Como saber qual é o seu tipo de cacho

Posted on
  • Compartilhe  →

Quando eu comecei a ler e pesquisar mais sobre os cabelos cacheados, sempre tinha uma coisa que eu não entendia: todo mundo falava sobre tipo de cacho, usando uma classificação que eu desconhecia e que tinha sempre um número e uma letra.

Foi então que eu quis saber o que danado significava um cacho do tipo 3A ou 4C e porque isso era importante.

O sistema de classificação é bem simples: são quatro tipos de cabelo, sendo que o tipo 1 é o fio liso e o 4 é o crespo. Dentro dessa classificação ainda temos as letras A, B e C, sendo que o A é o cacho mais aberto e o C o mais fechado.

E por que isso importa? Bem, isso explica porque coisas que funcionam no cabelo da amiga muitas vezes são um desastre no seu. Se o seu tipo de cacho é um e o dela é outro, provavelmente os cremes, os xampus e a maneira de finalizar os cabelos de vocês devem ser bem diferentes.

Vamos ver com exemplos para ficar mais fácil e saber o que é legal para cada tipo de cabelo?

cabelo-tipo-1

O cabelo do tipo 1 tem o fio liso. O 1A é aquele liso extremo, ralinho, escorrido, que “não segura um grapo”. Não “pega” babyliss, não modela, você arruma e daqui a pouco o penteado “cai”. Quem não tem uma amiga (ou pode ser você mesma)  que não consegue colocar nem tic-tac no cabelo de tão lisinho que é? Bom, esse é o fio tipo 1A e a dica pra ele é não usar nada que tenha óleo mineral, parafina ou produtos que pesem no cabelo. Xampu seco é um ótimo aliado, já que esse tipo de cabelo tende a ser oleoso.

O cabelo 1B é liso, mas já é um pouco mais pesado, o que permite modelar as pontas com escova. É um cabelo “fácil” digamos assim, porque é liso mas permite variações.

O 1C é aquele liso do fio bem grosso.  E, por isso, bem rebelde. Ele arma com facilidade e muitas vezes as meninas se incomodam com o excesso de volume. É um liso que nunca está “arrumadinho”. Sem paciência para lidar com ele, muitas meninas recorrem à escova definitiva. Meu conselho? Fuja dos alisamentos! Faça muita hidratação, use mousse para estimular o ondulado e perca o medo do volume. Cabelo volumoso é lindo!

cabelos-ondulados-tipo-2

O cabelo do tipo 2 é ondulado e pode ou não ser volumoso, dependendo do tipo e da sua genética. O 2A é uma coisa meio Gisele, provavelmente o cabelo mais desejado do mundo. Ele tem ondas marcadas e, quando modelado, fica com uns cachos largos lindos nas pontas. É um cabelo fácil, que só precisa dos cuidados normais para se manter bonito. Ah, e de um bom corte, claro! Aqui, no tipo 2, o corte passa a ser muitíssimo importante para o sucesso do picumã.

O tipo 2B é aquele ondulado que começa a querer formar cachos. Quem tem esse tipo de cabelo geralmente tem uma mistura de 2A e 2B. Quando estimulado, a tendência é que ele fique cada vez mais próximo do cacheado. Para isso você tem que tratá-lo como tal. Não pentear seco, usar leave-in e amassar com ele molhado deixando secar naturalmente. Ou, se quiser dar uma forcinha extra, pode usar o difusor.

O tipo 2C é o meu, que vocês já estão cansadas de ver nas minhas fotos, hehehe. É o da Shaki também, ou pelo menos é o que parece nas fotos antigas dela. Mas a bicha faz tanta miséria no cabelo que não tem muito como saber como é o fio dela natural. Mas o tipo 2C é aquele cabelo que o cacho é um S e não um espiral completo. Vocês podem ver na minha foto, como o cacho não fecha como uma molinha de caderno. Ele é sempre um S. Se eu finalizar com muito capricho, ele pode ficar como um 3A. Se você tem esse tipo de cabelo, MUITO CUIDADO com cremes para cabelo cacheado. Quase todos eles são muito pesados e vão tirar o volume do seu cabelo, ainda mais se ele for fininho como o meu. A minha dica? Teste todos os cremes que aparecer na sua frente, até encontrar o seu preferido. Mas se o seu cabelo é como esse aí, deve ser bem parecido com o meu e você pode ver tudo o que eu uso nesse post antigo do blog.

tipos-de-cachos

E, finalmente, chegamos aos cachinhos \o/

O tipo 3A é o meu sonho de consumo! É o cachinho tipo molinha, bem formadinho, bem redondinho. Geralmente o fio é bem fino e se você quiser um cabelo incrível, tem que perder o medo do volume! Solte o cabelo da raiz na hora de finalizar, use as presilhas para levantar a raíz, balance os cachos depois de secos e ganhe uma juba incrível!

O 3B tem o cacho bem formado, mas um pouco mais apertado que o anterior. Geralmente o fio é mais grosso e o cabelo tende a ficar um pouco armado. É um cabelo que funciona bem com fitagem e cremes um pouco mais densos.

