
Maquiagem é, sobretudo, uma arte.
Não filha, não é porque você passou batom e puxou um traço preto disforme na pálpebra que vai ficar achando que é um Gauguin.
Mas quando se domina a técnica, é possível fazer verdadeiras transformações. Transfigurações. Usando luz e sombra, parece magia. Os olhos crescem, ou semicerram. Se afastam, se unem, mais próximos a um nariz que, dependendo do tom usado, pode ser mais fino. Grande. Pontudo. Delicado. De bruxa? De princesa?
Formato do rosto. Têmporas, maçãs, queixo, boca, sobrancelhas. Tudo base moldável nas mãos de um bom artista.
Assim que surgiu a idéia da revista, aproveitando o talento de Nalva Melo – que faz bruxaria com pincéis- quis fazer a cada edição uma “transformação”.
Pra não ser nada óbvio, resolvi convidar pessoas que não lembrem em nada o personagem que vão receber.
Quando fizemos as fotos, no início do ano passado, Amy Winehouse ainda não era no Brasil, o ícone pop que é hoje. Era ainda uma promessa. Mas já tinha a performance hipnótica, o vozeirão, o estilo que ela mesma criou, o marido na cadeia, o envolvimento com drogas, a relação conturbada com a mídia, uma polêmica por dia e um jeito próprio de dizer “foda-se” pra tudo. Enfim, a anti-heroína perfeita.
E quem a gente queria pra assumir esse papel? Alguém que fosse exatamente o oposto de Amy.
Larissa Borges é uma moça muy fina. Gentil, delicada, distribui sorrisos, “por favor” e “obrigada” a quem lhe cruza o caminho. Tem um estilo clássico. Sempre impecável. Educada, não fala palavrão, e durante as fotos ainda descubro que nunca fez aquele gesto clássico com o dedo que Amy adora fazer para os paparazzi. É uma princesa. Que não vive num castelo, mas administra um palácio.
Quando fiz o convite, ela aceitou de primeira. Mas eu não havia dito ainda em quem ela iria se transformar. Acho que na hora pensou nas Divas clássicas. Marylin, Audrey, Rita… E quando eu falei de Amy, Lara ainda não a conhecia. Mandei umas fotos, musicas e reportagens. Mas confesso que omiti as notícias mais polêmicas, rs.
Convite aceito, veio o desafio: além da diferença de personalidade, os obstáculos físicos eram gigantes. Elas não se parecem em absolutamente nada, nenhuma linha do rosto. Talvez o branco do olho né?
Mas uma boa equipe abraçando uma idéia, opera milagres. As roupas e acessórios são todas de acervo pessoal, escolhidas por mim e pela própria Larissa.
As tatuagens foram desenhadas por Gabi du Gato, que é uma desenhista talentosíssima. Canetinhas coloridas na mão, poucos minutos e meio copo de cerveja depois, tava pronto. Ficamos todos admirados com a rapidez e a precisão do traço.
As fotos e a luz, são de Humberto Lopes. Ele fez um trabalho incrível, e teve uma ótima sintonia com Nalva. Humberto conseguiu captar exatamente as imagens que eu havia imaginado. Além disso, ele é um ótimo diretor de cena também, deixou Lara muito à vontade.
Franklin José fez as fotos do making off. Ele é estudante de direito, mas tem os dois pezinhos no jornalismo. Também tem a cara da revista, e ainda deve aparecer muito por aqui.
Pra fechar o time, Raphael Bender fez o apoio logístico e moral da noite de fotos. Uma espécie de office boy de luxo rs. Pena não termos feito uma foto de todo mundo junto. É uma frase muito fresca essa, mas “foi uma noite mágica”.
Confira o resultado na galeria abaixo:
[nggallery id=2]
UPDATE: Tirei o ensaio do ar por um tempo porque a modelo me pediu para excluir justamente a melhor foto. Sem saber o que fazer, e com a cabeça a mil por causa do curso, resolvi deixar em stand-by até saber a melhor maneira de resolver o impasse. Numa situação dessas uma editora se pergunta: e agora?
O problema se tornou maior porque eu citava a tal foto no texto, trecho que segue riscado. E muita gente já havia comentado comigo como ficou divertida e espontânea.
Se eu fosse a diaba Anna Wintour, provavelmente teria agido diferente. Dizem que em situação parecida ela prefere se indispor com quer que seja, a sacrificar o conteúdo da revista.
