Antes de ir para os Estados Unidos eu comecei a ler muitos blogs de beleza americanos e, principalmente, ver vídeos das gringas para treinar o inglês e fazer a minha listinha de compras. Foi assim que descobri a Shea Moisture, uma marca de produtos orgânicos, naturais, livres de sulfato, parabenos e óleos minerais.
A minha intenção era ir além de Joico, Kerastase, Paul Mitchell e essas marcas importadas que a gente já conhece por aqui. Além disso, queria aprender um pouco com as americanas sobre cabelo crespo. Embora elas falem bem mais de cabelo afro, são conceitos que ajudam também os ondulados, cacheados e crespos (acho que vale um post sobre as diferenças entre os tipos de cabelo, né?).
Voltando à Shea Moisture… O site da marca conta que as fórmulas dos produtos são herança de família, de uma avó que vendia produtos naturais feitos à base de manteiga de Karité, em Serra Leoa. Os netos americanos se inspiraram nessas fórmulas para criar os produtos, que até hoje têm como base ingredientes naturais. Não sei se é verdade mesmo ou mais uma daquelas histórias bonitinhas de marketing, pra enganar a gente e vender mais produto rs.
Outra coisa interessante é que eu aproveitei a mudança para os EUA para aderir à rotina Low Poo. Que nada mais é do que usar shampoo sem sulfato ou com sulfatos mais leves e cremes livres de parafina e óleo mineral (depois farei post sobre). Agora não estou mais fazendo o Low Poo, mas fiz durante cinco meses, aproveitando a diversidade gigante das farmácias americanas, que têm vários produtos próprios para Low Poo e No Poo.
Pois bem. As crespas e cacheadas americanas AMAM a Shea Moisture, especialmente a linha Coconut & Hibiscus. Como eu só queria testar, optei por comprar um kit com 4 produtos da linha em tamanho reduzido. Não chega a ser tipo sampler, porque são até grandinhos – 118ml cada. E como eu compro MUITA coisa pra testar por causa do blog, tenho preferido sempre os tamanhos menores pra evitar desperdício.
Vamos falar de cada um deles separadamente…
CURL & SHINE SHAMPOO
Vou começar falando pelo cheiro… Eu não sou muito fã de cheiro de coco, nem de cosméticos com cheiro de comida, por isso estava um pouco receosa de que o perfume fosse enjoativo. Mas que nada! O cheirinho é uma delícia e fica dias no cabelo.
O xampu é do tipo perolado e, diferente dos outros xampus sem sulfato, esse espuma bastante. E faz uma espuma cremosa, bem gostosa. Eu amei e, dos quatro produtos do meu kit, o xampu foi que mais usei! É uma ótima opção para quem faz low poo mas não abre mão de um xampu mais parecido com os tradicionais, com muita espuma. Não sei dizer se ele é liberado para No Poo, mas posso postar a composição, caso alguém se interesse.
CURL ENHANCING SMOOTHIE
Esse é o finalizador mais famoso da linha. É um creme denso, uma manteiga de hidratação. Achei que ia pesar no meu cabelo, mas o resultado foi bem bom até nos meus fios que são super finos.
Os cachos ficaram definidos e super hidratados. É perfeito para o primeiro dia pós-lavagem, quando o cabelo precisa de mais produto, porque está muito levinho.
Já para day after ele não se mostrou tão eficaz. Aí sim ele pesou e tirou um pouco do volume.
Pelos vídeos que andei vendo, as moças de cabelo crespo AMAM esse finalizador e também o Curling Souffle da mesma marca, principalmente quando usados juntos. Diz que é O combo do cabelo afro perfeito. Acho que eles são ótimos para quem precisa de hidratação full em todos os momentos.
CURL & STYLE MILK
Como o próprio nome já diz, esse é um leite hidratante. Bem menos denso do que o anterior, mas ainda com um grande poder hidratante. Além de usar como finalizador, também usei esse creme para fazer co-wash e gostei muito.
Não chega a ser como o Absolut Repair, que é meu finalizador preferido DA VIDA, mas é um bom leave-in, que tenho usado com frequência.
Ah! E é ótimo também para misturar com água no borrifador e fazer aquela misturinha do day after!
HOLD & SHINE MOISTURE MIST
Esse foi o produto que menos usei. Na verdade, acho que não encontrei ainda a melhor maneira de usá-lo! A indicação é borrifar no cabelo seco para reativar os cachos. No meu caso, acho a mistura de creme + água bem mais eficaz.
Mas, só porque estou escrevendo esse post hoje, borrifei o bendito no cabelo antes de vir pro computador e ele está ressuscitando os cachinhos aqui enquanto escrevo. Foi a primeira vez que acertei a mão e, olha, sinceramente não sei o que fiz de diferente rs
Acho que foi o fato de ter aplicado somente nas pontas, deixando a raiz livre. De qualquer forma, recomendo como um produto salva-vidas para ter na bolsa. Ele é pequenino, dá pra carregar de boa e pode dar um up nos cachos no fim do dia. Só não aplique na raiz, porque se não ela vai ficar oleosa e com frizz!
Bom, é isso meninas! Eu não sei dizer onde a gente pode encontrar esses produtos no Brasil e se alguém souber, por favor, fala aí nos comentários! Mas sempre vale pedir para aquela amiga que está indo pra gringa(nos EUA você encontra em qualquer farmácia ou supermercado) ou colocar na listinha da próxima viagem 😉
E, só para reforçar, todos os produtos da linha são livres de sulfato, parabeno, parafina, óleo mineral e até mesmo de glúten (tem na embalagem hahaha) e não são testados em animais!
Ah! E a Shea Moisture não tem produtos só de cabelo cacheado. Tem sabontes, hidratantes e vários outros produtos para todos os tipos de cabelo. Além de ser a queridinha também das pessoas hipersensíveis ou alérgicas, já que é tudo muito natural. Veja todos os produtos da marca aqui.