sua própria vida.

(Com informações da assessoria de impresa do Cineclube Natal)

Legal, né? A entrada custa só R$ 2,00 , você  pode ver um monte de filme bacana e ainda conhece um dos meus locais preferidos na cidade! 😀

O Café Salão fica na Av Duque de Caxias, Ribeira, vizinho à Tribuna do Norte. O telefone é 3212 1655.

 

2
  • Compartilhe  →

Cliques de domingo

Posted on

Amores, ontem fui ver a exposição ‘Véu em solo, Sertão Central’, na Pinacoteca do Estado – que fica no Palácio da Cultura.

Olha, recomendo muito que todos vocês botem reparo nessas fotos lindas de Flávio Aquino, viu? A exposição saiu da pinacoteca, mas em janeiro estará em um novo espaço e eu avisarei aqui para vocês.

O trabalho nasceu de um sonho da mente borbulhante da cabeleireira Nalva Melo. Natural do município de Lajes, Nalva tinha a ideia de fazer um ensaio fotográfico que misturasse moda, sonho, maquiagem, misticismo, arte… tudo tendo o sertão de Lajes do Cabugi como cenário.

Assim  nasceu a figura d’A noiva, e esse trabalho maravilhoso.

No começo eu até participei da concepção com minha amiga Nalvinha, mas não tive tempo de continuar no projeto 🙁

O lado bom é que, como vocês vão ver nas imagens, não fiz falta nenhuma! O trabalho não poderia ter ficado melhor! hehehe

Algumas “fotos das fotos” que fiz ontem:

Os vestidos são todos do Riccard8 San Martini.

O contraste do trabalho minuciosos da alta costura delicada de San Martini, com o ambiente rude ( e ao mesmo tempo poético) do sertão, ficou divino.

Vale muito a visita, viu?

Ah, e falando em sertão/moda/imagens/inspiração… para quem não leu ainda, escrevi um artigo sobre a moda e a estética do sertão, que está aqui.

E voltando ao meu domingo…

Ontem, postando essas fotos no twitter (segue aí @gladisvivane) , mostrei também pelo Instagram alguns fotos de coisinhas que estava usando. Como nem todo mundo tem twitter, vou colocar aqui no blog também.

Domingo é dia de usar só coisas que eu amo, e quase sempre uso um dos meus Oxfords.

Esse florido, da Andarella, é o preferido <3

Outra paixão atual são os brincos assimétricos. Desde que cortei o cabelo, estou amando. Esses são da Uma Graça.

E pulseirinhas fofas de croché, que uso sempre 😀

 

9
  • Compartilhe  →

Mostra de cinema e cabelos começa hoje em Natal

Posted on

Quem ama moda, cinema, beleza e cabelos, não pode perder o evento que começa HOJE no Café Salão.

A mostra ‘MORENA / LOIRA – O Cabelo no Cinema’ foi organizada em parceria com o Cineclube Natal, e traz um filme por dia – com sessão sempre às 20h.

O evento é inspirado na Mostra da Cinemateca Francesa em Paris “Brune/Blonde”: uma exposição sobre o cabelo feminino no cinema.

Antes de cada filme Nalva falará sobre o cabelo da personagem escolhida, e também mostrará releituras dos penteados dos filmes. Cada dia alguém será uma personagem, e amanhã eu serei Gilda!

Confira a programação:

Para quem é sócio do Cineclube Natal, a entrada é gratuita. Para os demais, a entrada custa R$ 2,00.

Se você ainda não conhece o Café Salão, esta é uma oportunidade perfeita. O salão mais incrível de Natal fica na Avenida Duque de Caxias, vizinho à Tribuna do Norte, na Ribeira.

Imperdível!

5
  • Compartilhe  →

O look da Amy!

Posted on

Amy Winehouse fez sua primeira apresentação no Brasil, e – ao contrário do que muitos temiam – deu tudo certo! o/

Dizem pela internet que o show foi incrível como todos gostariam de ver. E eu AMAY o look dela.

Como sempre, Amy usou um vestido com arzinho vintage e meio Pin Up, argolas gigantes e o cabelo que já conhecemos.

O modelito em xadrez vichy cor de rosa, tinha detalhes brancos nos bolsos e nas alças, e era frente única, ressaltando os gêmeos comprados recentemente pela cantora.

Fotos: http://ultimosegundo.ig.com.br

E falando em Amy, lembrei de um ensaio que fotografamos para o blog, três anos atrás.

Na ocasião, transformamos uma amiga minha – a Larissa Borges – em Amy Winehouse. Foi meu primeiro trabalho de concepção e produção de um ensaio fotográfico.

Olha o antes…

Larissa

… e o depois:

Larissa Winehouse =)

A maquiagem é de Nalva Melo, e as fotos de Humberto Lopes.

Para ver o ensaio completo, clica aqui!

5
  • Compartilhe  →