O 3C tem o cacho bem apertadinho e fica super bonito com fitagem. É bom usar produtos super hidratantes e separar os cachinhos delicadamente com os dedos, depois de seco. Asim p cabelo ganha um volume bonito e o rosto fica mais harmônico. Eu acho que é o tipo de cabelo da Rayza Nicácio, que tem vários vídeos no youtube com dicas maravilhosas. Então se o seu cabelo parece com esse, siga a moça já!

crespos-tipo-4

O tipo 4 é o cabelo afro e suas variações.  São fios bem frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer o cabelo por causa da textura. Para crescerem fortes e sem quebra, precisam de muita hidratação. Por isso mesmo, os crespos se dão super bem como low poo e o no poo – que são técnicas para eliminar o uso do xampu (se vocês quiserem eu faço um post sobre isso depois).

O 4A tem o cacho bem pequenininho e super apertado.  Você consegue diferenciar o tipo C dos outros crespos porque ele tem balanço. Quando você mexe a cabeça o cabelo acompanha e os mini cachinhos precisam de super hidratações para se manterem lindos.

O 4B tem as mechas em formato de zigue-zague, bem apertadinhas. Para os cabelos do tipo 4, principalmente B e C, é super importante usar um óleo natural para selar as cutículas depois da hidratação. Procurem no google pelo método LOC, que as americanas amam, e vejam como isso pode dar vida nova aos seus cabelos!

O tipo 4C é o cabelo super crespo, que não forma cachinhos definidos. A falta de definição, antes de ser um problema é um charme! Com o corte certo, esse tipo de cabelo rende um black power maravilhoso, que pode ser maior ou menor dependendo do seu estilo. Eu não sei indicar produtos para cabelo crespo, porque é uma estrutura de fio bem diferente da minha, mas indico demais o blog Beleza Interior, da Maraísa Fidelis, que tem todas as dicas do mundo para cabelos do tipo 4!

E aí, conseguiu identificar o seu tipo de cacho? O post ajudou? Conta aí nos comentários! 😀

 

Comentários

Comentários

19 Comments

  1. Vanessa says:

    Muito bom …

  2. Jamile says:

    Gata, quando descobri seu blog (se não me engano, foi a Joanna do USZ quem indicou no blog) achei maravilhoso primeiramente por causa do seu cabelo!
    Meu cabelo é bem parecido com o seu! Acho que ele fica entre o 2C e o 3A, dependendo do clima, da lavagem, do creme que usei… Uso muito os cremes da TIGI, em especial o Small Talk (Bla Bla Bla) e o Curls Rock. Vc já usou? Gostou ou não?

    Outra pergunta: eu vi seu post sobre comprar óculos nos EUA. Eu já tenho uma armação para óculos de sol e queria saber se vale muito a pena fazer só as lentes lá ou se o preço só das lentes não é tão diferente. Obrigada! =*

  3. Patrícia says:

    Gladis, seus posts são ótimos, leio todos eles.
    Eu ainda preciso encontrar os produtos e o corte certos para saber se meu cacho é 2C ou 3A. Preciso perder o medo do volume!
    Gostaria que você fizesse um post sobre luzes e ombré hair, e os seus impactos sobre os cachinhos. Sempre fiz luzes quando usei o cabelo liso, mas agora fico com medo dos cachos ficarem com aparência de ressecados. Obrigada. Beijos!

    1. Gladis Vivane Gladis Vivane says:

      Patrícia, eu marquei de fazer minhas luzes esse mês e vou aproveitar e fazer uma matéria sobre isso ta? bjao!!!

      1. Patrícia says:

        Que ótimo 🙂 🙂 🙂
        Vou ficar de olho então!
        Obrigada! Beijos…

  4. Milena says:

    Adoreeeeei o post!
    O meu eh 1C! Ele eh em rebelde, mas prefiro dizer que ele eh independente!
    Pois quase nunca eh a minha vontade que prevalece, cada dia ta de um jeito! E normalmente não brigo com isso…relaxo e deixo! Hahah
    Mas como vc sugeriu vou atrás de um musse que dê mais volume e ajude a ter mais ondas pra tentar ficar tipo o 2A 😉

  5. Silvia says:

    Acho que meus cachos estão indecisos entre as categorias 1A, 1B e 1C.

    :'(

  6. Fernanda says:

    Olá sempre visito seu blog e gosto muito de suas dicas especialmente sobre cachos. Fiquei muito interessada na matéria sobre luzes. bjs

  7. Angelina says:

    Acho que meu cabelo fica entre o 1C e o 2A, mas com muito frizz. Digo acho porque aliso meu cabelo desde criança. Na minha época nem existia alisante pra criança, eu usava de adulto mesmo. E não, não tenho vergonha nenhuma de dizer que o meu cabelo é alisado e até gosto mais dele assim. Talvez eu goste porque nunca tenha tentado me acostumar com ele natural, talvez seja porque o cabelo liso é mais fácil de manter curto e eu amo cabelo curto (deixo a dica pra vc sugerir cortes pra cada tipo de cabelo)… A questão é que não tenho mais tempo pra alisar e quando demoro muito meu cabelo fica com uma cara estranha de “raiz crescida”. Pergunta: depois de tanto tempo sendo quimicamente modificado será que ele pode ficar como antes?