Mas como meu blog não é a Vogue américa, nem eu quero ter a fama da diaba, resolvi agir diferente. Também pela relação pessoal que tenho com Larissa, e por entender que isso foi na verdade uma lição. Foi o primeiro ensaio que fizemos do tipo, e é uma preocupação que terei para os próximos. Sim, porque vai continuar nessa linha. Modelo nada a ver com a personagem.
Isso é só uma pequena explicação para quem me perguntou porque não estava no ar. Muita gente também veio ao site procurar justamente o ensaio, e se decepcionou por não encontrá-lo. Então agora tudo de volta ao normal, ok?
Foderosas essas fotos. E quem conhece Larissa pessoalmente chega a se chocar com a desenvoltura de4la como modelo. A maquiagem ajudou e muito! Mas a atriz encarnou perfeitamente o personagem tb. Ensaio campeão!
Parabéns a todos pela sessão, ficou muito linda! Adorei!!!
Isso é que é mágica mesmo!!
Gladis mulher, adoreiiii! Larissa Borges é muito bonita e se mostrou versátil, ficou muito parecida com a original. Incrível!!!!
Faz comigo também!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
AMEEEEEEI!
Bjoos amiga, vc é tudo!
arrasou!!! fiquei boba com as fotos. trabalho de equipe excelente!!! parabéns!
gladão, tb tô a disposição pra me transformarem… hahahahaha
Meninaaa, arrasouuu! que massa, adorei mesmo aqui o site, SUCESSO!
Adoreeeeeeeei, a Larissa encarnou mesmo o personagem… Gladão seu site tá shoooooooow… beijos
Gladão, que massssssaaaa!! Adorei!!
As fotos estão lindas e a produção impecável!
Parabéns a toda equipe!! já estou anciosa para saber quem será no próximo ensaio….
bjosss
Qual foi a tua real participação no acontecimento?
Ficar parada ao lado, atrapalhando e tomando cerveja?
Glauco foi muito sensivel na leitura da foto do making off kkkk
Olá, Gladis!
Nossa… faz é tempo que não dou um rolé diferente pela net… rsrs. Fico feliz que o Salto Agulha esteja evoluindo! Gostei muito de ter me deparado com este post. Tenho um forte por maquiagem, fotografia, tatuagem e, depois que participei da cobertura de um evento, também por moda.. kk.. foi bom ter visto um trabalho de Humberto Lopes, há anos desaparecido do meu mundo….
Beijos e sucesso! 😉
Legal ter lembrado do office boy. Ei Glauco, você sabe quem é a modelo? Acho que não né? ahahahaha Perturbado!
Noooowwwssaaaaaaaa!!! ficou demais o ensaio… Larissa, quem diria?!!!! rsrsrs… adoreeeiiiii!!!! Aliás, adorei o blog… tô salvando nos favoritos de todos os dias já!!!
Parabéns ao site e a equipe envolvida. Maquiagem, luz, foto, produção, modelo. Já visito ao Salto desde a época que era uma coluna no nominuto.com, agora com a formalização de um sítio como esse acho massa a viabilização de coisas como essa. Larissa já havia me mostrado as fotos em outra oportunidade, já sinalizara um espanto com a desenvoltura do processo e de sua atuação. Gosto da atitude, ficou tão massa quanto o ensaio com a Gisele Itie. Queria ver isso impresso num grande catálogo. Beijos.
Querida! Fantáaaastico!
Também, com uma equipe dessas, não poderia ficar por menos!
Parabéns a você pela bela idéia, a Nalva pela transformação realizada e principalmente a Larissa pela entrega à personagem. Enfim, toda equipe merece muitos aplausos e, concordo com Caio, isso tem que ser impresso!!!
[…] http://www.gladisvivane.com/whos-tath-girl/ […]
Foi realmente incrível a participação de todos. confesso que fiquei nervosa..afinal sou fã da Amy, e não poderia decepcionar. mas bastou a formula basica efervecente, e saiu o grande topete! se aceitarem a dica do Caio, vai ter que ser aqui no salão regado a muita champanhe e música.obrigada a todos e a vc, linda Gladis !
Ficou muito fiel! Linda!
Nalva se garante sempre.
Um dia ainda aprendo a fazer uma maquiagem assim.
Adorei o site também, parabéns!
🙂
[…] Saiba tudo sobre a transformação aqui […]
[…] em Amy Winehouse, e publico agora uma das minhas fotos preferidas do ensaio. Para ver o resto clica aqui. Foto: Humberto […]
[…] Para ver o ensaio completo, clica aqui! […]
[…] Para ver o ensaio completo, clica aqui! […]