Outro dia li em algum lugar que, hoje em dia, quando as câmeras digitais possuem tecnologia para fazer quase tudo sozinhas, cada vez mais o que vai fazer a diferença em uma boa foto é a sensibilidade e a “bagagem” do fotógrafo.
E hoje queria mostrar para vocês dois exemplos de trabalhos fotográficos cujo encanto vem todo do estilo do fotógrafo.
O primeiro é o francês Gilbert Garcin.
Um belo dia estava na casa de uma colega – que também é fotógrafa (oi Mariana!)- e vi um livro desse cara.
É simplesmente impossível ficar indiferente às fotos desse senhor.
Conhecido como o poeta das imagens, Garcin tem hoje 80 anos, e só começou a fotografar aos 65, após se aposentar. Você que está na casa dos 30, e acha que passou do tempo de fazer uma coisa incrível na vida, favor se envergonhar agora.
As fotos dele são sempre em preto e branco, e retratam um ambiente onírico, surreal. As imagens Abordam temas como solidão, tédio, desafios, tristeza e vida a dois. Os cenários das fotos são todos montados manualmente, e Garcin usa somente máquinas analógicas.
Outra marca do trabalho de Gilbert Garcin, é que ele sempre se insere como personagem das fotos.
Quando não aparece sozinho nas imagens, tem a companhia da esposa.
Incrível, não?
E pesquisando sobre exposições que trouxeram fotografias de Garcin ao Brasil, acabei descobrindo que uma marca mineira chamada Apartamento 03 teve uma coleção inteira inspirada no trabalho do fotógrafo francês.
Para ver mais sobre a coleção do Apartamento 03, clica aqui.
Para ver o site de Gilbert Garcin, com várias fotografias dele separadas por ano, clica aqui. O legal do site dele é que dá para ver as mudanças e a evolução do trabalho ao longo dos anos.
O outro trabalho fotográfico que me chamou atenção recentemente, e sobre o qual queria falar para vocês, está mais perto de nós.
É a série de fotografias intitulada ‘Beautiful‘, do fotógrafo mossoroense Matheus Aires.
Ele reuniu algumas amigas para mostrar o nu e a beleza feminina de uma forma super leve e muito bela, como vocês podem ver na imagens a seguir:
Recém formado em comunicação, Matheus tem um caminho certo a trilhar na fotografia. Ele já encontrou um estilo pessoal que está sempre impresso nas suas imagens.
Os trabalhos dele são de muito bom gosto. É o tipo de fotógrafo desprendido do óbvio, que faz a alegria de qualquer editor de moda.
Para ver mais trabalhos de Matheus, se joga ai na House of Mathws.
Linda essa última foto, né? 😀
Pô muito massa o trabalho do Gilbert Garcin, extremamente criativo. Particularmente eu gosto muito do trabalho do Gordon Ball e da Magdalena Wasinka, a forma que eles registram as pessoas em momentos íntimos ou até mesmo trabalhos mais conceituais é muito foda!
uma pegada meio magritte esse garcin, né?
vou lançar a campanha: mais posts sobre fotografia nos blogs de muóda já!
pois o que me chamou mais atenção foram as fotos de Matheus Aires. As do Garcin são muito legais, criativas, mas as de Matheus eu achei incríveis e foram feitas por gente daqui. Gostei muito!
Adorei a matéria minha amiga, o trabalho do Garcin eu já conhecia, um dos meus favoritos abordando sempre temas interessantes, parabéns mais uma vez pela matéria!!!!!!
Cai aqui pesquisando sobre o Garcin, um video sobre o processo de criação dele https://vimeo.com/67518227 🙂