    1. Gladis Vivane Gladis Vivane says:

      Angelina, eu não sei te dizer com certeza porque nunca passei por isso, mas acompanho vários grupos de transição capilar e os cabelos voltam sim! Tem tanta foto incrível de antes e depois dos alisamentos que a gente nem acredita como aquilo é possível. Mas o cabelo volta sim. Só precisa de MUITA paciência e saber lidar com as mudanças 😉

  8. leticia says:

    Ual. sem palavras… meu cabelo é do tipo 3A nunca tive coragem de alisar mas nunca encontrei um jeito que me deixasse super feliz com meus cachinhos… amei encontrar seu blog foi tipo a salvação rs

    1. Gladis Vivane Gladis Vivane says:

      Que bom Letícia! Fico muito feliz em ajudar =) e viva os cachos!

  9. Resenha: Milagre! da Lola Cosmetics | Salto Agulha says:

    […] (Não sabe qual é o seu tipo de cacho? Veja aqui) […]

  10. Mais Sobre Deva Curl | Pois é, mudei! says:

    […] meu cabelo e esse tipo de lavagem simplesmente não funciona pra mim. Aliás, pra quem quiser, http://www.gladisvivane.com/tipos-de-cachos/ tem um post bárbaro sobre tipos de cachos (inclusive SIGAM esse blog […]

  11. Yuki Alemany says:

    Olá Gladis!

    Olha, estou muito feliz por ter encontrado seu blog. Tenho 23 anos e travo uma luta diária com meu cabelo desde os 12 anos, onde descobri (pelo menos eu pensava que era assim), que melecar o cabelo com creme e sair pro mundo resolveria meu problema, mas ao longo do tempo só piorou. E eu acabei transformando ele em um 1C de mentira, de tanta química e chapinha que o pobrezinho suportou.
    Graças ao seu post eu posso procurar ajuda pra cuidar desse guerreiro. Descobri que ele é 2C, e à partir de agora será tratado como tal.
    Muito sucesso com seu blog e que possa ajudar mais ainda as leigas como eu a encontrar um caminho para suas madeixas sofredoras.

    Um grande beijo! 🙂

  12. Layla says:

    Nossa vou seguir seu blog DIRETO!

    Primeira vez que vejo alguém falando exatamente sobre o meu tipo de cabelo *—–*
    Eu nunca soube se era 2B ou 2C porque é tão fino… mas tem alguuns cachinhos e muuuitas ondas marcadas, se eu dormir com ele molhado acordo igual a um opodle, hahaha mas se eu passo creme de cacho, ele cai todo, porque parece que não tem “massa” suficiente pra segurar cremes que deixar o fio mais “durinho” sabe? Ai, é um horror de lidar!!! Eu nunca soube oq fazer, vivo de escova…

    Queria ideia de corte,mas principalmente de cabeleireiro, vc é de SP? Tem alguma indicação? Só acertaram meu corte uma vez, beeeem curtinho que aí ele ficou parecendo um 3A de tanto que cacheou, era só lavar e sacudir a cabeça que ficava lindo, rs… mas queria um corte mais longo agora e ningúem acerta =(

    Obs: adoreeeeeeei esse post! bjos

  13. Rafaela says:

    Oi o cabelo da minha filha é cacheados em cima e liso em baixo… Não sei identificar o tipo do seu cabelo… Só sei q ele é um cacheado com liso…

  14. Erika oliveira says:

    Nao conseguir endentificar meu, pq meu cbelo tem bastante friz.

  15. Ivy Coelho says:

    O meu é tipo o da shak como era nos primórdios da carreira tbm! Tenho maior dificuldade com salões, cabeleleiros e produtos por as pessoas não entenderem a diferença entre cacheado e ondulado! Geralmente são fininhos mesmo! Quando era bem criança (ele era bem lisinho, n fazia um S não sei se é normal mudar com o tempo, minha mãe fazia muitas tranças em mim e por volta dos 6 anos começou a ficar c uma estrutura ondulada), ele era tão fino que como ele sempre foi cheio e caia mt (a densidade dos fios na cabeça é grande, então eles tão sempre se renovando) minha mãe fez um tratamento pra ele ficar mais grossinho, pq ficava pela casa e nas pernas dos meus pais incomodando, mas ninguém conseguia ver o fio direito p retirar! rs. Isso deixou ele um pouco mais grosso, mas ainda é fino e as coisas p cabelo cacheado pesam meu cabelo e deixam ele bem 3A (nada contra o 3A, mas adoro os meus pequenos S’s)!

Leave a comment

Your email address will not be published.