Bienal de Veneza 2011

Posted on

A Bienal de arte de Veneza é uma das mais importantes mostras de arte comtemporânea do mundo. Li – e agora não lembro onde – que é também a mais antiga. No site da Bienal tem muita coisa sobra a história do evento, que existe desde 1895.

A edição 2011 foi aberta no último sábado, com o tema ILLUMInazioni. Daí lembrei que estive na última Bienal, e fiz algumas fotos que deveriam ter ilustrado uma matéria da revista Salto Agulha.

Quando fui editar a revista, o material sobre a Bienal de Veneza acabou tendo que ficar de fora, mas as imagens merecem ser vistas 😀

Procurei algumas aqui no meu – m e g a d e s o r g a n i z a d o – computador, e resolvi postar no blog.

A edição passada tinha como tema ‘Fare Mondi’ – ou ‘fazer mundos’- e os trabalhos eram organizados em pavilhões que abrigavam cada país participante.

Cada pavilhão ‘sob os meus pés’ na foto, era -literalmente – um mundo. Poderia ser um país, um continente ou um grupo de nações. Mas atravessar cada porta era fazer uma pequena viagem.

As instalações da bienal ocupam um espaço imenso, e é impossível ver tudo em um só passeio. Tanto que o bilhete de entrada valia por 3 ou 4 meses – não lembro bem agora. Você poderia voltar quantas vezes quisesse à Bienal para poder visitar tudo com calma.

A maioria das fotos que fiz foram no pavilhão da Itália – que era o maior e por onde comecei a visita.

Depois de um tempo você vai ficando meio que em transe no meio daquilo tudo e se desprende da obrigação de fotografar. Por isso tenho poucas fotos dos outros pavilhões.

Mas fiz uma seleçãozinha aqui das obras que mais me chamaram atenção. Vamos ver?

Agora mais coisas que fotografei aleatoriamente, sem registrar a plaquinha com nome do autor/obra:

E algumas imagens da parte externa da Bienal.

Destaque para participação de Maria Terra – minha companheira de aventuras na Itália, que ainda deve aparecer um tanto de vezes aqui pelo blog.

E aí, gostaram do passeio? 😀

Quem quiser ver imagens da Bienal desse ano, pode dar uma olhadinha nessa Galeria do UOL.

11
  • Compartilhe  →

Benvenuto 2010!

Posted on

Morro de preguiça de restrospectivas e votos de “feliz ano novo”…

Mas me encanta saber que é um momento em que o mundo todo está festejando.  É a única época do ano que rola essa espécie de “sincronia mundial”, é a Torre de Babel falando – mesmo que por um momento breve – a mesma língua.

No Twitter, o @comunicadores postou esse link  http://www.boston.com/bigpicture/2010/01/welcoming_2010.html com imagens do reveillon em várias partes do planeta. Vale o click!

O meu preferido é o da foto abaixo. Venezia, Piazza San Marco. Ai, ai…

AP Photo/Luigi Costantini

 

 

0
  • Compartilhe  →